Navios naufragados, que você ainda pode visitar!

Naufrágios são verdadeiras tragédias, mas que depois de um tempo acabam se tornando atração turística. Segundo estimativas, existem cerca de 3 milhões deles espalhados pelos oceanos há muitos e muitos anos, e alguns permanecem desconhecidos. A UNESCO até mesmo registra naufrágios historicamente significativos como patrimônio cultural subaquático.
Grande parte dos navios ficam abandonados, sejam submersos ou aterrados na beira de uma praia, apodrecendo com o tempo e sujeitos aos elementos da natureza. É um tipo de beleza curiosa e exatamente por isso acaba atraindo muitos turistas, munidos de suas câmeras fotográficas.
Confira alguns navios naufragados que ainda dá para visitar ao redor do mundo:
1.  World Discoverer 
Construído em 1974, o MS World Discoverer era um navio de cruzeiro, que fez viagens periódicas para as regiões polares da Antártida. Em um impacto na Roderick Bay, Ilha Nggela, ainda deu tempo de salvar os passageiros através de uma balsa.  
wd
2. Sky Mediterrâneo
Construído em 1952, na Inglaterra, o Sky Mediterrâneo fez sua última viagem em agosto de 1996, quando partiu de Brindisi para Patras. Em 1997, a má situação financeira das empresas fez com que ele fosse abandonado e deixado na Grécia. Em 2002, a quantidade de água fez com que o navio começasse a inclinar, fazendo com que responsáveis o aterrassem em águas mais rasas.
skmed
3. SS América
O transatlântico construído em 1940 teve uma longa carreira, até que após uma forte tempestade e falha operacional, sofresse um naufrágio que o deixou à deriva. O navio encalhou ao largo da costa oeste de Fuerteventura, nas Ilhas Canárias. A foto abaixo é de 2004:
ssamerica
Com o tempo, foi se deteriorando de tal maneira que, em 2007, toda a estrutura havia se desmoronado e caído no mar. Desde então, o pouco que restava foi lentamente desaparecendo sob as ondas. Desde março de 2013, o náufrago é visível apenas durante a maré baixa:
ssamerica2
4. Dimitrios
Um navio de carga pequeno, construído em 1950, ficou encalhado na praia de Valtaki, em Laconia, na Grécia, no dia 23 de dezembro de 1981. Entre muitas teorias, alguns afirmam que o Dimitrios contrabandeava cigarros entre a Turquia e a Itália, pego por autoridades portuárias, abandonado e depois incendiado para esconder as evidências criminosas.
dimitrios
5.  Olympia
O Olympia foi um navio comercial, conduzido aparentemente por piratas, que iam de Chipre para a Grécia. Depois de uma tentativa frustrada de retirar o navio do golfo, foi abandonado e ficou famoso.
olympia
6. BOS 400
Encalhado em Maori Bay, na África do Sul, ao ser puxado por um rebocador russo em 26 de junho de 1994, o navio foi o maior guindaste flutuante na África, quando as linhas de reboque quebraram e atingiram as rochas em uma tempestade.
bos400
7. La Famille Expresso
O naufrágio do La Famille Expresso se encontra entre as Ilhas Turks e Caicos, no Mar do Caribe. Construído em 1952 na Polônia, por muitos anos serviu a Marinha Soviética, mas com o nome “Fort Shevchenko”. A partir de 1999, foi comprado e rebatizado, ficando em operação até 2004, quando encalhou durante o furacão Frances.
la-famille
8. HMAS Protector
Um dos mais simbólicos e antigos, o HMAS Protector foi comprado em 1884 para defender a Austrália do Sul de possíveis ataques. Em seguida, serviu a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e o exército dos EUA. Danificado em uma colisão, foi abandonado e seus restos continuam visíveis em Heron Island.
hmas
9. Evangelia
Construído pelo mesmo estaleiro que o Titanic, o Evangelia era um navio mercante, lançado em 1942. Em uma noite de denso nevoeiro, em 1968, foi aterrado ao chegar muito perto da costa, próximo a Costinesti, na România. Algumas teorias afirmam que o incidente foi proposital, para que o proprietário recebesse o dinheiro do seguro, visto que o mar estava tranquilo e os equipamentos funcionando perfeitamente.
evangelia
10. SS Maheno
Este é o mais famoso naufrágio de Fraser Island, na Austrália. Ele foi um dos primeiros navios com turbinas a vapor, construído em 1905, até que foi contratado para ser um navio-hospital na Europa, durante a Primeira Guerra Mundial. Depois da guerra, foi vendido ao Japão como sucata e depois de uns alguns incidentes, foi encontrado nessa ilha no qual permanece até hoje.
maheno
11. Santa Maria
Santa Maria foi um cargueiro espanhol que estava carregando um número impressionante de presentes do Governo espanhol de Francisco Franco para ser dado aos que o apoiaram durante a crise econômica. Pequenos mimos como carros esportivos, alimentos, remédios, máquinas, roupas, bebidas, etc, estavam à bordo quando, em setembro de 1968, encalhou em ilhas de Cabo Verde em caminho que seguiria rumo ao Brasil e Argentina.
santa-maria
12. MV Captayannis
Afundado no rio Clyde, na Escócia, em 1974, esse navio cargueiro, conhecido como “barco de açúcar”, colidiu com um petroleiro quando um vendaval intenso atingiu a costa oeste. O petroleiro não sofreu nenhum dano, mas o Captayannis não teve a mesma sorte. Atualmente, é o lar da fauna marinha e algumas aves.
capta

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.