O que leva uma pessoa a trair? Devo perdoar uma traição?

Devo perdoar?
GettyImages

E ai, e ai, e ai! Se você está aqui lendo, ou você é um corno, ou você não quer que suas amigas, ou amigos que foram/ou são cornos não se separem da pessoinha maravilhosa que meteu um belo galho na cabeça deles, não é? (não é? Tá certo, nem todos acertam de primeira).

O fato é que no mundo de hoje, acabou o respeito, por isso dificilmente você vê casais dizendo que estão felizes com a pessoa que se encontram atualmente. A traição é o fundamento de todas as brigas e términos de relacionamentos, seja ele um casamento, um noivado, ou um simples "ficante fixo".

Mais o que leva uma pessoa a trair? Algumas pessoas traem, e contam, ou terminam o relacionamento. Já existe aquelas pessoas que não traem no relacionamento, e terminam quando se cansam de brincar com o sentimento do outro, e quer partir para outra rodada da vida com uma outra pessoa que não é você.

Um levantamento feito por mim mesmo (nossa que grande coisa), apontou que os principais motivos que levam uma pessoa a trair estão relacionados a :
1 - Para dar o troco (me chifrou? Toma chifre também!)
2 - Carência, falta de atenção (Não quis me pegar ontem? peguei outro hoje)
3 - Safadeza (simplesmente por que é safado/a, não tem explicação lógica)
4 - Por pressão (por amigos que induzem, por que a "outra pessoa" fica em cima o tempo todo)
5 - Para aumentar a confiança (Tem gente que procura trair simplesmente para saber se realmente a bola tá "toda aquela coisa mesmo".
6 - Por curiosidade (tem gente que tem curiosidade de trair, para saber como é. Essas pessoas geralmente traem, e querem perdão, mas não costumam perdoar quem as trai.

Alguns de nossos leitores deram suas opiniões sobre o assunto, veja abaixo:

Leal Luis - "A única coisa que leva alguém a trair e a ausência de caráter. Posso ate perdoar uma traição e noa tornamos amigos mas o relacionamento acaba."

André Luis Melo - "Há vários motivos, um deles é o famoso "se não tem em casa vai procurar fora", não sei, talvez sim, até já perdoei, desde que a pessoa tenha a capacidade de reconhecer o erro sim, mas a confiança é uma casca de ovo: Quando quebrada nunca volta a ser a mesma."

Walysson Silvestre: "O que leva uma pessoa a trair a outra, é falta de respeito. Eu não perdoaria".

Barbara Stein: O que leva uma pessoa a traição é o cansaço da relação, ou só safadeza mesmo, falta de compromisso.  Mas daí eu acho que é hora de terminar a relação, eu nunca perdoaria uma traição porque penso que na hora que isso acontece é sinal que o relacionamento já deu o que tinha que dar ou que a pessoa realmente não me merece.

Otavio Morais: Eu acho que se uma pessoa trai a outra, é por que ela não merece ser amada, ou ela esta se sentindo muito insegura com a relação atual ou ela é muito sem vergonha! Eu não perdoaria uma traição, pois tenho sentimentos.

Karol Dias: Acho que existem dois tipos de traição: aquele que a pessoa trai quase que "sem querer" quando tem oportunidade, porque realmente está cansada do relacionamento e não sabe como terminar; e aquele que trai simplesmente porque nem leva a sério a outra pessoa. De qualquer um dos modos, eu não perdoaria, não. Não sei como é com os outros, mas eu sou bem problemática com essa coisa de confiança, quando perco não tem jeito de ter de volta nunca mais. E sem isso o relacionamento já acaba de qualquer jeito mesmo.

Ana Lopes: Acho que homem trai mais por safadeza, mais pela carne e mulher é mais pelo emocional, ela procura em outros o que nao tem em casa (e nem sempre é sexo, pode ser simplesmente carinho, compreensao)... eu nao perdoaria jamais. Pra mim nao tem nem aquela historia de "ah perdoar eu perdoo mas bem longe de mim", nao, nao perdoaria nem longe nem perto. Acho que essa é a pior coisa que voce pode fazer com alguem que te ama. É falta de respeito, é falta de amor. É muito mais honesto voce terminar antes. Ser humano tem a capacidade de pensar mas adora agir como animal irracional.

Juliana Nascimento: Eu acho que traição tem dois motivos: Fraqueza e falta de honestidade. Infelizmente no mundo em que vivemos hoje são poucas as pessoas que estão "preparadas" ou querem realmente um relacionamento sério. Porque os valores atuais nos faz encarar o relacionamento quase que como uma prisão e isso tudo faz com que algumas pessoas fiquem em dúvida: Eu amo meu/minha namorado/a mas me sinto presa no relacionamento e ai entra o medo de terminar e se arrepender, a confusão de querer os dois ao mesmo tempo e a traição. Eu não concordo com a frase "quem trai uma vez, trai duas vezes", mas sim com "quem trai dez, trai onze." Eu acho que demoraria muito pra conseguir perdoar uma traição, mas que com o tempo eu conseguiria. E isso se for por motivos de fraqueza ou falta de maturidade no relacionamento. E lógico, a pessoa teria que se demonstrar muito arrependida do que fez. Fora isso, eu não perdoaria de jeito algum.


A verdade é que se você não estiver pronto/a para assumir um relacionamento, o que você menos deve pensar é em arrumar um alguém para sua vida. Tenho amigos que chegaram a namorar algumas vezes para ter a certeza de que aquilo era, ou não o que queriam para vida deles. O que é uma tremenda sacanagem com a outra pessoa ! Ninguém namora com alguém sem gostar, e ser tratado como um "experimento" não deve ser a melhor coisa do mundo.

Imagina que tenso se alguém começa a namorar com você, e no meio de toda aquela paixão, de todo aquele mel, de todas aquelas noites passadas a pessoa vira para você e diz "Não estou afim de continuar esta relação?' Como reagir? Bom, algumas pessoas deveriam avisar aos seus parceiros sobre esse tipo de coisa, né? Avisar que não tem certeza se querem assumir um compromisso, mas poderiam ir ficando até ver o que daria, por que se não desse certo, poderiam terminar sem magoas, por que não seria como uma promessa de "te amar para sempre" que acabaria do nada.


A relação pode acabar pelo simples fato do afeto acabar. Existe um ditado que diz que você não deve ingressar em um relacionamento se os dois olhares não se encontrarem. Você deve buscar aquela pessoa para sua vida, que estará disposta a retribuir tudo o que você oferecer, aquela pessoa que estará sempre com você, e se a pessoa que você pensa que que será seu tudo, e seu porto seguro te trair, a verdade deve partir de você. É isso o que você quer? Pense bem, pois não será válido como uma atitude madura você aceitar a traição, permanecer com ele, e depois "dar o troco" por que dai não seria só o amor, o sentimento em si que ficaria machucado, mas também a confiança e o companheirismo de um para com o outro, e ai sim o relacionamento morreria na falta de uma verdade entre duas pessoas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.