Como fazer um bom currículo + modelo. (Curriculum Vitae)


Já que eu falo de tudo mesmo por aqui, por que é que eu não iria falar de algo que tem uma utilidade publica não é mesmo ? Provavelmente você alguma vez na sua vida já preencheu, ou já fez algum curriculum para distribuição quando estava precisando de um trabalho, se não, esse dia ainda vai chegar.

O curriculum ele é o cartão postal do funcionário para o empregador, ele é tão importante quando a aparência de uma pessoa ao se apresentar para uma reunião ou entrevista de trabalho, afinal, nele irá conter todos os dados necessários para que o empregador tenha total controle sobre quem é você, quais são suas metas com o trabalho, suas experiências passadas com trabalho, e como é sua harmonia com outras pessoas em grupo, e claro: Se você é comunicativo, tudo isso é visto e avaliado individualmente por qualquer empregador ou empresa.

Mas, o que é preciso colocar em um curriculum para que eu tenha mais chances, ou totais chances de conseguir uma vaga ou um trabalho ? Vamos á alguns itens que não podem faltar no seu curriculum, sendo eles:

#01 - Dados pessoais básicos.

São básicos, por que é basicamente tudo aquilo o que seu empregador, ou a empresa precisará saber sobre você que tem uma certa "importância", sendo informações como: Seu nome completo, estado civil, idade, nacionalidade, estado, cidade, telefones para contato, e-mail.

#02 - Seu objetivo na empresa.

O que você quer naquela empresa? Por que você quer trabalhar nela? Quais são suas metas indo trabalhar ali, além do simples fato de você precisar de dinheiro? Querendo ou não está é uma das opções que mais são avaliadas, e que farão você ganhar ou não a vaga de trabalho.

Uma excelente dica de preenchimento é você colocar os quesitos de uma forma que pareça mais profissional, e que mostre realmente aquilo o que você quer na empresa, procure se livrar de itens como "crescer profissionalmente na empresa", "trabalho em grupo", e "expandir meus conhecimentos", tudo isso é muito clichê, e você pode ter certeza que essa empresa terá mais uns quinhentos (no minimo) de currículos jogados de lado com as mesmas frases, sem um diferencial.

Quando preencher esta parte, procure destacar: O cargo que você deseja na empresa, ou que você tem vontade de trabalhar por que tem mais experiência, o departamento ao qual você tem mais facilidade de entendimento. Se é com emissão de notas fiscais, atendimento direto ou ao telefone e agendamento.

#03 - Formação acadêmica.

É claro que dependendo da vaga de trabalho este item torna-se indispensável, por isto é mais que um dever saber preenchê-lo corretamente. Como proceder? Coloque desta forma, e nesta ordem: O curso ou os cursos que você tem, as instituições de ensino que emitiram seus diplomas ou certificados, e o ano de conclusão. Apenas isso basta.

#04 - Experiência profissional

Se você já contar com experiências passadas no ramo em que você está buscando um trabalho, isso irá render pontos extras para você, afinal você saberá lidar melhor que uma pessoa que está ingressando na área por agora. Agora, caso o trabalho seja diferenciado daquilo o que você procura, você precisa saber destacar e preencher apenas aquilo o que mais achar que despertará o interesse do contratante, evite colocar uma lista de cinquenta empregos, por mais que você tenha ótimas referências, irá passar uma impressão de que você não leva nada a sério.

Ao preencher, preencha da seguinte forma: Nome da empresa, ano de entrada, ano de saída, cargo e as principais atividades que você exercia nestes e noutros cargos desta e outras empresas.

#05 - Qualificações e atividades complementares.

Aqui irão aquelas coisinhas que quase ninguém lembra de colocar, mas que fazem uma falta terrível no currículo, sendo elas: Cursos ou qualificações não especificadas anteriormente. Você pode citar suas habilidades com outras linguagens, estudos que fez, pós graduações e outros itens que podem chamar atenção da empresa.

#06 - Adicional

Se a empresa ao qual você está tentando ingressar for de outro país ou estado, justifique aqui se você tem disponibilidade de horários ou até mesmo para mudança, se você possui CNH, experiências internacionais ou com empresas conceituadas como grandes marcas, prêmios que recebeu no decorrer na sua vida ou das suas experiências em trabalho de conjunto ou até mesmo premiações ou indicações que recebeu de antigas empresas por algum bom comportamento ou feito.

#07 - Mão na massa!

E ai, pronto/a para começar a escrever seu curriculum? temos dois modelos lindos completamente feitos para você baixar, editar e preencher com todos os detalhes e informações que você precisa saber.

Baixe para o word | Baixe em pdf.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.