Oscar Wild - O primeiro homem moderno [Grandes Biografias no Cinema #02]

Título: Wilde - Os Car Wilde
Autor: Cássio Starling Carlos
Editora: Coleções Folha (Folha de S. Paulo)
Páginas: 44
Ano: 2016
ISBN: 9788581933603
Onde Comprar: Coleções Folha | Livraria Folha
Produção: Inglaterra / Alemanha / Japão
Ano: 1997
Duração: 112 min.
Direção: Brian Gilbert
Áudio original: Inglês

Legenda: Português

Inglaterra, 1882. O escritor e dramaturgo Oscar Wilde retorna de uma bem-sucedida turnê aos Estados Unidos e conhece Constance Lloyd, que logo se torna sua esposa. Casado e pai, começa a ter experiências sexuais com outros homens. Quando se apaixona pelo belo lorde Alfred Douglas, seu modo de vestir afetado e seu comportamento escandaloso passam a ser vistos com reservas pela sociedade vitoriana conservadora. Wilde não se intimida: decide enfrentar a qualquer custo o machismo do pai do amante e acaba condenado e preso. "Wilde - O Primeiro Homem Moderno" retrata sem pudores a trajetória de um precursor da luta dos gays por direitos e respeito. O físico semelhante de Stephen Fry traz o personagem de volta à vida com naturalidade.


Agora eu sei de onde vem o fruto de minha admiração por Oscar Wilde. Oscar Wilde é um poeta, dramaturgo, escritor, gênio contemporâneo e claro: Homem moderno. Wilde é um dos poucos escritores que viveu no século XVII que ainda se ouve falar.

Oscar Wilde - O primeiro homem moderno é uma das obras literárias e cinematográficas que mais impressionam. Cássio Starling Carlos, Mario Bresighello e Pedro Maciel Guimarães conseguiram traduzir em palavras toda uma vida de muito trabalho duro e perseguição.

Atualmente sua fama é mundial e supera grandes nomes de sua época, como William Shakespeare. Wilde é um dos poucos homens que marcaram a história com seus pensamentos e frases que mesmo em poucas linhas, conseguem dizer tudo o que imensos discursos jamais foram capazes, estes pensamentos se perpetuaram por décadas, o que o imortalizou até os dias atuais.

Wilde nunca escreveu apenas frases, nem livros de frases - Todos os pensamentos que transitam na web com seu nome, são trechos de seus livros. 

Wilde é o segundo filme/livro da coleção das grandes biografias no cinema publicando pelo grupo folha (Folha de São Paulo) e traz a verdadeira essência e vida de um grande dramaturgo que fez e faz multidões de admiradores por onde passa. Assim como em todos os livros da coleção, este possui uma linha do tempo que frisa os principais acontecimentos da vida de Wilde, tanto no mundo das escritas, quando em sua vida pessoal, em outras palavras, uma biografia digna de atenção e reconhecimento.


O primeiro homem moderno é uma das poucas  narrativas dos anos 90 que preocupa-se em mostrar todos os detalhes que costumamos ignorar em um filme biográfico: Características do tempo, roupas, leis e o sucesso que foram as obras de Wilde durante um período severo de perseguição aos homossexuais.

Um homem que todos admiravam e amavam por ser um grande escritor e por escrever os melhores dos livros começara a ser perseguido por uma denuncia: Homossexualidade. Wilde que até então era um cidadão, se tornou réu - E é exatamente sobre esta luta que o filme aborda fielmente. 

O filme possui uma essência unica e pura que transita entre verdade e razão. O filme não é apenas uma obra biográfica, ele é um complemento do que foi feito nas páginas do livro que o acompanha. 

Cronologia da vida de Wilde e principais acontecimentos que circundaram sua vida ganham ênfase nesta obra.

Indicado para todos os amantes de filmes biográficos dramáticos, o livro é uma composição e "recheio" da obra cinematográfica que nos ajuda a entender o enredo e contexto do filme com textos explicativos acerca dos acontecimentos de forma cronológica.
Oscar Wild - O primeiro homem moderno [Grandes Biografias no Cinema #02] Oscar Wild - O primeiro homem moderno [Grandes Biografias no Cinema #02] Reviewed by Vitor Lessa on quarta-feira, outubro 26, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes