A verdade não possui faces, ela é neutra

GOOGLE IMAGES
Semana passada eu presenciei de perto uma cena que me provocou inúmeras indagações e devo dizer que, até então, eu nunca havia refletido tão profundamente em um assunto que para muitos é tão banal, a ponto de não ser nem fruto de pensamentos e muito menos alvo de debates - A verdade. 

Estamos em um período eleitoral e o que tenho visto de candidatos comprando votos para garantir o seu alto salário de prefeito, vereador das cidades - NÃO é brincadeira. Um senhor veio gentilmente até a minha pessoa e me ofereceu um panfleto de sua candidatura com seu número para que eu pudesse o ajudar em sua campanha, obviamente peguei respeitosamente e antes que eu pensasse em me despedir ele pensou em abrir a boca para falar algo a mais, mas hesitou. Em seguida um amigo entrou no mesmo ambiente vendendo algumas rifas, o senhor não  demonstrou interesse na rifa, mas sim no voto do meu amigo.

Ciente de que eu havia pego os panfletos por pura cordialidade, ele atreveu-se a dar uma nota de cem reais ao meu amigo e dizer: "Não deixe ninguém ficar sabendo disso", e saiu em seguida. Meu amigo me olhou e disse que sairia em busca "de mais" eu abanei a cabeça com desaprovação e ele saiu pela porta.

Não muito tarde naquele mesmo dia, um outro candidato estava reclamando da situação politica da cidade afirmando que é podre a compra de votos - compactuo do mesmo pensamento - ele então se aproximou e me perguntou: "Você ficou sabendo de alguém comprando votos nestas eleições?", fiquei sem reação e não consegui esboçar um "A" diante de sua pergunta.

Após ficar só novamente, me coloquei a pensar e cheguei a dois questionamentos que inundaram meu pensar:

1. Será que o meu silêncio deu a entender que eu fui um eleitor que vendeu o seu voto?
2. Não contar dos casos que sei, é compactuar com a mentira de que aquele candidato está tendo um jogo sujo para se eleger?

A verdade é neutra, ela não possui faces, muito menos versões. Você pode até questionar essa minha forma de pensar, mas não pode ir contra ela, porque no fundo você sabe que minha posição é tão neutra quanto meu pensamento.

Não falar é uma coisa, mas se calar ou negar, ou tentar ludibriar o acontecimento, não muda a raiz da verdade, ela sempre estará lá, independente da versão que você apresente - ELA SEMPRE SERÁ NEUTRA. E o melhor de toda neutralidade da verdade e a veracidade dos acontecimentos maquiados pelas pessoas a todo momento, é que uma hora a verdade aparece espontaneamente, e todos aqueles que contribuíram para sua maquiagem, serão derrubados.  

Pensamentos assim, me inundam de janeiro a janeiro, de segunda a segunda, desde a hora em que me levanto até a hora em que decido repousar novamente minha cabeça na cama. E você, o que pensa sobre?

-
Por Vitor Lessa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.