A Odisséia

GOOGLE IMAGES

A Odisséia nada mais é do que um dos dois poemas mais conhecidos na Grécia Antiga que foram escritos em atribuição à Homero.

Odisséia como dito, é um de dois poemas super conhecidos de valor cultural na antiga Grécia, sendo o primeiro intitulado "Ilíada", ambos narram a guerra dos cinquenta dias na conquista de Ilíon. 

Especula-se que o criador de ambos os poemas tenha sido Homero, o que desperta o ceticismo dos historiadores modernistas, visto que, não há evidências de sua existência. Os poemas escritos por Homero são líricos de cunho informativo histórico e narram um pequeno período da história da Grécia Antiga em forma de prosa lírica.

O poema é constituído por três segmentos, sendo eles:

1. Saída de Odisseu de ítaca para Troia, despertar da fúria do Deus Poseidon, desamparo de Penélope e Telêmaco, invasão das terras de Odisseu por pretendentes à casamento com Penélope. 
2. Início da jornada de Odisseu pelos mares de Poseidon, aprisionamento na ilha com a ninfa calipso.
3. Volta de Odisseu à ítaca, vingança contra os arruaceiros em sua propriedade.

As presenças divinas mais constantes na história são de personalidades femininas, sendo elas: Atenas e Afrodite.

O poema teve várias traduções e se tornou uma das histórias fantásticas (verídica para alguns) mais conhecidas do planeta recebendo mais de 50 adaptações. A história é imensa e rica em detalhes, em muitas das edições ela foi dividida em 24 partes, o nome do protagonista - Odisseu - é por muitas vezes mudado para "Ulisses". 

Existe uma produção filmográfica que expressa todo o contexto histórico de forma resumida. O titulo do filme é "A Odisseia", a produção é maravilhosa e é altamente recomendada à todos os fãs de história.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.