Guia: Como usufruir de todos os recursos do blogspot/blogger.


Todos os dias surgem novos e novos blogueiros, e muitos deles não sabem qual plataforma escolher para iniciar seus blogs. A grande verdade é que a maioria das pessoas que querem criar um blog sempre acabam optando pelo blogspot/blogger por dois lindos motivos: 

É completamente gratuito, e você encontra todas as suas duvidas no tópico da Google, ou em blogs relacionados a Web Design e personalização.

 2º É completamente gratuito e responsivo, e você tem acesso rápido a todas as ferramentas logo de cara no menu, o que facilita a linguagem de "fuçar para aprender", né?

E para essa maioria que opta em escolher por esta plataforma que é só amor, eu decidi cria esta postagem só para poder ajudar na hora de navegar e tirar algumas duvidas da galera. Prontos? 

Assim que você loga/entra no seu blog com usuário e senha você logo será redirecionado para o seu painel para que você possa criar seu blog, o processo é rápido e fácil. Após o blog ter sido criado, seu painel ficará assim:



Claro que irá aparecer o total de painéis correspondentes ao total de blogs criados por você, se for dois blogs, irão aparecer dois painéis e assim sucessivamente.

Para ter acesso a todos os recursos, clique no local circulado em vermelho, veja:



Clicando ali, você terá acesso a esse paínel do lado esquerdo:


Vamos conhecendo as abas agora e seus conteúdos na ordem acima, sendo:

Visão geral:


1 - Pode não parecer, mas aquilo dali é um gráfico. Ali mostrará todas as visualizações que você teve durante o mês. E quando se clica em "mais estatísticas" ali na parte de cima a direita, você pode ver: De onde vem suas visitas, quais palavras chaves elas usam no mecanismo de pesquisas para encontrar seu blog, suas publicações mais visualizadas, qual navegador eles utilizam, faixa etária do público e visualização por hora. Ou se preferir, você pode clicar em "estatísticas" no mesmo menu para um acesso mais rápido e fácil.

2 - Ali naquele mini painel amarelado ficaram todos os comentários que já foram publicados em seu blog por seus leitores, as visualizações de páginas que recebeu durante o dia, quantidade de seguidores e publicações e os comentários que estão aguardando sua moderação para serem publicados.

3 - Notícias do blogger é todo o conteúdo publicado pelos criados do blog para ajudarem na personalização e duvida dos usuários, é sempre em inglês.

4- Google Plus, você também pode criar uma conta no Google e vincula-la ao teu blog ali no menu na opção "Google+".

5 - Alguns tutoriais de ajuda para quem está iniciando agora no blog e tem algumas duvidas relacionadas ao design, navegação e domínio.

Continuando com as outras opções do menu:

Postagens: Apenas para você poder ver, editar e excluir suas publicações que estão em rascunho, ou que já foram publicadas.

Páginas: Sabe aquelas páginas que você entra em um blog e fala sobre o autor, sobre tutoriais, e sobre tudo o que você pensar que serve para manter o blog organizado ? É tudo feito por ali, quando você cria uma página, você não tem a necessidade de publicar o conteúdo em forma de postagem. no meu caso, eu possuo no total 5 páginas já publicadas no "interior do meu blog" (se é que podemos falar assim), veja:



Estas são as páginas existentes em meu blog: Bloggroll (lista de blogs que eu indico); Quem faz? (sobre mim, e o blog); Politica de privacidade e termos de uso (explicação e termos do blog em responsabilidade ao que se é publicado de terceiros); Testemunho (Sobre religião mesmo); Mapa do blog (página com todas as publicações do blog).

Mas, para que serve as páginas? Elas servem para que você coloque um conteúdo de teor informativo relacionado ao que você tiver vontade, sem a necessidade de publicar em uma publicação. Tudo o que se é colocado em uma página fica oculto, e só aparece quando se clica no link indicado para aquela pagina, um bom exemplo: É possível criar menus, através das páginas. Muitos layouts gratuitos na web oferecem o recurso de páginas como menu.

Comentários: Já citei acima, são as mesmas opções que citei.

Google+: É ótimo! O Google+ tem uma visualização maior nas pesquisas na Google, até mais que o blog (nunca entendi o por quê), quando se cria uma conta por lá através do seu painel, você pode coloca-la conectada e optar por publicar automaticamente lá todas as publicações do blog, assim o seu publico te encontra com mais facilidade nos mecanismos de busca, e ainda podem te adicionar aos círculos e receber todas as publicações do seu blog, como se fosse em um e-mail usando o FeedBurner.

Estatísticas: Já expliquei ai acima.

Ganhos: Você pode optar por colocar anúncios do próprio Google no seu site e começar a gerar receita. Ali você configura onde o anuncio irá aparecer, como quer o anuncio (tamanhos, cores, fontes),  e começar a ganhar dinheiro! Em geral você só é monetizado quando clicam nos seus anúncios, mas a maioria dos blogueiros que conheço nunca passou de U$$0,15. Caso queira ganhar mesmo dinheiro com o blog leia o artigo "Como ganhar dinheiro com seu site/blog".

Campanhas: Assim como a Google te paga por anúncios que saem em seu blog, você também pode comprar anúncios, e começar sua divulgação nas páginas da Google usando o Google Adwords. Este local é próprio para esta ação.

Layout: Ali você irá organizar todo o seu layout. Você pode mudar a sidebar de lugar, trocar o favicon do blog (aquele ícone que geralmente fica do lado do nome do blog na aba), instalar scripts, e até mesmo widgets para personalização do seu blog.

Modelo: Ali você irá carregar seu novo layout. Você pode comprar um com uma agência especializada e eles faram a instalação por ali, ou você pode escolher um gratuito na internet, e você mesmo fazer todo o processo de instalação. Na internet existem vários tutoriais disponíveis que podem te ajudar neste quesito de personalização.




Configurações: Ali você irá configurar o seu domínio, data e hora das publicações no blog, preferências de pesquisas e localização entre outros.
Guia: Como usufruir de todos os recursos do blogspot/blogger. Guia: Como usufruir de todos os recursos do blogspot/blogger. Reviewed by Vitor Lessa on sexta-feira, janeiro 09, 2015 Rating: 5

Um comentário

  1. Te enviei um convite no diHITT! Seguindo teu Blog! Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Filmes