[RESENHA] Chegou a hora de mudar - Beatriz Hasegawa

Titulo: Chegou a hora de mudar
Autora: Beatriz Hasegawa
Editora: Autografia
Ano: 2016
Páginas: 78
ISBN-13: 9788555266799
ISBN-10: 8555266793

O ano era 1975, festival de música da escola, minhas melhores amigas formaram um grupo, escreveram uma música, colocaram mini saia e venceram, e eu pela primeira vez senti que não era popular pois a roupa que escolheram não me caía bem devido ao peso que já era fora dos padrões, então resolvi que eu não queria participar e foi aí que no meu íntimo comecei a fugir e a esconder! Há três anos atrás após tentar tudo que se pode imaginar para perder peso, tomei a decisão mais importante da minha vida a qual me colocou em uma montanha russa de decisões e mudanças que tem valido a pena a cada segundo...




O primeiro livro brasileiro á narrar as dificuldades enfrentadas por uma pessoa que está acima do peso, e provavelmente o único que irá te comover. 

Honestamente o livro é incrível do início ao fim, já no prólogo temos algumas belas palavras do Cirurgião bariátrico Luis Carlos Mattar, que de inicio nos emociona com suas palavras e ponderamentos acerca das decisões tomadas pelas pessoas ao aderirem a cirurgia bariátrica. 

Poucas pessoas conseguem emocionar com tanta simplicidade em linhas. Bea Hasegawa com uma narrativa simples e direta narra sua vida antes da cirurgia que mudou sua vida. Bea nos conta em seu livro que no início antes de sua decisão buscou relatos de vidas em livros sobre outras pessoas que passaram pelo mesmo processo ao qual ela possivelmente iria se submeter, porém, acabou se surpreendendo quando percebeu que não havia nenhum livro brasileiro que narrasse as dificuldades passadas por alguém que está acima do peso, e talvez esta seja a chave principal de todo "rolamento" que causa uma emoção.

Com uma narrativa cativante e emotiva, Bea consegue nos fazer sentir na pele as dores passadas por pessoas que tentam a todo custo perder peso, e pondera sobre a vida das pessoas que se tornam obesas por irresponsabilidade entre as que não conseguem por problemas de saúde. 


Na página 18 de seu livro a autora desconstrói um paradigma cada vez mais presente na sociedade com relação a sociedade obesa, muitas pessoas ligam o problema á preguiça, o que não é verdade. Vejamos:

Ser obeso é extremamente difícil, pois vivemos em mundo feito para magros, um mundo que a cada momento nos mostra que somos minoria e que temos que mudar. O mundo não entende que NÃO SOMOS PREGUIÇOSOS, mas que tudo é mais difícil.

E continuando seu relato que é capaz de comover até mesmo as pessoas de coração mais duro...

Evitamos andar e até subir escadas, por que os pés doem, comprar roupas é terrível, pois qual obeso nunca ouviu de um vendedor que as roupas não lhe cabem? [...] Todo obeso sabe que roupas de tamanho especial são mais caras, e todas feitas para idosos, e isso nos deixa angustiados. 

O livro narra todo o processo ao qual Bea teve que se submeter e aos especialistas que recebem um crédito extra em suas dedicatórias pelo livro. A narrativa é simples e de fácil entendimento e faz que pensamos sobre determinados assuntos relacionados ao peso - Se você não é obeso, você irá se por a pensar sobre os problemas que envolvem aqueles que sofrem deste mau, e se você em algum momento já contribuiu para que outra pessoa se sentisse desconfortável ou menosprezada, é de chorar rios de lágrimas. 


Indico o livro para toda e qualquer pessoa, não somente para aquelas que querem aderir a cirurgia bariátrica (pois é disto que se trata). Se você não sabe como é passar por uma situação chata por consta do seu peso, procure ler, entender e buscar melhorar a forma com a qual você enxerga aquelas pessoas que carregam este mau consigo e lutam para vencê-lo. Bea conta em todas as páginas sua luta do início ao fim, ou seja: A alimentação, a procura de uma equipe confiável e experiente no assunto, os tipos de cirurgia disponíveis, medicações, recuperação e como estava seu psicológico durante o período da decisão.

-

Chegou a hora de mudar, não veio apenas para mudar a sua vida e seus pensamentos, ele veio para mudar sua forma de vida e seus hábitos alimentares com uma narrativa simples e sincera de quem sofreu na pele por ser obesa.

A capa está impecável, assim como também toda diagramação e detalhes gráficos.

Simplesmente incrível.

10/10

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.