Iniciando um blog: Como criar, como manter.


Boa tarde pessu! Como vocês estão ? Eu tenho me ausentado aqui né? Mas, nem foi minha culpa ! Minha vida anda muito corrida gente, me desculpem. Juro começar a postar mais por aqui. Hoje, eu quero dar algumas dicas para aqueles que querem ingressar no mundo do blog. 

Ser um blogueiro ou blogueira, como montar seu midia kit, como começar a postar, sobre o que postar, qual o nome do seu blog, o que seu blog deve ter para atrair publico, e os atrativos que todos amam em um blog: Sinceridade. 

Ajudarei também vocês a decidirem qual a melhor plataforma, que se deve escolher para se poder iniciar um blog, afinal... Este é o primeiro passo de todos.

Qual a plataforma ideal ?


Bom, galera. Atualmente no mundo dos blogueiros, apenas duas plataformas reinam, e são levadas a sério. O blogger pertencente e rede Google. E o Wordspress, pertencente a Google Inc. Abaixo, estarei listando os pontos bons, e os pontos críticos de cada plataforma, isso ajudará vocês a decidir qual rumo tomar, de acordo com a sua necessidade. Vamos lá ?

Blogger, o lado bom: Se você escolher essa plataforma, certamente não terá dificuldade em conseguir usufruir de todos os beneficios oferecidos pelo blog. Sem falar que ele vem com milhares de layouts gratuitos, de facil personalização, não é necessário ser um gênio do html para conseguir edita-los, afinal existe um paínel, a onde você pode mudar tudo! Desde o nome e rodapé, ao tamanho dos box dos posts, e cores. E caso queira deixa-lo a sua cara, existem diversos blogs que ensinam com tutoriais hiper facilitados para você conseguir arrumar o seu. Vale lembrar que: A partir do momento, que seu blog chega a 3.0 mg, ou mais de conteúdo, ele começa a pesar.. E acontecerá algumas vezes que as pessoas tentaram acessar o seu site e dará erro de página, não encontrada, ou erro no cachê. Isso acontece por que essa plataforma é completamente dispensável, para quem deseja um sucesso profissional de uma empresa. Escolha uma plataforma, a onde você possa comprar mais espaço na internet, evitando que seu site/blog/loja saia fora do ar. 

Blogger, o lado ruim: O html dos designs distribuídos pelo blog, são todos desconfigurados, e na maioria da vez, dá conflito nos java scrip. Se você quer colocar um slide, tem que tirar isso, ou mudar aquilo. Sem falar, que você tem que salvar uma copia do seu html, sempre que for dar uma modificada nele, por que ele não salva automaticamente em um local qualquer da web, caso você necessite mais tarde.

Wordspress, lado bom: O lado mais que bom do wordspress, é que você não precisa ficar se envolvendo diretamente com o html, quando quiser mudar algo. O Painel, altamente interativo do site, permite que você adicione conteudos sem modificar nada no html. Oferecendo também um espaço para você arquivar todos os seus vídeos, fotos, e tudo mais o que tiver vontade. Sem falar que o seu espaço da web é maior. E claro: Nunca saí do ar. Porém.. Muitas das vantagens são pagas ! O pacote anual, se encontra em R$300,00. Ou R$12,50 por mês.

Wordspress, o lado ruim: Se você é pobre como eu, e seu blog não te rende dinheiro... Não gaste o seu. Como eu disse acima, caso você queira uma liberdade maior com seu blog, alguns serviços são pagos. E se esse dinheiro não tiver retorno, não compensa investir né ? A variedade de layouts oferecidos pelo wordspress também é mais fácil instalação e compreensão do html. E é muito mais fácil encontrar um webdesign que faça serviços para o WP do que para o wordspress.

Escolhendo o domínio:


Não dá para criar um blog, sem antes pensar em um nome, não é ? Antes de decidir, o seu, esteja certo (a), sobre os seguintes pontos:
  1. Tem que ser fácil de pronunciar, escrever e acessar;
  2. Tem que ser coerente, com os assuntos que nele conter;
  3. Tem que decidir o publico alvo do blog;
  4. Comprar com uma empresa realmente especializada no ramo de domínios;
  5. Tem que ser fixo! Nada de mudar.
O loucos por um estilo, é o blog a onde eu falo basicamente de tudo. E eu acho realmente que isso fica confuso né? Afinal, pelo nome, todos pensam em moda e derivados, mas não é bem assim que a banda toca. Eu sempre coloquei ele na categoria "variedades", assim o público que procura por determinado assunto, poderia me encontrar com mais facilidade nos mecanismos de pesquisas.

Como decidir, sobre o que postar?


