Como trabalhar com marketing em sua empresa.


Provavelmente você já deve estar ciente dos benefícios que as empresas passam a ter a partir do momento em que adotam o marketing como princípio básico de planejamento. Antes de mais nada, vamos a uma breve descrição do que vem a ser marketing:

A função básica do marketing é identificar as necessidades do consumidor e desenvolver produtos que os satisfaçam. Assim sendo, a função do marketing dentro de uma organização vai além da identificação das necessidades e desejos do consumidor, determinar quais mercados-alvos a organização pode atender melhor, planejar produtos, serviços e programas mais adequados que satisfaçam estes mercados, mas também convocar todos que participam da organização e pensar e servir os consumidores.'' ( MASO, 2010 p 3)

Agora que temos uma definição amplamente concreta do significado de Marketing, podemos começar a trabalha-lo dentro de sua empresa. Vamos aos procedimentos necessários para um bom planejamento:




Planejamento:


É necessário fazer uma ampla avaliação da empresa relacionando os produtos que nela são vendidos, sua localização, as empresas concorrentes, valores oferecidos por produto, e a pergunta chave: Qual o diferencial da minha empresa?


O que definirá o sucesso ou fracasso da sua empresa serão sem sombra de duvidas os valores e o atendimento que o cliente receberá ao comparecer ao estabelecimento para realizar alguma compra. Sabendo-se que o marketing trabalha as relações interpessoais empresa e consumidor, você deve colocar em seu plano um bom atendimento, e profissionais qualificados ou treinados para recepcionar cada cliente de forma especial.


Sabe-se que todos os produtos de uma empresa são apenas uma forma de revenda, ou seja: A empresa adquiri por um preço menor do fabricante e o revende nas lojas físicas ou virtuais da internet por um preço diferencial dos de mais para um maior destaque. O marketing empresarial não trabalhará apenas em cima dos valores dos produtos a serem vendidos, ele também trabalhará os enunciados que o acompanham, e a escrita do anunciante, tudo isso conta, e desperta a atenção do cliente.


Ao criar um anúncio de venda, ou revenda de qualquer tipo de produto é necessário que anunciante saiba com quem está falando, e o que está acontecendo ao seu redor. Ou seja: Estude, faça pesquisas sobre os valores deste mesmo item que você pretende vender nas empresas que competem com a sua.


Faça uma reunião com seus funcionários, e expliquem a importância de uma abordagem sem desespero e calma até o cliente. Ser chamado de senhor, ou senhora é um sinal de respeito ótimo, e quase todos gostam, mas ainda sim preferem ouvir seus nomes, ao se dirigir ao cliente, o chame pelo nome. Procure não insistir se ele/a recusar sua ajuda ou dica, deixe-o a vontade, e volte para sua posição, aguardando um novo cliente.



Defina uma meta de vendas:

Se o que você pretende fazer é uma queima de estoque, certifique-se de que os valores estejam realmente mais baratos que nas outras lojas concorrentes. Se a sua meta de vendas for 1000 ou mais produtos de um mesmo setor da loja (eletrônico, casa e cozinha, banheiro, jardim), ofereça um bom desconto no valor a vista ou ofereça um "brinde" ou bônus em futuras compras.


Crie anúncios que realmente chamem atenção dos usuários. Procure estar por dentro do que acontece ao seu redor para tirar proveito, e criar um anúncio em cima disso. Ilustremos esta situação: A um tempo atrás uma blogueira da capricho foi barrada em um club de dança em São Paulo, por que queria furar a fila com seus cinco amigos, porém, ela reclamou no Facebook e acabou virando meme. Veja sua publicação:




É claro que algumas empresas se aproveitaram da situação, e criaram anúncios bastante interessantes em cima do ocorrido, veja:


Até mesmo a própria revista riu da situação:





  • O marketing estratégico concentra-se principalmente sobre os objetivos de longo prazo de uma empresa, em vez de operações diárias. Quando os funcionários da empresa ter o tempo para rever seu plano de negócios, objetivos de crescimento e objetivos de vendas, eles serão mais capazes de desenvolver um plano estratégico de marketing que irá suportar o crescimento futuro. Se você pode colocar o seu plano de marketing em torno de objectivos a longo prazo, então você pode se encaixar em projetos de curto prazo que suportam seus objetivos finais.

