[RESENHA] O menino do pijama listrado - John Boyne

Titulo: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Ano: 2007
Páginas: 186
ISBN:9788535911121

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.



Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Contexto Histórico

Para compreendermos um pouco melhor a história retratada nesta obra de John Boyne, primeiramente temos que entender o que é a Segunda Guerra Mundial. 

A Segunda Guerra Mundial é considerada o pior dos acontecimentos na vida da humanidade. Deu-se devido á uma invasão à Polônia feita pela Alemanha Nazista em 1939. Estima-se que toda a catástrofe causada na Segunda Guerra Mundial deu-se a partir deste ponto, até mesmo porque já haviam outros países que estavam em guerra em 1939, tanto que dois exemplo disso são a guerra do Japão contra os Estados Unidos da América, e Etiópia e Itália. 

Assim que a Alemanha decidiu invadir a União Soviética, o Japão, sucessivamente, decidiu invadir os Estados Unidos. Devido à decisão do Japão, os EUA decidiram por vez formalizar uma guerra.

Essa guerra também ficou conhecida pelo fato de ter mobilizado mais de 70 milhões de militares e também pelo número incalculável de pessoas que vieram a falecer, mesmo a estimativa sendo mais de cinquenta milhões.

O Menino do Pijama Listrado tem todo o enredo voltado para os campos de concentração, que eram pontos de encontro criados pelos alemães para se livrarem dos judeus da pior forma possível. Obviamente não existiam apenas judeus nesses campos de concentração, como também americanos, ou qualquer pessoa que tivesse um nome que soasse Judeu, uma aparência, ou uma enfermidade.

Acredita-se que o resultado de tamanho acontecimento foi incentivado pelo ódio da Alemanha depois de serem destroçados na Primeira Guerra Mundial. Sem mencionar o fato de que os judeus eram proprietários de boa parte das terras, economias e de bancos.

Resenha

O Menino do Pijama Listrado conta a vida de Bruno e de sua família, aparentemente feliz. Tudo muda quando a Alemanha entra em guerra. A família se vê obrigada a se mudar, afinal todos os homens estavam sendo recrutados para servir e o pai de Bruno era um oficial responsável por alguns campos de concentração. 

Devido à mobilização causada na Alemanha e pela captura dos reféns que seriam levados para os campos de concentração, a família se muda para próximo do campo, ao qual o pai de Bruno seria responsável.

É possível notar durante o enredo que os únicos satisfeitos com a guerra são o pai de Bruno e sua irmã, pois sua mãe não tem conhecimento das atrocidades pelas quais o marido é responsável devido a suas obrigações militares.

Uma mistura de medo, tristeza, suspense e uma tremenda vontade de chorar percorre todo o nosso ser a cada página folheada. É difícil acreditar que tal acontecimento possa, de fato, um dia ter acontecido, e, infelizmente, as pessoas tem se esquecido disso nos dias de hoje. A história que o livro trás não é apenas informativa, mas também bastante reflexiva.

Se você já escutou sobre os campos de concentração, obviamente você tem conhecimento de como tudo acaba. O contexto histórico exposto no livro não poderia ter sido melhor. A cada página, uma emoção diferente e uma narrativa esplêndida tomam conta do leitor.

Sobre o autor

                                                 John Boyne (30 de abril de 1971) é um romancista irlandês.
Estudou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prêmio Curtis Brown. Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois . Trabalhou em uma livraria dos 25 aos 32 anos .
Boyne lançou recentemente seu sétimo romance - The House of Special Purpose, ou O Palácio de Inverno na edição brasileira -, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão. Seus romances foram publicados em 30 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas (O menino do pijama listrado ou O Menino do Pijama às Riscas (título em Portugal))é um Best Seller em Nova York e uma adaptação para o cinema começou a ser filmada em abril de 2007. Boyne reside em Dublin.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.