Quais foram os furacões mais devastadores da história?


O furacão é um tipo de ciclone tropical e se caracteriza por uma grande perturbação atmosférica. Possui núcleo quente e centro bem definido. A diferença de temperatura e pressão, dentro e fora do furacão, provoca fortes tempestades e ventos que podem chegar a 300 km/h de velocidade.

Ocorrem normalmente em regiões tropicais ou áreas próximas à linha do Equador, onde a circulação atmosférica se movimenta de forma a mover o calor da região equatorial para altas latitudes. Costumam girar no sentido horário no hemisfério sul e anti-horário no hemisfério norte.

Esse fenômeno meteorológico é responsável pelos piores desastres naturais do mundo. Em 1900, um furacão conhecido como Galveston, atingiu o Texas, e matou pelo menos 8 mil pessoas. Um pouco depois, em 1928, cerca de 2,5 mil pessoas foram mortas na Flórida. Mas até hoje o pior registro aconteceu na América Central e Caribe, quando, em 1998 o furacão Mitch causou mais de 10 mil mortes.

Além do elevado número de mortos os furacões deixam para trás milhares de desabrigados e causam prejuízos irreparáveis na agricultura e pecuária, além de custar milhões aos cofres públicos que precisam investir na reconstrução das cidades.


Quais foram os furacões mais devastadores da história? Quais foram os furacões mais devastadores da história? Reviewed by Vitor Lessa on sábado, junho 14, 2014 Rating: 5
Postar um comentário

Filmes