Waterloo - Napoleão Bonaparte [Grandes Biografias no Cinema] #01

Titulo: Waterloo - Napoleão Bonaparte 
Texto: Cássio Starling Carlos
Editora: Grupo Folha | Folha de S. Paulo
Ano: 2016
Páginas: 64
ISBN:9788581933597
Avaliação: 10/10
França, 1814. Napoleão Bonaparte recebe a notícia do fim de seu império e parte para o exílio em Elba. Um ano depois, retorna ao país e começa a preparar aquela que se torna sua derradeira batalha. "Waterloo", produção de 1970, reconstitui as etapas do combate que culminou na derrota do maior mito militar e político da França. Depois de conquistar quase toda a Europa e ganhar a reputação de homem mais poderoso do mundo no início do século 19, Bonaparte é finalmente derrubado por erros estratégicos no confronto com os exércitos da Inglaterra e da Prússia. O superprodutor italiano Dino De Laurentiis e o diretor russo Sergei Bondarchuk recriam, com a participação de milhares de extras, os principais aspectos dessa batalha histórica. No papel principal, Rod Steiger vive um Napoleão à beira do abismo.
ACERVO PESSOAL/REPRODUÇÃO

Somente a Folha de São Paulo para criar e distribuir um material com tamanha qualidade e com tantos aspectos não relatados em outros veículos de comunicação. Waterloo - Napoleão Bonaparte é o primeiro livro da série "Grandes biografias no cinema" lançado pela folha de São Paulo através do grupo/editora "Coleções Folha".

Para abrir essa sucessão de livros fantásticos com descrições impecáveis sobre dados e acontecimentos históricos, o grupo folha decidiu investir em um grande comandante com uma história repleta de grandes acontecimentos. O livro é uma cronologia de acontecimentos acerca da batalha de Waterloo, que como diz a descrição, foi a última batalha de Napoleão Bonaparte, e também é um acréscimo para se obter um melhor entendimento do filme que acompanha o livro.

Servindo de  complemento para o filme, o livro possui uma linha cronológica perfeita que se encaixa em todos os momentos com os acontecimentos descritos na obra cinematográfica, completamente datado e relatado minuciosamente para que os fãs de história consigam compreender ao máximo quem foi Napoleão e como sucedeu sua queda.

Tanto o filme quanto o livro levam consigo toda a essência carregada pela personagem relatada - Napoleão é apresentado ao leitor não somente como um líder político, mas também toda a essência que sua pessoa carregava além da farda.

A obra é louvável por não deixar aspas, virgulas ou reticências sobrando em nossos pensamentos com questionamentos, ela responde a todas as questões que surgem durante uma leitura, em outras palavras é correto afirmar que, a obra que abre este novo conjunto de livros da coleção folha, está completa em todos os aspectos possíveis. 

A obra cinematográfica

ACERVO PESSOAL/REPRODUÇÃO
INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Direção: Sergei Bondarchuk
Roteiro: H.A.L, CRAIG | Vittório Bonacelli | Sergei Bondarchuk
Fotografia: Armando Nannuzzi
Montagem: Richard C. Meyer
Música: Nino Rota

Duração: 130 Minutos

Rod Steiger é o nome que ficará marcado na memória de todos os fãs de cinema, em especial, os que amam o gênero biografia. 

Nesta produção de 1970, Rod Steiger consegue transmitir com graça e destreza todo o poder discursivo e autoritário de um dos maiores líderes políticos de todos os tempos.  Como dito anteriormente, o filme pode ser complementado e melhor aproveitado com o livro que o acompanha, tendo em mãos uma linha do tempo com dados cronológicos descritos nos mínimos detalhes para melhor compreensão dos acontecimentos, conseguindo fazer se apaixonar pelo contexto histórico até mesmo os mais leigos.

O filme é uma excelente aposta para os estudantes de história e para todo aquele que sentir uma necessidade de obter um conhecimento à mais. A partir desta obra você conseguirá ter uma visão mais ampla, direta e sem distorção e intrusão de dúvidas acerca dos acontecimentos que culminaram na derrota de um dos maiores líderes militares de todos os tempos, compreendendo sempre mais a sucessão dos fatos, porém, é necessário frisar que por se tratar de assunto que envolve muitos fatos históricos e acontecimentos, a atenção deve ser redobrada para que se tenha e se adquira de fato, o conhecimento e compreensão almejada. 

Waterloo - Napoleão Bonaparte [Grandes Biografias no Cinema] #01 Waterloo - Napoleão Bonaparte [Grandes Biografias no Cinema] #01 Reviewed by Vitor Lessa on quarta-feira, setembro 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes