Por que Deus, permite o sofrimento ?


Dor, sofrimento, holocausto, doenças, fornicação, guerras, fome, miséria. Por que Deus permite tudo isso? Algumas pessoas chegam a dizer "Se para Jesus voltar é preciso que tanta gente sofra, ou morra, é melhor ele não voltar", alias, eu vi isso ontem em uma página do Facebook, em um dos comentários, eu iria colocar o print aqui, mas a autora excluiu o comentário.

Devemos nos lembrar de duas coisas antes de abrir a boca para blasfemar contra Deus, sendo elas: 1 - Se eu não busco, eu não obtenho conhecimento, e se eu não tenho conhecimento, não posso argumentar sobre algo que não sei como funciona, ou como é de fato. 2 - Se eu não estou adepto, pronto, ou indisposto para ouvir, ler, ou praticar a palavra, então deixe que existe no mundo quem esta, e não cabe a você decidir isso.

Deus é tão misericordioso conosco, que no deixou sua palavra de salvação, deixou a bíblia, para que possamos obter conhecimento de tudo o que é preciso para conseguirmos passar por este mundo cruel, cheio de mentira, de mortes, mutilações, e cheio de enganações. A bíblia é o livro mais atual do mundo, com 66 livros, escritos por mais de quarenta autores diferentes, que transmitem a palavra da Vida segundo Cristo Jesus.

A palavra está ai, para quem quiser lê-la e obter o conhecimento necessário que salvará sua alma, sua família, sua vida.

Usemos a história de Adão e Eva para responder a essa pergunta:

Depois de criar o paraíso, Deus criou Adão, e de suas costelas tirou eva (Gênesis 2:23), e Deus disse-lhes: Coma livremente de qualquer árvore do Jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, por que no dia em que dela comer, certamente você morrerá - Gênesis 2:16-17.

Note, que Deus não deu uma ordem, mas um pedido, uma conversa informal entre amigos, um conselho "Mas, não coma... Você morrerá". Sendo assim, podemos perceber que ele deu o livre arbítrio a Eva, porém ela escolheu pecar, e ceder aos instintos e ao conselho da serpente (Gênesis 3:4-5).

Após andar pelo paraíso Adão e sua mulher Eva se esconderam, por que o conhecimento do que era bom, e mau habitava em seus corpos, e sentiram vergonha por estarem nus. E desde então a serpente foi amaldiçoada para todo o sempre sobre a terra (Gênesis 3:14-15).

Assim Deus é conosco, bondoso e misericordioso, nos dando a chance que Adão e Eva tiveram, de escolher o caminho que mudaria o rumo de suas vidas. A escolha também foi importa aos irmãos Caim e Abel. Caim oferecera a Deus um cultivo de sua horta, e Abel um sacrifício de um dos seus novilhos, e Deus alegrou-se com o semblante de Abel, mas com o semblante de Caim, não. E Caim irou-se contra o seu irmão, o matando. Deus então conversa com Caim:

- Onde está teu irmão ?
- Não sei, e sou eu o guardador do meu irmão?
- O que fizeste? O sangue do teu irmão está clamando a mim, desde a terra.

Desde então Caim foi condenado a vagar sozinho, sem o espírito de Deus, sem companhia por uma terra árida e só. Mesmo assim, Deus foi misericordioso, e colocou em Caim, um sinal ao qual todos veriam, e não o matariam.

A misericórdia de Deus se estende por toda a bíblia, por todas as páginas escritas no livro que salva e tem resposta para todas as perguntas. E agora você me pergunta: Por que Deus permite o sofrimento ?

Deus não permite o sofrimento. O sofrimento é fruto do que o homem mesmo colheu na terra desde Adão por sua desobediência. O salário da morte é o pecado, mas o único ser mesmo sendo humano que não teve pecado, foi morto, o cordeiro de Deus foi crucificado para nos salvar. Ele é a nossa rocha e a nossa redenção !

Se fazer essa pergunta não é pecado. Na bíblia vemos que grandes profetas chegaram a perguntar o mesmo para Deus. Um deles foi Habacuque: "Por que me fazes olhar para o que é prejudicial e continuas a olhar para a mera desgraça?" E por que há assolação e violência diante de mim, e por que vem a haver altercação, e por que se sustenta contenda?" - Habacuque 1:3

A história de Jó, nos diz claramente: Longe está o verdadeiro Deus agir ele iniquamente, e do todo poderoso, agir injustamente - Jó 34:10

Uma das causas do sofrimento é o não conhecimento da grande verdade universal: O mundo inteiro, jaz no poder no iníquo (1 João 5:19). Satanás é mentiroso, cruel, e quer ver a todos nós sofrer. Um dos motivos da maldade do homem é a desobediência desde a rebelião no jardim do Éden.

Mas, como evitar tanta dor ? O mundo é cheio de pecado e enganação, e Deus não nos quer ver sofrer, e nos deixa uma grande mensagem de consolação : "Quem não ama, não chega a conhecer a Deus, por que Deus é amor" (1 João:4:8).

E claro! Para nossa alegria, Deus também nos diz o que irá acontecer com estas pessoas que praticam o mau: Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".  - Apocalipse 21:8

Também nos avisa sobre o sofrimento que passaremos, e pelas provações:

"Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.
Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.  - 
Apocalipse 2:10

Para que a Glória de Deus se manifeste todos os dias, e que as duvidas da vida, e do senhor e seus preceitos não venham a lhe atormentar mais, passe a orar ao nosso Deus, e ele os ouvirá, e perdoará todos os seus pecados. 2 Crônicas 7:6 

É preciso orar, é preciso ir em busca da santidade! A palavra nos diz, que o demônio está nos perseguindo, e só quem vive e busca, e aceita Jesus como único salvador, está a salvo.

O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.   - Apocalipse 12:17

Tenha fé! Deus não tarda, ele capricha! "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.  - Apocalipse 22:12

Graças a DEUS
Por que Deus, permite o sofrimento ? Por que Deus, permite o sofrimento ? Reviewed by Vitor Lessa on quarta-feira, março 11, 2015 Rating: 5

Filmes