[ANALISE] Operação Valquíria


REPRODUÇÃO


História e mais história. Operação Valquíria não é apenas um filme histórico de ação, ele também é um roteiro incrível de como foi o atentado de 20 de Julho de 1944 sob a visão do coronel Claus Schenk Graf Von Stalffenberg. Operação Valquíria foi o nome dado á uma operação arquitetada por líderes do regime militar da segunda guerra mundial que já não suportavam mais receber ordens de Hitler.

O plano era que Stalffenberg levasse algumas pastas contendo explosivos durante um pronunciamento de Hitler na toca do lobo (local de reunião e refúgio). A ideia central era que as pastas fossem colocadas o mais próximo possível do Führer para que a bomba pudesse explodir e levar não somente a Hitler, mas todos os seus possíveis sucessores.

Porém, você deve estar se perguntando a mesma coisa que todos se perguntam: Se ele teria que colocar a bomba durante o pronunciamento e ele também estaria no local, como ele faria para escapar do atentato? Todos os envolvidos presentes inventariam uma desculpa de ultima hora para saírem da sala de reuniões com vida, mas o sucesso não foi obtido: o plano teve fracasso total, e outros mais de quatro mil soldados foram mortos nos quatro meses sucessivos. 


A traição


Perante Deus, eu faço este juramento sagrado: Que vou prestar obediência incondicional á Adolf Hitler Führer do Reich Alemão e comandante supremo das forças armadas. E que devo estar pronto, como um soldado valente a dar a minha vida por este juramento.

Este mal sucedido atentado custou a vida do Coronel von Stauffenberg e de outros conspiradores que se encontravam em Berlim. Foram traídos por um cúmplice, o general Friedrich Fromm. Ao saber que Hitler tinha sobrevivido, Fromm denunciou seus companheiros como os Generais Friedrich Olbricht, HoepnerErwin von Witzleben (posteriormente enforcado), o Coronel Mertz e o Tenente Werner von Haeften, os quais foram fuzilados naquele mesmo dia, após julgamento sumário.

No dia seguinte, uma lista com nomes do futuro governo da Alemanha pós-Hitler foi encontrada no cofre de Fromm. Esta era a prova de que ele participara do atentado e da tentativa de golpe de estado. O ministro Albert Speer, em vão, tentou interceder em seu favor. Friedrich Fromm foi condenado a morte e fuzilado em 12 de Março de 1945.

Conforme apresentado no filme The Desert Fox: The Story of Rommel, o outro suspeito de participar da conspiração, o Marechal de Campo Erwin Rommel, conhecido como a "Raposa do Deserto", foi concedida a opção de suicidar-se, de que ele fez uso.


CRÍTICA

O filme foi muito bem pensado e produzido. Algumas partes do filme não estão descritas na história, como por exemplo: Como foi que Stallfenberg alterou os protocolos do documento que abria a execução de Valquíria? A história real em si não nos conta como as documentações chegaram até as mãos dele  para que recebesse as devidas adequações, mas o filme nos apresenta uma série de fatos e acontecimentos que não só mostram como isso aconteceu como também nos mostra diretamente como chegou até a gaveta de Fromm.

Completamente informativo e com uma produção impecável. Não há quem ame história e não se apaixone por Operação Valquíria, já que é a história criando vida nas telas.

Em outras palavras: Com toda e absoluta certeza, este filme não poderia ter sido melhor. Completamente fiel ao contexto histórico da Segunda Guerra Mundial.

[ANALISE] Operação Valquíria [ANALISE] Operação Valquíria Reviewed by Vitor Lessa on segunda-feira, maio 30, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes