Keywords - O que é, como configurar.


Quando se tem um blog ou um website é natural se preocupar com as visualizações de páginas que recebe, e com as visitas únicas, porém... O que faz um blog ter um bom número de acessos, existe alguma coisa que determine se seu blog será ou não encontrado nas páginas dos mecanismos de busca?

Bom, existe sim, e são vários os fatores que podem influenciar a visibilidade ou não do seu blog nos mecanismos, uma delas é a Keywords, que em português significa palavra chave, ou palavras de acesso. Atualmente existem mais de setenta e quatro milhões de mecanismos de busca, porém os mais populares são: Google, Yahoo, Bing, Duck Duck Go, entre outros.

Definição rápida de uma palavra chaveUma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave.


Todos eles funcionam de uma mesma forma na indexação de páginas nos resultados das pesquisas de seus usuários. Como ? Existem sessões nas plataformas da blogosfera que são usados para colocar "tags", geralmente são usadas para organizar as publicações, porém a significância delas é maior do que você pensa.

Marcadores, tags, meta tags, mate words, ou seja lá como estiver na sua plataforma é onde você colocará as palavras que ajudaram sua publicação aparecerem nas pesquisas de qualquer mecanismo.

Um exemplo: Uma loja está anunciando um forno microondas, e o título da página de venda é bem direto "Microondas Brastemp", através do nome "microondas" ele será indexado nos mecanismos de busca. Porém nos blogs e sites funciona da seguinte maneira: Quando você escreve alguma publicação seja direto na chave, sempre deixando claro o assunto no local apropriado.

Vamos simplificar, veja este exemplo:


Esta publicação pode ser localiza no Google por dois fatores, como mostra acima:

1 - Titulo direto e coeso com o conteúdo;
2 - Marcadores devidamente colocados de acordo com o conteúdo;

Você também pode optar por configurar o Robots.txt do blogger para obter excelentes resultados nos mecanismos.

Caso você já siga este processo, procure enviar seu site para analise em sites do exterior para que ele seja aplicado em vários mecanismos. Já falamos sobre isso aqui no blog e indicamos mais de dez sites que fazem uma propaganda gratuita indexando seu blog nos mecanismos de busca a fora.

Escolhendo as keywords certas

O processo de pesquisar e verificar quais keywords serão usadas em um site é a chamada análise de keywords. Analisar bem as keywords e escolhe-las corretemente é algo essencial pois esta é a base do processo de SEO. Há alguns procedimentos simples que podem ajudar nesta tarefa:
  • Primeiro identifique as keywords naturais e obvias que o seu site tem, as keywords relacionadas ao produto ou ao serviço oferecido por exemplo.
  • Obtendo as palavras-chave acima, agora identifique sinonimos próximos e que podem vir a ser usados pelas pessoas que estão procurando pelo seu site
  • Entre nos sites dos concorrentes que tem um produto ou serviço semelhante aos seus e verifique quais askeywords que ele está usando, se for o caso, copie-as e utilize-as também para gerar concorrência e quebrar e diminuir a força deste seu concorrente.
Existe uma ferramenta gratuita do Google chamada Google AdWords Keyword Tool que é bem interessante para ajudar a realizar as tarefas acima. Através dessa ferramenta é possivel apurar, com base nas pesquisas realizadas no Google recentemente, quais keywords estão sendo mais usadas e também alguns sinônimos para elas.
Pesquisando por carros no Google Adwords por exemplo obtivemos o seguinte resultado:
Tela do Google Adwords Keyword Tool
Créditos: MundoSeo
Keywords - O que é, como configurar. Keywords - O que é, como configurar. Reviewed by Vitor Lessa on sexta-feira, março 06, 2015 Rating: 5

Filmes