[RESENHA] A DIVERSIDADE EM PERIGO - De Darwin a Lévi-Strauss - Pascal Picq

Titulo: A diversidade em perigo
Autor: Pascal Picq
Editora: Valentina
Páginas: 272
Ano: 2016
ISBN-13: 9788558890250
ISBN-10: 8558890250



O famoso naturalista Charles Darwin, na aurora de sua carreira, realizou uma viagem que lhe permitiu avaliar a extraordinária riqueza do mundo natural. Para ele, não haveria vida sem evolução e não haveria evolução sem diversidade! Um século depois, aquele que se tornaria um grande antropólogo, Claude Lévi-Strauss, partiu, ainda muito jovem, para a descoberta dos povos da Amazônia e compreendeu que a diversidade cultural era crucial para a evolução do homem. Neste livro, Pascal Picq imagina que os nossos dois cientistas partem novamente para a aventura, para a redescoberta do Novo Mundo. Entretanto, Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss teriam dificuldade em reconhecer esse Novo Mundo, a tal ponto as diversidades natural e cultural foram danificadas. À medida que as espécies desaparecem e as culturas e as línguas morrem, é o nosso futuro e o da Terra que são prejudicados. Darwin e Lévi-Strauss nos avisaram. Por que não os compreendemos? Podemos, enfim, ouvi-los? Um apelo fascinante a uma conscientização urgente e salutar.



A diversidade em perigo é o mais novo livro da editora Valentina do autor "Pascal Picq". Para compreendermos o livro do professor Pascal é necessário que conheçamos as figuras nele abordadas para desenvolver dos tópicos mais profundos com relação as questões carregadas em suas páginas. 

Pascal Picq é um paleontólogo francês e professor de um dos colégios mais famosos do mundo: Yale. Com grande amor e paixão pelas questões ecológicas, Pascal lança em 2013 o livro "A diversidade em perigo" que se tornou a mais nova publicação da editora Valentina no Brasil.

O livro narra a viagem realizada pelo naturalista Charles Darwin no inicio de sua carreira - O que lhe abriu os olhos para os estudos das questões ecológicas e primitivas. A ideia central do livro é a proposta de que sem diversidade, não há evolução, e que se equiparado aos dias de hoje, os pensamentos de Darwin e Levi Strauss que compactuam do mesmo pensamento acerca das questões ecológicas, o mundo atual seria considerado "incosistente" para evoluir, devido ao agravamento das questões ecologicas da atualidade.

O livro é um estudo das questões ecológicas realizadas pelo professor Pascal, que obteve uma linha de pensamento fixa imutável, chegando a comparar os dias atuais em que nos encontramos de desequilíbrio ecológico com as ideias e estudos propostos pelo naturalista Charles Darwin e pelo antropólogo Claude Levi Strauss.

Pascal Picq conta em detalhes como dois mundos tão diferentes se cruzaram em uma mesma linha de pensamento, e como ambos conseguiram prever algo que posteriormente viria a se tornar realidade - Charles Darwin e Levi Strauss que poderiam ter seguido carreiras distintas das quais exerceram em vida, decidiram entregar-se ao mundo e aos prazeres das descobertas dos ecossistemas naturais, das viagens de navios, cavalos e embarcações.

Levi Strauss chegou a um pensamento que tornou Charles Darwin conhecido no mundo todo - A teoria da evolução por meio da seleção natural e sexual. Segundo o naturalista não poderia haver evolução sem um ecossistema e compactuando ainda com a mesma ideia de Darwin - Talvez o mundo de hoje não estivesse preparado para uma evolução constante, visto que, haveria escassez em ecossistema - Estas afirmações são tão verdadeiras que nos dias de hoje existem diversas espécies de aves e plantas que já se encontram extintas.

Pascal apresenta em seu livro uma proposta curiosa, refazer a viagem de Darwin e Strauss nos dias atuais. A questão é que nem Darwin e nem Strauss reconheceriam o mundo ecológico de hoje devido ao desmatamento das florestas e devastação do ecossistema

Uma viagem que propõe diversas reflexões e várias indagações acerca das questões que preocupam o mundo desde seu inicio: Equilíbrio ecológico.

O livro é composto por treze capítulos que abordam todos os temas possíveis com relação à: Extinção de espécies, viagens de Darwin e Claude Levi Strauss, consequências dos atos dos homens perante o ecossistema.

De todos os capítulos o que mais me chamou atenção foi o capítulo onze, que tem como dever responder a questão: Por que preservar a diversidade? - As respostas incluem os campos de estudo da antropologia, economia, ética e evolucionista. 

Em paralelo é correto afirmar que o livro baseia-se em ideias evolucionárias previstas por estudiosos que previram a decadência da diversidade de animais e plantas nos dias de hoje - O livro é um alerta repleto de reflexões, perguntas e respostas para a resolução do problema e/ou alertar a população acerca do assunto.


A diagramação está impecável, O livro é constituído por folhas amareladas do tipo polen soft e a capa é toda em brochura com detalhes bem tonalizados e destacados dando com o titulo da obra em vermelho, enfatizando a "emergência" e o "sangue" dos animais que já se foram e daqueles que necessitam de preservação.


Acompanhe os lançamentos e novidades da editora valentina nas redes sociais!


[RESENHA] A DIVERSIDADE EM PERIGO - De Darwin a Lévi-Strauss - Pascal Picq [RESENHA] A DIVERSIDADE EM PERIGO - De Darwin a Lévi-Strauss - Pascal Picq Reviewed by Vitor Lessa on domingo, outubro 30, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes