{RESUMÃO} Segunda Guerra Mundial




A segunda guerra mundial sempre foi um assunto muito polêmico e até proibido em determinados lugares, mas será que as pessoas sabem o real significado do que aconteceu, os motivos, os incentivos e por que um ódio tão grande por uma classe determinante de pessoas? São perguntas como essa que esta publicação procurará responder, espero que nossos argumentos possam te ajuda futuramente.


Resumo

A segunda guerra mundial foi um conflito que se iniciou em 1939 e se estendeu até 1945, envolvendo as grandes potências que se organizaram em suas alianças militares opositoras, os aliados e o eixo. A guerra ficou extremamente conhecida por mobilizar mais de cem milhões de soldados  no mundo.

Mobilizados pelo ódio à segunda guerra mundial teve todo o investimento que se possa imaginar , todas as potências envolvidas usaram todos seus recursos militares, científicos e econômicos em favor da guerra.

Houve-se um número incalculável de pessoas mortas durante este período, incluindo a morte de diversos civis, militares e holocaustos contra uma classe específica de pessoas.

Toda a segunda guerra foi comandada por Adolf Hitler, até então Führer do Reich alemão.


Como Adolf chegou ao poder


Tudo começou em 1919. A primeira grande guerra mundial havia deixado a Alemanha completamente destruída, em pedaço e com a economia no eixo do fracasso - os civis e os sobreviventes da primeira guerra mundial estavam morrendo de fome por conta da miséria que o país se encontrava.

Adolf Hitler era aliado do partido dos trabalhadores da Alemanha. O partido então começou abordar tópicos da primeira grande guerra mundial com Hitler, entre eles podemos enfatizar: Russa, Judeus e o grande inimigo da Alemanha. 

Com tremenda indignação com as informações que lhe foram passadas Hitler inicia seu plano de ascensão na carreira militar, mas para isso necessitava de seguidores que o pudessem ajudar nessa fase tão difícil. Pouco tempo depois apresentando palestras para o partido ao qual pertencia, Hitler começou à conquistar fiéis seguidores que confiavam cegamente em seus argumentos Anti-Semitas.

Em 1920 Hitler teve a ideia de modificar o nome do partido dos trabalhadores alemães para "Partido socialista dos Alemães", dando inicio ao partido nazista. Com Hitler no comando com suas declarações tão convencionais o partido cresceu em proporções avassaladoras, isso o levou à fundar seu próprio exército, e a erguer soldados para treinamentos.

Suas atitudes o levaram para cadeia, mesmo sendo sentenciado à pouco mais de cinco anos, não permaneceu preso nem por nove meses - Durante seu período de cárcere Hitler escreveu o livro mais polêmico de todos os tempos "Mein Kampf" (minha luta) com todas suas declarações e discursos evasivos sobre o que almejava no poder, o que queria conquistar e importância de se deter determinada classe de pessoas, esta foi a chave e bíblia nazista.

Hitler acreditava que o povo Judeu era um povo sem escrúpulos e nojentos, e os culpava cegamente pela destruição da Alemanha durante a primeira guerra mundial. Os judeus eram donos de bancos, de grande parte da economia da Alemanha e eram em maioria entre os civis e eram vistos com ódio por serem considerados uma raça inferior que não poderia em hipótese alguma se perpetuar, ele queria à todo custo impedir que os judeus se procriassem com os arianos, este discurso foi a chave para desencadear o inicio da segunda guerra mundial.

Em 1929 os Estados Unidos da America, e a Alemanha entraram em um colapso devido à uma quebra na bolsa de valores deixando milhares de pessoas desempregadas, vendo ali então uma chace, Hitler decidiu oferecer emprego para todos aqueles que estavam preocupados com suas economias, e isso não só fez boa parte do povo apoa-lo ainda mais, como acreditar e absorver seus discursos de ódios pelos judeus.

Em 1932 os líderes das forças armadas nomearam Hitler como o novo ditador supremo de toda a Alemanha, e este novo ditador iniciou a segunda guerra mundial.

Muitas pessoas acreditam que Adolf Hitler se suicidou, apesar de existirem outros estudos que possam provar, ou até mesmo evidenciar outras hipóteses do que pode realmente ter acontecido.


Por que Hitler odiava os Judeus?
 




Podemos dizer que não foram os judeus que o alemão odiava mas sim o povo em si. Eles foram apenas um bode expiatório para culpar pela derrota alemã na primeira guerra. O mito de Hitler e seu ódio por Judeus também traz sua relação com o fato deste povo ser muito poderoso na Alemanha. Eles controlavam as finanças, eram donos de bancos e grandes empresas. Para Hitler isso era uma ameaça. Segundo estudiosos, muitas as teorias lançadas do Nazismo da supremacia ariana não passam apenas de fator forjados para que os nazistas tirarem as economias dos judeus.



Inicio da segunda guerra mundial





O primeiro dia de setembro de 1939 é geralmente considerado o início da guerra, com a invasão alemã da Polônia; o Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha nazista dois dias depois. Outras datas para o início da guerra incluem o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 7 de julho de 1937. Outros seguem o historiador britânico A. J. P. Taylor, que considerava que a Guerra Sino-Japonesa e a guerra na Europa e em suas colônias ocorreram de forma simultânea e posteriormente se fundiram em 1941. Este verbete utiliza a data convencional. Outras datas por vezes utilizadas para o início da Segunda Guerra Mundial incluem a invasão italiana da Abissínia em 3 de outubro de 1935.O historiador britânico Antony Beevor vê o início da Segunda Guerra Mundial nas batalhas de Khalkhin Gol, travadas entre o Império do Japão e a União Soviética de maio a setembro de 1939.

Também não existe consenso quanto à data exata do fim da guerra. Tem sido sugerido que a guerra terminou no armistício de 14 de agosto de 1945 (Dia V-J), ao invés da rendição formal do Japão em 2 de setembro de 1945; alguns apontam o fim da guerra no dia 8 de maio de 1945 (Dia V-E). No entanto, o tratado de paz com o Japão não foi assinado até 1951, enquanto que o acordo de paz com a Alemanha não foi ratificado até 1990.


Acontecimentos pré-guerra



  • Invasão italiana da Etiópia (1935)
  • Guerra civil espanhola (1936-1939)
  • Invasão Japonesa da China (1937)
  • Invasão Japonesa da União Soviética e Mongólia (1938)

Quando a guerra se tornou mundial



Em 22 de Junho de 1941, a Alemanha invade a União Soviética com alguns aliados para destruir o poder do pais e acabar com a potência militar local e acabar com o comunismo para fundar um espaço vital através da remoção de civis que ali viviam para ter acesso à recursos estratégicos que até então eram necessários para derrotar o restante dos rivais Alemães.


O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).



Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes



- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.

- Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

- De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. 

- O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

Agradecimentos especiais: Wikipedia, InfoEscola, SoHistória.

{RESUMÃO} Segunda Guerra Mundial {RESUMÃO} Segunda Guerra Mundial Reviewed by Vitor Lessa on sábado, junho 11, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes