[RESENHA] Insônia - Marcelo Carneiro da Cunha

Titulo: Insônia
Autor: Marcelo Carneiro da Cunha
Páginas:181
ISBN:9788585500658
Editora:Projeto
Ano: 1996


Sinopse: Você tem um pai, você tem uma casa para cuidar, você vai a escola, quer ser cientista, quer saber mais sobre a vida, sobre as pessoas, sobre você. Você tem uma turma que adora você, mais eles estão na internet e você nunca encontrou nenhum deles ao vivo. Você gosta de aventuras, quer saltar de para-quedas, tem as fantasias mais loucas, gosta de ler, gosta de viajar, gosta de zoar. Sua banda predileta é Garbage, você nem sabia que poesia era tão bom, e não sabia que uma certa pessoa gostava tanto de você. Seja bem vindo a Insônia. Sua viajem começa aqui.

Resenha

Claudia é uma garota que está entrando na puberdade e está passando por uma série de problemas, que todos nós já passamos um dia: Confusão sentimental, primeiro amor, amigos virtuais, descobertas, ciúmes, problemas familiares e uma nova chance para amar.

Aparentemente Claudia tem um roll de amigos, mas dentre todos estes amigos, ela tem uma em especial, chamada Carla - a qual intitula de piriguete - que está sempre afim de um carinha novo, e sempre está de olho em um novo, e quer por que quer, que Claudia também encontre um garotinho para "curtir", porém, ela não demonstra muito interesse em garoto nenhum, creio eu que pelas responsabilidades carregadas por Claudia no seu âmbito familiar. 

Assim que a mãe de Claudia faleceu, ela ficou morando com o pai, e cuidando dele, fazendo tudo o que se é necessário para ser feito - lavar, passar, cozinhar, lembra-lo de seus compromissos -. Seu pai é biólogo e está sempre viajando, e Claudia nas horas livres passa a maior parte do tempo conversando com sua amiga Carla ao telefone, ao em uma sala de bate papo virtual, a onde ela tem muitos amigos e uma paixonite.


Minhas impressões

O livro faz parte do acervo de literatura infanto juvenil brasileira, porém é uma obra que eu recomendo á todo e qualquer adulto, por ter uma história tão limpa e coerente com a realidade.

Marcelo Carneiro da Cunha, nos mostra como a vida pode ser feita de surpresas e que não devemos planejar tudo, que algumas coisas vem com o tempo. Um exemplo disso é o fato de Claudia não se interessar por garoto algum, mas com o passar do tempo, ela descobre que tem um admirador secreto, e acaba se apaixonando pelos mistérios para desvendar quem é o cavaleiro de armadura reluzente por trás das cartas e presentes deixados na sua porta.

O livro é altamente recomendado para o publico infanto das faixas de 13 á 16 anos, que são mais ou menos as idades mais precoces da nossa vida, a onde queremos experimentar um pouco de tudo que a vida tem a nos oferecer. Durante essa fase de vida de Claudia, ela descobre que existe muito mais do que ela consegue enxergar, e que seu pai pode - e vai - se cuidar muito bem, que ela poderia viver sua vida de forma mais tranquila, e se dedicar mais ao seu tempo.

A descoberta de um novo amor, uma nova melhor amiga, viagens que nos apresentam um mundo diferente daquele que estamos acostumados á viver, novos ares, companhias, as primeiras festas... Exatamente tudo da forma como deve ser vivida: Sem pressa.


Comentários

A equipe do autor Marcelo Carneiro entrou em contato comigo há um tempo atrás, pedindo para que eu fizesse uma publicação sobre  filme que seria lançado inspirado no livro, e que eu ganharia um livro autografado do autor. - O que não aconteceu, por que o livro sempre retornava, mesmo com o endereço certo -. Mesmo assim a publicação continuou no ar, mas as imagens desapareceram, por consta da hospedagem ter sido removida da internet.


Sobre o autor
Marcelo Carneiro da Cunha nasceu em Porto Alegre. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, como escritor, já publicou 18 livros, tendo recebido prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes, da União dos Escritores do Brasil e da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, entre outras. Escreveu o roteiro do filme Batalha naval e o argumento de O branco — premiado nos festivais de cinema de Berlim, Rio de Janeiro, Biarritz e outros. Em 2000, foi escritor-residente da Fundação Ledig House, de Nova Iorque. Em 2004, lançou o romance O nosso juiz, seu primeiro livro para o público adulto. Em 2005, publicou o volume de contos Simples — O amor nos anos 00.

[RESENHA] Insônia - Marcelo Carneiro da Cunha [RESENHA] Insônia - Marcelo Carneiro da Cunha Reviewed by Vitor Lessa on sábado, maio 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes