Você sabia que é impossível se afogar no mar morto ?


O Mar Morto situa-se no Oriente Médio, na região interior da Palestina. A característica marcante deste lago é a alta concentração de sal em suas águas (cerca de 300 gramas de sais para cada litro de água). A quantidade considerada normal para os oceanos é de 30 gramas para cada litro de água.
As pessoas que entram na água para dar um mergulho acabam ficando em uma mesma posição, boiando. Isso devido a alta densidade do Mar Morto faz com que as pessoas bóiem. O mar atrai turistas de toda parte do mundo. Neste mar, é impossível de se afogar!
A alta salinidade impossibilita o desenvolvimento de peixes ou qualquer outra forma de vida. Os peixes, que chegam pelo rio Jordão, morrem instantaneamente ao entrarem no lago. Por isso, ele é chamado de Mar Morto.

Em que se deve um nível tão alto de salinidade?
O Mar Morto deve seu alto conteúdo de sal mineral a vários fatores.  Primeiro, ele é completamente cercado isolado do mar, por isso qualquer água doce ou salgada que flui dentro dele vinda do rio Jordão e de outros afluentes está aprisionado - até evaporar. A evaporação acontece rapidamente porque aquele pedaço do mundo é, para colocar de forma leve, extremamente quente. Quando a água evapora, os minerais salgados são deixados para trás, fazendo com que a água restante se torne mais e mais concentrada com sal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.