Por que livro digital custa quase o valor de um livro físico?

Alis Editora

Existem dois momentos na vida de um leitor em que ele ama reclamar, entre elas podemos destacar: 1. Quando o livro que ele gosta não é lançado em edição física ou quando a edição digital do livro é quase o mesmo valor da edição física, afinal, quem vai pagar R$30 ou mais em um livro que corre o risco de estar disponível amanhã na internet em vários sites de pirataria e downloads ilegal?

As editoras de livros possuem uma visão bem clara sobre o porquê disso ocorrer no mercado literário e não, não é uma explicação de outro mundo, na verdade não passa de pensamentos circulares - Que qualquer pessoa pode ter, se fazer um esforcinho - .

A resposta é muito simples: Se o livro digital for lançado em valores menores somente pelo fato de ser digital, ele pode desvalorizar o livro físico, fora que a editora e o escritor da obra correm sérios riscos de terem sua obra divulgada gratuitamente por pessoas que não possuem o mínimo de respeito pelo trabalho alheio, fora que, um livro digital lançado à R$10-15 não tem margem de lucro para empresa responsável pela produção e nem ao autor, isso não seria o suficiente para cobrir os gastos que foram necessários para poder produzi-lo. Se um livro digital é vendido à um preço muito inferior ao livro físico, as pessoas irão optar pela compra do digital, fazendo assim, com que a edição física se torne um fracasso de vendas, ou não atinja a margem de vendas esperada pela editora.

Mas dai você pergunta: Então porque não vender a obra digital juntamente com a obra física? Isso é impossível, por dois motivos: 1. Se a obra digital for vendida juntamente com o livro físico como sendo um "brinde" ou um "descontão", a editora pode ter seu trabalho desvalorizado, e claro, a oportunidade de lucrar um pouco mais com o livro digital, visto que, é necessário tirar o lucro do autor, do diagramador, do revisor e do artista da capa.

Então, se algum dia alguém te perguntar porque um livro digital é tão caro, a resposta é simples: Existe um trabalho por trás deste livro e para que tanto o leitor quanto a editora tenham uma boa experiência literária, ele precisa ter um preço para cobrir os gastos que foram necessários durante sua execução.
Por que livro digital custa quase o valor de um livro físico? Por que livro digital custa quase o valor de um livro físico? Reviewed by Vitor Lessa on segunda-feira, novembro 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes