05 motivos para você deixar de ser um brasileiro americanizado.


O que as pessoas estão mais acostumadas a fazer nos dias de hoje é falar mal do lugar onde elas moram, por diversos fatores. O Brasil deve ser o país mais odiado pelos seus habitantes em toda a história do planeta talvez.

O pessoal reclama: Das leis, dos preços altos dos produtos que vem de fora, do preço dos automóveis e alimentos, da segurança, da educação, da saúde, dos entretenimentos disponíveis, das leis, dos policiais, da cultura musical, de algumas cidades que não compensa a gente citar os nomes, e por ai se vai. As reclamações são tantas que você começa a pensar consigo mesmo "Será que só eu nasci no lugar certo? Só eu tenho esse amor e admiração pelo Brasil?", e talvez seja só eu e mais alguns.

Hoje eu quero trazer um breve resumo de coisas maravilhosas que você pode encontrar aqui no Brasil, ou até mesmo citar algumas coisas legais que vocês podem se interessar para aumentar a admiração pelo nosso lindo pais, e fazer com que você esqueça os pontos negativos (que são muitos). 

Tá na hora de sermos brasileiros convictos, e deixarmos de ser brasileiros americanizados, a onde para "nós" só está bom fora daqui, aqui dentro é um "lixo" (na cabeça de alguns, claro).

O fato é que você não pode querer mudar o lugar onde você mora, por que você sozinho não tem esse poder, e nem se quisesse, porém: Na história muitas pessoas que tinham um ideal em mente que começaram a correr atras daquilo o que queriam conseguiam realizar os feitos e adquirir aliados com o tempo. No ano passado houveram uma onda de manifestações por todo o nosso país em busca de direitos pela alta tarifa da passagem de ônibus que havia se tornado abusiva por parte do governo.

Bom, por fim: Deu em nada, acabaram fazendo sua escolha na urna nas eleições e optaram por continuar no mesmo lugar sem avançar para lugar algum.

Vamos a uma pequena lista de coisinhas maravilhosas para vocês gostarem um "poquito" mais do nosso querido e amado Brasil.


01- Cultura Musical


Como em outros países, no Brasil não é diferente: Temos vários estilos de musica, e você pode não se identificar com alguns, fora que o preconceito por aqui é imenso. Se você ouve, dança ou frequenta bailes funk, você pode ser tachada como piranha, puta, desempregada, desocupada, lerda, ou até mesmo "doente mental", as ofensas são imensamente imensas, o mesmo acontece com com o "pop" aqui do Brasil, se você curte Erikka, Anitta, e outras, você receberá nomes muito carinhosos, como "veado", "sapata", ou até mesmo "retardados".

É comum você não gostar de algumas musicas, cantores, ou cantoras, e por mais que nos outros países a organização pareça ser maior, você só vê a realidade deles pela televisão, rádio ou internet. o fato é que: Lá existem também mais de um ritmo musical e nem todos gostam da mesma coisa, e sempre será assim. O SER HUMANO É ASSIM.

No Brasil a cultura nunca é valorizada, seja lá qual for ela. Porém, existem aqueles cantores que podem nos salvar da "desgraça" total na boca dos outros, sendo eles: Marcelo Jeneci, Clarice Falcão, Cazuza, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Ana Carolina, Seu Jorge, Cassia Eller, Charlie Brown Jr, Jota Queste,Tom Jobim, Nando reis, Marisa Monte, Raça Negra, Skank,  ultraje a rigor e muitos outros.

Caso você ainda não sabe: O Brasil é um país visto como "pais das celebridades" por países a fora, por que a massa de cantores e pessoas com talento aqui, é de outro nível, eles só precisam de quem acredite neles e os apoie. E foi pensando nisso que decidimos compartilhar com vocês, algumas musicas que todos nós ouvimos, e pensamos quando ouvimos palavras como "Brasilidade". Abaixo:

01 - Tom Jobim - Garota de ipanema

É com toda certeza uma das canções brasileiras mais conhecidas no mundo. Já ganhou Grammy, e o prêmio da musica brasileira, e regravada mais de 250 vezes em todo o Brasil. Tom Jobim era cantor, compositor, maestro e pianista, que nos deixou com grande saudade no peito em 1994. 