A seguinte frase, vai definir em tudo o que eu acho do que você deve postar:
"Aquele que trabalha pelo o que ganha, não merece ser pago pelo o que faz".
Bom, o que eu quero dizer é : Seu blog não vai ter público, e nem conteúdo algum, se você só compartilhar o que as outras pessoas gostam. Fale do que você gosta, do que você gostaria, compartilhe momentos, histórias, ajudas, soluções para alguém! Um blog feito apenas na base do mimimi, é apenas um blog a mais. E o que o povo gosta.. Vish! É o que mais tem no google, até bilhões de publicações. Não se ganha um caminho, e nem se sobe na vida indo pelo mesmo caminho a onde outros foram, você não conseguirá se suprir nunca! Sem falar, que só vai conseguir chegar até onde eles conseguiram ir. Vá mais além, busque sua verdade, espalhe o que você gosta. Faça o que quiser. E torne seu espaço: Bom, agradável, e com um conteúdo excelente.

O que mais irrita em um blog ?



1 - Excesso de propgandas/adsense
Você já visitou algum blog, que tem apenas a opção "perfil" na sidebar e abaixo dela "seguidores", e bem mais em baixo um pouco, um monte, uma resenha, um turbilhão, um desgosto de várias propagandas? Aquilo além de ser chato, deixa seu blog muito estranho, fica parecendo mais site de publicidade do que um blog adolescente, ou um blog empresarial (ou não.)

2 - Postagens apelativas
Quando se cria um blog, você cria com a intenção de passar o tempo, e de passar para as pessoas tudo aquilo o que você gosta, e quer compartilhar, musicas, moda, beleza, resenhas de musicas, filmes, séries, coberturas, mensagens, enfim.. De tudo um pouco. Quando eu abro o editor de texto aqui no blog eu penso: "O que eu devo compartilhar dessa vez?", acredite ou não, eu nunca tenho nada em mente, é só abrir o editor, e lembrar-me ou ter uma breve noção do que eu vou escrever. Quando se faz uma postagem dando uma opinião sobre algo, alguém, algum ocorrido, ou alguma coisa.. Você tem que analisar não só o seu ponto de vista, mais também vários outros pontos de vista, por que seus leitores, são diferentes, e todos eles tem uma opinião igual ou não a sua, e nem sempre o que você diz, ou a forma como você se expressa pode ser a certa. Pense muito bem na hora de escrever sobre: Politica, famosos, religião, sexo (sempre tem crianças no blog, então.. Coloque um aviso para maiores antes de começar o texto) e assuntos delicados como a sexualidade.

3 - Falta de bom senso.
Uns tempos atras uma leitora havia vindo aqui em uma postagem do meu blog e comentado, que a forma como eu escrevia estava completamente errada, e não sei mais o que. Eu falei coisas horríveis para ela, das quais me arrependo e muito, não por que ela estava certa ou errada, mais sim por que quando eu recebi uma critica que poderia ter me ajudado futuramente a crescer.. Eu não acatei ela para mim, e a usei como tal, eu simplesmente falei coisas horríveis para ela, e isso não foi certo. Além de não souber receber uma critica, eu não respeitei o ponto de vista dela, sem falar que no blog tem que ter isso: Respeito, e claro: Humildade.

4 - Postagens publi editoriais que tomam conta do blog todo.
Sabe aquele blog lindo que você visitava todos os dias por que tinha postagens legais, e tudo mais, e do nada aquele blog ficou famosinho? Você fica feliz, claro "Nossa, o meu blogueiro favorito, tá tendo o reconhecimento que merece", e quando o reconhecimento vem do dinheiro, e as pessoas esquecem dos leitores, e dão mais valor aos bolsos dela, e então começam a ser pagas para fazer milhares de resenhas de produtos desconhecidos, e que ninguém quer conhecer, simplesmente por estar ganhando um dinheiro ali ? Isso, nem é o lado ruim. Imagina um post desse todos os dias? Pois é.

5 - Imagens grandes excessivamente, e de má qualidade.
Não tem coisa pior do que entrar em um blog de moda, que já tem um certo reconhecimento, e se deparar com fotos do próprio autor do blog, de looks do dia ou não.. Com uma resolução horrível, eu confesso que fico com vergonha por muitos ai (como se eu pudesse dizer algo né? -q). Se quer tirar uma foto sua para por no seu blog, edite ela.. Não faz mal algum, ou ao menos faça o favor de adquirir uma câmera boa, ou pegar emprestada, é muito "tenso", um blog que trata de assuntos tão lidos, não ter ao menos as fotos das postagens com qualidade decente.

6 - Comentários desnecessários.
Honestamente eu prefiro entrar no blog, e ver "zero" comentários do que ter o desgosto de ler em minha postagem algo do gênero "Amei o post, beeeeeeijooos", ou "Que texto lindo, amei, beijos", ou "Seguiindo, seeeeegue de vooolta?*-*", tem coisa que irrita mais, ou melhor.. Irrita e nos faz perder por completo a vontade de escrever, acho que esse tipo de comentário muito desnecessário. Evite também comentários ofensivos relacionados a postura do dono do blog, escrita, sobre a forma como ele cuida do que é dele ou não.. Respeito é bom, e todos nós gostamos né? Evite isso.

