10 livros infantis que todo adulto deveria ler


A vida é feita de inúmeras mudanças que nem sempre conseguimos controlar, e a prova disso é que quando pensamos que aprendemos alguma coisa, lá está a vida te mostrando que você se esqueceu do que aprendeu quando era criança.

Nem tudo o que você passa, vive ou sente na infância se mantem durante a fase adulta da sua vida, que é quando você como pessoa adquiri mais conhecimento ao seu espaço e passa a ter menos tempo para se dedicar as coisas que você gosta. Existem valores que estão se perdendo e ninguém está percebendo. Existem pensamentos, histórias e livros, que te ensinam maravilhas sobre o mundo ao nosso redor, mas que você nem se lembra que já esteve em contato com eles.

E hoje decidimos separar nada mais, nada menos, do que: 10 livros de literatura infantil que todo adulto deveria ler. 


Bárbaro | Renato Mariconi - O livro é todo constituído na base gráfica, o que quer dizer que você não vai encontrar nenhum texto, além da dedicatória do autor. Bárbaro conta a história de um cavaleiro que era muito valente, e que tinha toda força e determinação do mundo para vencer as barreiras, mas no meio do caminho de uma de suas batalhas, ele simplesmente para, olha para o céu, e chora. O motivo ? É o que vai levá-lo a ler esta obra.




O pequeno príncipe | Antoine de Saint Exupéry - Narra a história de um jovem de cabelos ondulados que vivia em um asteroide. O enredo ficou conhecido por trazer diversas reflexões sobre companheirismo, amor e fidelidade. Um verdadeiro manual de instruções para uma criança se tornar um adulto honrado nesta sociedade, o que o torna mais ideal ainda para ser lido por adultos, por que muitos nem sabem mais o significado de valores morais.



Alice no país das maravilhas | Lewis Carrol- Mas é claro que podemos tirar vários ensinos fundamentados no desenvolver este livro. Alice é uma garota que passeava o um jardim, tropeçou, caiu na toca de um coelho e foi parar em um mundo fantástico, a onde viveu grandes aventuras. Uma série de fatores fazem deste livro, uma ótima ideia de leitura para adultos: O fato de Alice não ter maldade no coração e confiar em todos, ou de sua ingenuidade de acreditar que todos ao seu redor querem o seu bem. O livro foi inspirado na vida do autor, após conhecer uma garota também chamada Alice, á qual homenageou lhe dando o nome de sua personagem.


Joões e Marias | José Roberto Torero- É claro que você conhece a história de João & Maria, e seus diversos filmes, livros e adaptações. Isso acontece por que ninguém nunca se contenta com o final de um determinado livro, e com João e Maria não foi diferente. - Joões e Marias, conta a mesma história várias vezes com vários finais alternativos, podendo o leitor optar pelo qual lhe agrada mais. - João e Maria nos mostra a importância da união nas horas difíceis, e como necessitamos daqueles que foram impostos em nossos caminhos.



Almanaque - Mafalda | Quino - Desde sempre quadrinhos foram dirigidos para criança, mas essa febre se tornou mundial, e todas as classes e idades se apaixonaram por esta forma curiosa de contar história. Mafalda é uma garotinha de oito anos que vive com os pais, e sempre está com alguma dúvida na cabeça sobre algo que pode, ou poderia melhor no mundo, sempre há alguma questão á ser resolvida. Nós não podemos nos acostumar com tão pouco, o ideal é sempre ir atrás de melhoras.



O menino maluquinho | Ziraldo - As maluquices deste maluquinho, irão te fazer refletir e muito. Será que você viveu toda a sua infância, ou você não teve a oportunidade ou tempo ? Maluquinho vive as mais diversas histórias, e nos mostra como a infância pode ser maravilhosa, se soubermos vivê-la. Ninguém precisa ter a pressa de crescer. Talvez você não tenha boas lembranças de sua infância, por que a vida foi dura contigo. Mas este livro é para você ler, parar, e refletir sobre como poderia ter sido, e como pode ser de agora para frente.



Meu pé de laranja lima | José Mauro de Vasoncelos - Indicado por vários fatores, mais o mais predominante deles é com toda certeza, o cuidado que temos com a nossa família e a atenção que damos á cada um deles. O livro conta a história de um garoto que se sente solitário dentro de casa, mesmo tenho vários irmãos, e que acaba descobrindo que pode se comunicar com uma árvore no quintal de sua casa, e desde então, acaba passando maior parte do tempo sentado embaixo desta árvore se comunicando com ela e tendo o afeto que não recebe em casa.





Peter pan | J.M Barrie -  história original não é tão linda quanto ás adaptações mostram. Mas Peter pan é um misto de ensinamentos valiosíssimos para nossas vidas. Um deles é o fato de nunca perdermos o espírito do "ser criança".




Onde vivem os monstros | Maurice Sendak - Como não amar um livro que ensina tanta coisa linda? Honestamente eu espero que meus netos possam conhecer este livro. Onde vivem os monstros ensina-nos á enfrentar nossos medos, nossas inseguras, e a nunca, nunca subestimar o poder de um apoio familiar nos momentos difíceis.



Matilda | Ronald Dahl - É quela história que todos nós conhecemos: Um filho (a), que não tem amigos, e nem é notado pela família, por que todos por ali se encontram focados em outra coisa, e em momento algum dão atenção, ou ligam para ele (a). Matilda é o retrato de milhões de pessoas que mesmo tendo seus pais ainda vivos, não tem um relacionamento. A história fica interessante quando uma professora de sua escola, mostra-a, como ela é especial, e o quão talentos ela tem.


Por: Vitor Lessa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.