[CATRACA INDICA] 10 Super filmes sobre psicopatia

VIOLÊNCIA GRATUITA
Decidimos de vez abrir um quadro no blog somente para indicação de filmes tendo visto que muitos de vocês nos enviam e-mails perguntando nome de tal filme, agora isso não será mais necessário. Diariamente iremos selecionar dez filmes sobre um tópico específico e indica-los em uma publicação para que vocês possam conhecer mais sobre o assunto.

Obviamente não iremos apenas falar sobre os filmes, como também sobre o contexto abordado na lista e o motivo da escolha. O contexto de hoje é psicopatia e para que todos tenham um bom entendimento, decidimos fazer uma análise rápida do que é psicopatia e quais seus sintomas.


psicopatia

transtorno de personalidade antissocial, vulgarmente chamado de psicopatia ou sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Na classificação internacional de doenças (CID), este transtorno é chamado de transtorno de personalidade dissocial (Código: F60.2). Na população em geral, as taxas dos transtornos de personalidade podem variar de 0,5% a 3%, subindo para 45-66% entre presidiários.

características de um psicopata

  1. Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais e falta de empatia para com os outros.
  2. Egocentrismo patológico: incapacidade para lealdade ou manutenção de sentimentos de amor ou afeição, sedução apurada, vida sexual impessoal ou pobremente integrada, prática comum de calúnias, omissões ou distorções de fatos e constante incapacidade de seguir algum plano de vida também fazem parte de suas características.
  3. As características dos sociopatas englobam, principalmente, o desprezo pelas obrigações sociais, leis e a falta de consideração com os sentimentos dos outros. Eles possuem um egocentrismo exageradamente patológico, emoções superficiais, teatrais e falsas, pobre ou nenhum controle da impulsividade, baixa tolerância para frustração e derrotas, baixo limiar para descarga de agressão física, irresponsabilidade, falta de empatia com outros seres humanos e animais, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.
  4. Fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos éticos e legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de reprovação social ou detenção (crimes);
  5. Impulsividade predominante ou incapacidade em seguir planos traçados para o futuro;
  6. Irritabilidade e agressividade, indicadas por histórico constante de lutas corporais ou agressões verbais violentas;
  7. Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia;
  8. Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras;]
  9. Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter manipulado, ferido, maltratado ou roubado outra pessoa;
  10. Tendência para enganar, indicada por mentir compulsivamente, distorcer fatos ou ludibriar os outros para obter credibilidade, vantagens pessoais ou prazer;
  11. Em alguns casos, incapacidade de conviver com animais domésticos ou ter apreço pelos sentimentos dos mesmos em geral;
  12. Dissociabilidade familiar, marcada pelo desrespeito ou desapreço.

Filmes



1. Violência Gratuita:
 Uma família em férias em uma casa a beira de um lago é surpreendida por dois jovens psicopatas. Eles mantêm mulher, marido e o filho como reféns, submetendo-os a um jogo de perversão, violência e humilhações.





2. Hannibal: A origem do mal: 
Filme que se passa durante a segunda guerra mundial, retrata a fulga da família Lecter da guerra dos lituanos. Hannibal e sua irmã fogem mas são encontrados por soldados lituranos enviados pelos nazistas, desde uma série de acontecimentos, nota-se o motivo de nascer tamanha maldade em um ser humano - Basicamente é o início da maldade de Hannibal.


3. Precisamos falar sobre o Kevin: Eva Katchadourian (Tilda Swinton) tenta retomar sua vida após uma tragédia familiar. Desprezada e oprimida pela vizinhança ela mora sozinha em uma casa precária e trabalha em uma agência de viagens. Até então uma bem sucedida escritora de livros turísticos, ela relembra sua vida desde o momento em que conheceu seu marido Franklin (John C. Reilly), um fotógrafo que trabalha com publicidade. Após anos desfrutando de viagens e prazeres do matrimônio Eva é trazida à realidade pela gravidez tardia, o casal abandona um loft no centro da cidade e se mudam para uma confortável casa no subúrbio para criar os filhos.
Entretanto, como o nascimento do filho primogênito, Kevin, a vida de Eva muda drasticamente. Kevin, uma criança agressiva e cruel, nutre uma assustadora hostilidade pela sua mãe que se intensifica com o passar dos anos, destruindo a harmonia familiar e tornando Eva uma mulher infeliz, amargurada e tomada pelo terror.

4. Psicopata americano: Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, também é um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.



5. psicose:
 Psicose é a história de Marion Crane que decide roubar a imobiliária onde trabalhava e pegar a alto estrada para se encontrar com seu namorado, caminho Marion encontra um motel com vagas e decidi hospedar-se nele. O filme conta uma série de acontecimentos envolvendo os proprietários do motel e seus futuros clientes.



6. O silêncio dos inocentes: Clarice Starling é uma jovem agente do FBI escalada para entrevistar um criminoso terrível, inteligente e violento, com a intenção de capturar um assassino em série que está solto, matando mulheres. Como elemento de ligação entre os crimes, apenas uma inusitada pista: casulos de uma mariposa tropical eram encontrados no interior dos corpos das vítimas.
O assassino sequestra a filha de uma senadora, Ruth Martin e, com isso, todo o aparato policial é mobilizado para sua captura.
Para fazer o perfil psicológico do sequestrador, Clarice serve-se de um sociopata, Hannibal Lecter, condenado à prisão perpétua por nove assassinatos e detido há mais de oito anos.
Tem início um jogo de pistas e enigmas que elevam a tensão do filme, onde Hannibal, um ex-psiquiatra que se tornara canibal, consegue engendrar uma espetacular fuga.


7. Laranja mecânica: É o retrato de vida de um garoto que vive diariamente sem o afeto dos pais que decide se aventurar no mundo com seus amigos, usando drogas, e violentando pessoas. O filme aborda desde o surgimento dos primeiros sinais da psicopatia, até o desenvolvimento e as situações passadas por um psicopata.



8. A morte pede carona: Um casal de namorados, saem de viagem para encontrar alguns amigos. No caminho, meio a uma forte chuva, eles quase atropelam um sujeito sinistro que parecia estar com o carro quebrado e precisando de carona. Amedrontados, os dois fogem do local. O que não esperavam era que, mais tarde, encontrariam novamente o homem em um posto de gasolina. Lá, este pediria carona mais uma vez, fazendo com que Jim, não tivesse chances de recusar, deixando sua namorada Grace (Sophia Bush) desconfiada. John Ryder (Sean Bean) acaba revelando no meio da viagem que é um aventureiro de estrada e que gosta de fazer vítimas com sua crueldade. Apavorados, Jim e Grace dão um jeito de se livrar do sádico assassino, que passa a persegui-los durante toda a viagem e causa muita confusão na vida da dupla.

9. P2 - Sem saída: Na noite de Natal, Angela (Rachel Nichols) é a última a sair do escritório, determinada a fechar um último contrato. Quando ela desce até a garagem, descobre que seu carro não liga. Isso não poderia ocorrer em pior hora: ela já está atrasada para o jantar de família, a garagem está deserta e seu celular não pega. Até que Thomas (Wes Bentley), o simpático segurança, lhe oferece ajuda. Ele até a convida para passar a noite de Natal com ele e dividir o jantar que ele está preparando no escritório da garagem, mas ela não o leva a sério. Antes que ela perceba, algo a atinge e ela cai inconsciente. Ao acordar, Angela já está amarrada a uma cadeira no escritório do guarda. Ao que parece, seu convite para o jantar não era opcional - e envolve muito mais do que apenas uma refeição. Agora, se Angela quiser estar viva na manhã de Natal, ela terá de encontrar uma maneira de fugir daquela garagem a qualquer custo...



10.SEXTA FEIRA 13:
O clássico do terror e da psicopatia. Uma série de eventos e mortes está acontecendo e ninguém sabe de onde vem, e talvez seja melhor assim. Jason com uma serra elétrica resolve sair matando todos e todas que encontra pelo caminho.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.