7- Seja humilde.
Sabe quando uma pessoa que tava la em baixo, vai lá em cima com o reconhecimento? Dai, ela investe em um layout, na escrita, e tudo o que ela não tinha ela passa a ter, como: Vontade de postar, vontade de divulgar mais e mais o blog, e a faze mais postagens, até a criatividade aumenta! Haha só que dai, essa pessoa começa a agir de um modo diferente.. Do tipo : "Que layout horrível, nem vou comentar..Sou mais o meu", ou coisas do tipo. Minha querida só te digo uma coisa: Um dia seu blog foi tão ruim quando o da pessoa que você tá criticando, e hoje em dia você está no topo, amanhã pode ser que não. Valorize o que você tem, e valorize quem te ajudou a chegar a onde você está: Seus leitores.

8 - Caloteragem.
Sabe quando você vê um blog sorteando milhões de coisas, e você logo pensa "Nossa, que bacana, vou participar.. Vai que dessa vez eu ganhe, né?" Dai quando milhares de pessoas já estão participando e ja fizeram tudo exigido na postagem como "siga o blog", e "curta a fã page do blog", o sorteio ou desaparece, ou excluem o post, ou se fazem de sonsa e esquecem, ou inventam qualquer coisa. Você tem um compromisso com seus leitores com tudo o que você faz no espaço do blog, se não for honrar.. Nem se atreva a tentar.

9 - Postagens mal feitas.
Se você tem colaboradores como eu, amém! Aqui somos eu, o rafa, a cy, e a fer, eles me salvam com textos maravilhosos quando a minha inspiração morre e foge juntamente com a minha beleza corporal. Nunca, jamais poste coisas mal feitas, coisas que você só posta por "falta de inspiração", ou "falta de assunto", ou enfim. Ninguém quer ver uma babação no blog, e ainda por cima mal feita né? Capriche! Se não tem noção do que escrever, peça ajuda.

10 - Cores e formatação inadequada
Eu já havia comentado com vocês que um blog pode fazer sucesso tendo o layout mais simples do mundo, pode até ser todo preto e branco.. Desde que a formatação esteja correta, virgula onde deve ficar virgula, ponto no local de ponto, e reticência no local de reticência, e nunca formate seu texto muito, nada muito centralizado, nem muito para lado, e nem muito colorido. Tenho certeza que todos preferiram seu blog assim ;)

11 - Confirmação de palavras (captcha): Sabe quando você vê uma postagem incrível, e quer expressar as suas ideias ou elogios por um comentário ? E já aconteceu com você de na hora de publicar, pedir uma verificação de palavras? Do tipo "Confirme que você não é um robô", confesso, que já deixei de comentar/seguir muitos blogs por conta disso. A dica é remover por completo o captcha.

12 - Error ortográficos: Você já conseguiu ler um texto que foi formato incorretamente? Isso é muito comum! Eu  vejo até aqui mesmo em meu blog, nas postagens de quando eu havia começado o Sb...Quanto erro eu colocava! Fiquei pasmo com a minha noção do português. A dica é: Se você não tem uma noção de como escrever isso ou aquilo, escreva no word, ou escreva no próprio blog, e utilize o corretor da web.


13 - Falta de conteúdo: Na postagem anterior, eu havia dito que a falta de originalidade, acaba se transformando em lixo orgânico da web. Reprodução de posts, conteúdos repetitivos, cansam! Já pensou que triste, você acabar de ter uma excelente ideia, e na hora de postar, jogar no google, e ver que outros milhões de blogs, já tem esse mesmo conteúdo ? Chato né? Até desanima. No caso eu recomendo: Faça seus próprios posts, e de preferência.. Tire as suas imagens. Usar imagens encontradas no google sempre tem direitos autorais, por que de uma maneira ou outra, alguém tirou aquelas fotos.

14 - Layout : Uma vez eu havia feito uma pesquisa no meu blog, quando eu havia iniciado ele, e descobri nessa pesquisa que cerca de 75% das pessoas que acompanhavam o meu blog na época, só me fazia 1 visita por dia, por que achava meu layout muito maçante, e cansativo para vista! Eu fiquei pasmo! Ele era todo negro com as letras brancas, e realmente ele cansava muito as vistas, desde então eu fui mudando para cores mais calmas, e hoje em dia está todo cinza, mais um cinza claro. Tende eu a acreditar que ele não cansa a vista de ninguém. A dica é: Não use coisas muito coloridas, os blogs que fazem mais sucesso tem cores fracas, na maioria das vezes um rosa básico, ou um azul, e sempre tem branco e preto na formatação. Nada de muito colorido ou chamativo. Você acha que um blog que tem os destacamento violeta, o fundo azul, e o topo colorido vai gerar muita coisa?  Claro que não! Nem vai para frente.Então fique ai a minha dica!
Tecnologia do Blogger.