05 excelentes dicas de como conservar seu livro

Estante de livros. Via: Editora Fundamento

É óbvio que sempre que ninguém que possui uma biblioteca pessoal em casa gosta de emprestar livros, nem para amigos, nem para parentes, nem para ninguém. Pensando na quantidade de pessoas que que cedem uma parte de si para os amigos (emprestam livros) decidimos criar uma pequena lista com algumas dicas de conservação literária, visto que, a maioria das pessoas amam pedir emprestado, mas zelo que é bom, nada. 

É obvio que a lista foi criada a partir das minhas experiências, e do meu próprio zelo com meu acervo.


1. Pratique a técnica do respiro

A técnica do respiro deve ser feita  ao menos uma vez ao mês.

A técnica do respiro é excelente para todos os leitores que amam colecionar sagas e trilogias, quadrilogias, e etc. Sempre que possível reserve um dia no mês para abrir e folhear todos os seus livros, para que possa entrar em entre as paginas, e evitar que as mesmas se grudem ou fiquem presas com o tempo na estante. 


2. Encapa-los

Caso você não tenha certeza, procure quem o faça para ti. 

Encapar um livro com um papel transparente, obvio, porém, não são todos os que possuem o dom para encapar um livro, a maioria consegue destruir as capas ou deixa-las cheia de ar, porém, o livro fica com um aspecto mais bonito na estante e ajuda a conservar o miolo do livro que fica desgastado por consta dos demais livros presentes na estante. Caso não tenha toda essa coragem, peça à alguém que saiba muito bem como executar a manobra.

3. Organização na estante

Nunca organize seus livros deixando-os "tortos", "tombados". Prefira a organização tradicional

SIM, isso influencia e muito. Se você é daquele tipo de leitor que tem uma estante imensa com espaços entre os livros para "tombar" alguns e deixa-la mais atraente, cuidado! Você corre sérios riscos de danificar o miolo, a capa, o acabamento, dentre outros aspectos do livro, caso o mesmo fique em posição inadequada, fora que isso facilita o "rasgo" da capa.

4.  Não coma ou beba nada durante as leituras

Mas, quem resiste à um bom café, não é mesmo? 

Parece uma dica meio ruim, e é, visto que, ninguém tem este hábito - Ou ninguém muito inteligente - . Comer e beber durante o hábito da leitura é pedir para destruir o seu livro. Depois de molhado o livro JAMAIS volta ao que era, nem se colocado no sol, e o pior de tudo é que algumas bebidas alcoólicas não saem de forma alguma do livro.


5. Não faça anotações nas páginas do livro

Nem preciso falar nada, né?

Nem rabiscos, nem anotações, nem nada disso. Capiche?

6. Use sempre um marcador de páginas externo, ou seja, não use o do livro.

Prefira sempre os marcadores externos.

Sabe aqueles livros que vem com a capa com marcador de páginas com informações do livro, editora ou autor? Então, nunca use aquele marcador. É preferível utilizar outros marcadores já que usar o marcador que vem no trabalho gráfico do livro pode facilmente detonar sua capa aos poucos e comprometer a "cola" que mantem suas páginas firmes. 


7. 
05 excelentes dicas de como conservar seu livro 05 excelentes dicas de como conservar seu livro Reviewed by Vitor Lessa on sábado, novembro 26, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes