O que aconteceria se a terra parasse de girar? |O dia em que a terra parou.


Você já parou para pensar em como seria a vida no planeta Terra, se ela deixasse de girar ao menos por meia hora? Como seria os mares, e tudo o que conhecemos ao nosso redor? O que aconteceria com o ar? Você já se perguntou isso ?

O fato que todos sabemos, e que é mais que comprovado é que a ausência do ar no mundo por vinte segundos no máximo, levaria todos a morte. Tudo aquilo o que é maciço, cairia por terra, voltando a ser areia. Todos os tímpanos dos ouvidos de todos os seres vivos estourariam.

Mas, o que aconteceria com o mundo em sí sem levar em consideração o ar? O que aconteceria com as formas de vidas, e com tudo o que temos ao nosso redor? Teríamos alguma mudança? Isso é fato que sim: A terra gira 1.600 quilômetros por hora, e de toda essa velocidade perde-se 2 quilômetros a cada cem anos, por este fato, podemos ver que um dia ela irá parar, e toda sua vida existência cairia por terra, levando todos a tempos difíceis.

Caso isso um dia chegue a acontecer, os dias poderiam se prolongar, ou até mesmo parar no tempo. Os dias que você conhece, não seriam mais iguais, podendo haver uma grande mudança, um bom exemplo seria: Poderia haver sol durante a noite, ou escuridão durante o dia, isso iria depender muito do sentido no momento em que a terra se encontrava antes de parar. Segundos e minutos seriam transformados em horas, dias e até meses cessar, e cada novo dia seria uma nova aflição, uma nova preocupação.



Suponha-se que a terra vá parar de girar em um período de cinco anos, o que aconteceria neste meio tempo? Se em cinco anos ela parasse de girar, muitas coisas no decorrer do seu tempo iriam mudar de forma, ou ao menos do jeito que você conhece. As locomoções que você conhece não mais seriam usadas, nada que iria por ar, e quase nada que iria por terra. E como seria se os dias não tivessem mais vinte e quatro horas? Como seria ver o relógio passar e o dia não ? Como seria olhar pela janela, e não imaginar o que poderia vir a acontecer em alguns meses/anos? E o que aconteceria com os oceanos se a velocidade da terra de rotação caísse mais do que o normal neste meio tempo previsto de cinco anos?

O que mantem os oceanos; lagos, árvores e até mesmo construções em seus devidos lugares é a rotação da terra, e toda atmosfera de gás hélio e oxigênio que conhecemos ao nosso redor. Caso essa velocidade caísse significativamente, os oceanos começariam a se mover de um lado para o outro, isso consequentemente levaria a enchentes, tsunamis, e diversos outros problemas, isso logo após de todo o chão que conhecemos e pisamos começar a se abrir sobre nossos pés por todos os lados. Cientistas afirmam que se um dia isso vir a acontecer, país algum será poupado da devastação.


E com a mudança de lagos, rios, mares de seus locais de origem, mudaria também o ar que respiramos, e tudo o que precisamos para viver. A terra e sua atmosfera muda significativamente de acordo com a rotação da terra, com a atmosfera mais lenta, a terra jogaria tudo aquilo o que é liquido em direção aos pólos, atingindo cidades situadas nos trópicos, estima-se que as primeiras cidades a serem atingidas seriam: Rio de Janeiro, Dubai, e Singapura.

A camada limítrofe da sobrevivência de um ser humano nas alturas, é de cinco mil metros do chão. Por isso em vôos de avião, sempre há presença de máscaras de oxigênio caso o avião chegue a subir de mais, e essa pressão que causaria sobre a terra faria esta limítrofe cair a mais de 1,500 metros sobre nossas cabeças, e o pior? Ainda está por vir.


Como vocês já devem ter estudado em ciências, ou até mesmo em Biologia, vocês provavelmente devem saber que a terra é composta por três camadas: Um núcleo liquido, uma camada isolante, e a crosta terrestre, todas girando na mais perfeita sincronia. Caso a velocidade da terra diminuísse em mais de 5 mil quilômetros, o dia passaria a ter 28 horas, duas a mais para o dia, e duas a mais para a terra, e isso faria a terra se rasgar de dentro para fora. O ar quente, que sairia do núcleo da terra seria o suficiente para matar toda forma de vida aquática, abrindo pequenas crateras no interior de rios, lagos, mares e por diversas partes do solo, causando ondas sísmicas que além de provocar tsunamis, causaria terremotos, mesmo onde nunca foi registrado uma ocorrência se quer.

Com a diminuição da rotação da terra e como dito anteriormente: Os mares se deslocariam para os polos, o que deixaria todas as cidades de grande população sem uma vista para o mar, deixando apenas poeira. O nível das dunas que atualmente é de 4.000 metros de profundidade subiria na primeira semana para 13.000 metros, a crosta terrestre se moveria de uma forma em que uniria países e "aumentaria" significativamente outros. Locais conhecidos nos dias de hoje como: Cuba, Flórida, México seriam afetados significativamente com a mudança . A medida em que a rotação diminui o globo começaria a se assentar em cima e em baixo, deixando pouquíssimos locais com menos efeitos, possibilitando respiração, estando entre os locais que por sua localização se tornariam seguros para viver ou respirar, estão: Nova York, Londres, Toronto, todos esses lugares seriam seguros, mais a cidade do México, seria condenada, seu ar ficaria extremamente rarefeito para se respirar, em Denver no Canadá a pressão atmosférica limítrica da sobrevivência seria de 5.800 metros de altura por terra, isso seria como tentar escalar e respirar estando no topo do monte Everest, o que significa: Nada de respiração.

Existe um campo chamado magnetosfera que serve de proteção para a terra contra os raios solares e fortes ondas de calor e radiação vindas do sol, nós nunca sentimos por terra todo o calor que é enviado do sol para nosso planeta, o campo é mantido pela rotação de nosso planeta, a medida em que a rotação diminui o campo enfraquece, deixando assim espaço para invasões de ondas de calor sobre a terra que poderiam matar milhares ou até milhões de pessoas com a radiação solar, e assim... Aquilo o que mais amamos, iria nos matar.

É claro que isso nunca irá ocorrer da forma como descrita, pode ser que aconteça pior. Isso foi apenas para vocês terem uma noção do quanto é delicado o sistema que mantem a vida na terra. Espero que tenham gostado.

Fontes: National Geographic, Wikipedia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.