Revisão Periódica 

  • Um plano de marketing estratégico é mais bem sucedida quando se passa por revisões periódicas. No mínimo, você deve realizar uma revisão anual das estratégias de marketing - em alguns setores com que mudam rapidamente as ofertas de produtos e concorrentes, pode ser necessário rever quantas vezes a cada mês. Ao avaliar o sucesso de cada atividade de marketing e medir o plano global contra os objetivos da empresa e do ambiente de negócios, você vai ser capaz de medir o progresso e identificar as áreas problemáticas. A avaliação é particularmente importante depois de uma mudança no plano de negócios ou objetivos corporativos.

Decisões impulsivas 

  • Por natureza, marketing estratégico é cuidadosamente pensado e planejado para atender os clientes da sua empresa e do ambiente de negócios atual. Decisões de marketing impulsivos que são desenvolvidos em uma reação às tendências atuais pode impactar o sucesso a longo prazo dos esforços de marketing. A atividade de marketing mal planejado pode ter um efeito negativo sobre a imagem da sua empresa, o que pode prejudicar a sua reputação ou de drenagem de recursos que teriam sido melhor utilizado em projetos de longo prazo. Para combater esse problema, alocar uma parte do orçamento de marketing estratégico para as atividades de marketing de curto prazo.

Conhecimento de Mercado 

  • Para um plano estratégico de marketing para ser bem sucedido, deve levar em consideração o estado atual e futuro da indústria e do mercado. Antes de fazer um plano estratégico, é importante para completar uma avaliação profunda do mercado para reunir o conhecimento de dados demográficos do cliente, informações sobre a concorrência, os possíveis fatores que irão causar uma mudança no poder de compra do seu público, e os efeitos da geografia sobre a venda de seu produto ou serviço. Com uma compreensão abrangente do mercado, seus clientes e concorrentes, você pode planejar melhor uma estratégia de marketing bem sucedida a longo prazo.
Planejamento a longo prazo

Os principais fatores de sucesso a longo prazo no contexto do planejamento estratégico refere-se às atividades essenciais de uma organização. A principal idéia por trás fatores-chave de sucesso é que a organização se concentra seus recursos de forma desproporcional sobre eles em detrimento de outras atividades. Por exemplo, o sucesso de uma empresa de desenvolvimento imobiliário depende de aquisição de terrenos bem localizados e certificando-se de que tem liquidez suficiente em todos os tempos (o dinheiro para fazer o pagamento da dívida). Assim, esta empresa deve concentrar-se na compra de terrenos bem localizados e mantendo liquidez elevada, enquanto outras atividades importantes, como servir o cliente ou a contratação de funcionários talentosos, podem ser alocados menos tempo, dinheiro e energia.
Embora cada empresa tem suas próprias principais fatores de sucesso, alguns fatores de sucesso gerais, semelhante em todas as empresas, podem ser distinguidos.Principais fatores de sucesso são diferentes para cada empresa. 

  • Aumento de Vendas 

    • Um importante fator chave de sucesso que é vital para qualquer empresa é aumentar as vendas. Existem empresas para ganhar dinheiro e que a única maneira de fazer isso é dirigir-se receitas. Existem várias maneiras de melhorar as vendas, mas todos eles ou pode ser impulsionado pelo crescimento orgânico ou por fusões e aquisições com outras empresas (em outras palavras, comprando empresas menores)

    Orçamento 

    • A manutenção de um orçamento também é extremamente importante. Quando uma empresa está crescendo, às vezes, tem vista para esse fator, que pode resultar em menos lucros do que o contrário. Receitas de altos e baixos custos de resultar em lucros elevados, o que é o objetivo principal de uma empresa privada.

    Melhorar Vantagem Competitiva 

    • Embora o aumento de vendas e orçamentos são muitas vezes consideradas obviedades auto-evidentes (embora colocando-os pela primeira vez em uma organização empresarial nem sempre é o caso), melhorando a vantagem competitiva de uma empresa é subvalorizado. As empresas podem ganhar dinheiro só porque eles fazem coisas que outras empresas não são tão bons. Se uma empresa perde uma vantagem competitiva, é destinado a um declínio irrevogável.
      Fazendo melhorias na vantagem competitiva de uma empresa é um fator-chave de sucesso para cada empresa.

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