02 - Cazuza - O tempo não para

Agenor de Miranda Araujo Neto, ou mais popularmente conhecido : Cazuza, ganhou o mundo com suas letras que falam abertamente de sua vida, de cultura, do país na banda Barão vermelho. Foi eleito o brasileiro com maior admiração a fora do Brasil por suas composições, como: Codinome Beija-Flor; Faz parte do meu show; O nosso amor a gente inventa,  e "O tempo não para". Até hoje existem pessoas que choram enquanto se lembram do lamentável ano em que o Brasil perdeu uma de suas maiores vozes. A voz que conquistou p 34º lugar da revista Rolling Stone dentre os cem maiores nomes da musica brasileira.


03 - Marisa Monte - Ainda bem

Ela estava também na lista da Rolling Stone, mas...Em primeiro lugar de cem outros artistas brasileiros. É cantora, compositora, instrumentista, e produtora musical. Já ganhou milhares e milhares de prêmios da musica, destacando-se entre eles: 07 vezes vencedora do Vídeo Music Brasil, 04 Grammy Latino, 09 Prêmios Multi show de musica, 05 APCA e 06 prêmios TIM de musica.


02 - Festa, danças.

É claro que uma das festas mais conhecidas no mundo é o Carnaval Brasileiro. Mesmo que muitas pessoas não gostem, o carnaval é a data que mais reúnem pessoas pelo mundo, trazendo milhões de turistas todos os anos e fortalecendo a economia do país.

Outros belos exemplos de danças brasileiras, podemos citar:
Danças Brasileiras
Dancas Brasileiras
O Reisado

Dança popular que ocorre entre a véspera de natal e o dia seis de janeiro, Dia de Reis. Também chamada de folia de Reis, essa dança envolve cantores e músicos que vão até as casas para anunciar a chegada de um Messias. As pessoas que participam possuem diversos personagens e são acompanhados por instrumentos como o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.

Maracatu

O surgimento do maracatu causa controvérsias; porém, acredita-se que ele surgiu por volta de 1700, trazido pelos portugueses ao Brasil. A dança possuía partes com coreografias e teatro e era acompanhada por músicos e dançarinos. Esses vestiam roupas que remetiam a realeza (porta-estandarte, rei, rainha, príncipes, duquesas e duques, etc.). Posteriormente, o maracatu passou a ser realizado durante o Carnaval. Além disso, a dança tem a participação de instrumentos como zabumba e ganzas.

Pau-da-bandeira

Dança realizada principalmente na região nordeste que acontece principalmente durante o dia de Santo Antônio. Um tronco é escolhido e carregado pelos homens da cidade. Como manda a tradição, as mulheres que desejam casar devem tocar esse tronco.

Maneiro-Pau

Dança com maior influência no estado do Ceará, Maneiro-Pau conta com dançarinos que realizam os passos em rodas e com pedaços de pau nas mãos. Esses pedaços são batidos no chão formando o ritmo da dança. Durante toda a coreografia, alguns participantes duelam enquanto outros batem no chão.

Caninha Verde

Dança portuguesa que foi inserida no país durante o Ciclo do Açúcar. Também foi praticada em colônias de pescadores, festas de casamento e cordões.

Bumba meu Boi

Um dos símbolos folclóricos do Brasil, o Bumba meu Boi mescla dança, música e teatro. Além disso, é praticado nas mais variadas regiões do país. Os personagens cantam e dançam para contar a história de um boi que morreu e ressuscitou após ter sua língua cortada para satisfazer os desejos de uma mulher grávida.

Frevo

O frevo, dança típica do estado do Pernambuco, surgiu por volta de 1910 e atualmente é uma das vertentes do Carnaval no Brasil. A música tocada durante a festa não possui letra e uma banda toca para embalar os foliões. Conta com diversos passos de danças com malabarismos, passos elaborados, rodopios e saltos. Além disso, o dançarino tem a possibilidade de improvisar à medida que a dança evolui.

Fandango

Essa dança chegou à região sul do Brasil por volta de 1750 e foi trazida por portugueses. Os dançarinos recebiam o nome de folgadores e folgadeiras dançavam em festas executando diversos passos. Atualmente, permanece preservado na região com passos, música e canto. Os instrumentos mais usados são as violas, a rabeca, o acordeão e o pandeiro. Os dançarinos vestem roupas típicas da região e rodam próximo ao seu par, mas sem se tocar.  Eles se movimentam para atrair a atenção do outro e os homens sapateiam de forma contínua. A dança contém traços de valsas e bailes e forte presença de sensualidade.

Carimbó

Enquanto os homens vestem camisas e calças lisas, as mulheres utilizam blusas com ombros à mostra e saias rodadas. Os casais ficam em fileiras e o homem se aproxima de seu parbatendo palmas. Segue-se passos de volteio e as mulheres também jogam um lenço no chão para que seu parceiro possa pegar como forma de respeito.

Samba

O samba chegou junto com os negros ao Brasil e primeiramente era dançado apenas nassenzalas pelos escravos. Os primeiros estados brasileiros a difundirem esse ritmo foram o Rio de Janeiro, a Bahia e o Maranhão. A dança tinha sons de percussão e batidas com os pés. Já o samba de roda surgiu na África e também veio para o Brasil através dos escravos. O samba de roda é praticado em círculos e as pessoas têm a liberdade nos movimentos. Pode ser visto principalmente em estados como Rio de Janeiro e Bahia. 
Dança Folclóricas

As danças folclóricas são uma forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos países, a dança folclórica é aexpressão daquele povo.

No Brasil, as danças folclóricas sofreram influências das tradições dos estados, dos povos africanos e europeus. Dessa forma, dependendo do estado, as danças podem ser mais influenciadas pelos africanos, indígenas ou europeus. Além disso, a Igreja Católica também ajudou no surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das principais características das danças folclóricas do país são as músicas simples e os personagens chamativos.


03 - Belezas Naturais


O Brasil tem um dos mais lindos monumentos do mundo que está entre as sete maravilhas do mundo: O Cristo redentor situado no Rio de Janeiro, que também aparece entre as sete maravilhas do mundo moderno.

As praias do litoral são o que mais atraem turistas de todas as partes, já que vivemos em um clima tipicamente tropical. Entre as praias mais lindas que temos por aqui, pode-se destacar as que mais recebem turistas, sendo elas: Armação (Búzios - Rj); Aventureiro (Ilha Grande - RJ); Baia dos porcos (Fernando de Noronha - PE); Canoa quebrada (CE); Carneiros (PE); Feiticeira (Ilha Bela - SP); Galinhos (RN); Guarajuba (Salvador - BA); Imbassai (BA). Para ver outras praias deste nosso lindo pais, visite o artigo do site terra.


04 - Nomes consagrados

Não são poucos os artistas brasileiros que são conhecidos lá fora, e todos eles tem uma legião de fãs e incontáveis trabalhos fora do nosso querido e amado país. Podendo-se destacar: Roberto Carlos, Fábio Junior, Hebe Camargo, Silvio Santos, Tim Maia, Ivete Sangalo, Chacrinha, Roberto Marinho, Tarsila do Amaral, Vinicius de Moraes, e todos os outros cantores citados ali acima.


05 - Futebol


Brasil sem futebol não existe. E é este maravilhoso esporte que atrai milhões de turistas de todas as partes do mundo, e ajuda na temporada de jogos com dinheiro para economia, afinal: Gera mais empregos, gera mais festas (que é do que o povo gosta), e gera mais contratos! 

O futebol fora do Brasil está sempre de olho nos nossos craques, isso por que o brasileiro tem o futebol não apenas na ponta do pé, mas no coração. É quase impossível você citar um time que seja "grande" em quesitos de craques que não tenha um brasileiro jogando, ou que já teve.

Um comentário:

  1. Concordo inteiramente com vc Vitor! Nosso país tem uma diversidade enorme. Não precisamos importar culturas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.