OUVIDOS SENSÍVEIS: Beethoven

Beethoven | GOOGLE IMAGES


Ainda me lembro de quando cheguei no meu trabalho  às sete da manhã, me sentei confortavelmente, abri o Youtube e fiz aquela rotina de sempre de colocar algo para ouvir, e lá estava eu por mais dia, mais uma vez ouvindo musica clássica. Um cliente entrou pela porta e ficou me encarando antes de dizer em que eu poderia ajuda-lo, ele fixou os olhos em mim e ficou me olhando, confesso que me deu medo, mas sua expressão era de extrema calmaria. Perguntei educadamente: - Posso te ajudar? Ele se aproximou, sorriu e me disse: "Que ouvidos sensíveis você tem, Beethoven é um clássico".

Comentários como este tem se tornado comum no meu dia-a-dia, ontem mesmo ouvi um parecido dentro de um ônibus de uma amiga que se assentou ao meu lado e comentou sussurrando bem próxima do meu ouvido: "É Beethoven?".

Como sempre, nós promoveremos à cultura por todos os dias e hoje chegou o dia da cultura das culturas: Música. 

Ludwig Van Beethoven foi um compositor alemão que viveu no século dezenove durante a transição do Classicismo e o Romantismo. Suas melodias muito bem desenvolvidas, escritas e conteúdo musical de alta qualidade, Beethoven adquiriu fama e reconhecimento por toda Alemanha e sucessivamente em outras localidades, se tornou uma figura respeitadíssima dentro da música clássica nos tempos em que viveu. 

Suas sinfonias eram consideradas "influenciadoras" e usadas em tratamentos dos mais diversos tipos.

Existem mentes que nasceram para brilhar, e a de Ludwig sem a menor sombra de duvida, era uma delas. Aos nove anos de idade Beethoven escreveu sua primeira sinfonia com os acompanhamentos de Christian Gottob Need (1748-1798) o melhor mestre de cravo da cidade de Colônia na época, que lhe deu uma formação musical sistemática, levando-o a conhecer os grandes mestres alemães da música.

E é inspirado neste grande homem que se tornou um marco mundial da música clássica que iremos indicar e introduzir você querido leitor, dentro do da música clássica.

Comentário: As sinfonias e orquestras de Ludwig não são simples músicas ou rufos de tambores, elas transmitem personalidade para aqueles que às ouvem, é impossível ouvi-lo e não sentir uma sensação de liberdade - É como se todos os muros, empecilhos e problemas do mundo sumissem - é assim que eu me sinto quando escuto Ludwig.


Sinfonia Nº 9


Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125, Coral, é a última sinfonia completa composta por Ludwig van Beethoven. Completada em 1824, a sinfonia coralmais conhecida como Nona Sinfonia ou ainda, A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.


Sinfonia Nº 5


Sinfonia n.º 5 em Dó menor Op. 67, dita Sinfonia do Destino, de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da Música Erudita Europeia, além de ser uma das sinfonias mais executadas nos tempos atuais


Sonata Nº12


Sonata para piano n.º 12, Op. 26,tem várias características peculiares. Desde o tema com variações do primeiro movimento até o allegro final incansável, passando pela marcha fúnebre, fica claro que Beethoven tinha um sentimento especial por essa sonata.

OUVIDOS SENSÍVEIS: Beethoven OUVIDOS SENSÍVEIS: Beethoven Reviewed by Vitor Lessa on quinta-feira, junho 09, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes