[RESENHA] Tosco - Gilberto Mattje

Nome: Tosco
Autor: Gilberto Mattje
Editora: Alvorada 
Ano: 2009
Páginas: 134
ISBN: 788562443015
Avaliação:

Um jovem comum, reflexo de tantos outros empenhados em viver ou, muitas vezes, apenas sobreviver. De forma simples e direta, Tosco reflete sobre a condução da própria vida. Faz uma leitura de algumas razões afetivas envolvidas em seus comportamentos e atitudes. Em seu desafio de sobreviver, ter aprendido a pensar no porquê das coisas parece ter sido a sua grande descoberta

Tosco é um dos livros mais interessantes que pude ler neste ano e isso se deve por dois fatos, sendo eles: 1. As circunstâncias nas quais eu o conheci, que foi durante um projeto escolar - Todas as salas ganharam um exemplar da obra do psicólogo Gilberto Mattje, porém, não tive a sorte de conseguir um para mim e nos dias de hoje, é muito complicado encontrar um por estes lados. 2. O enredo contido nas páginas do livro e a narrativa. 

O livro é impressionante do inicio ao fim. Tosco é narrado em primeira pessoa por um garoto que passa por problemas escolares, sociais e familiares. Após a primeira briga, a primeira advertência escolar, a primeira reclamação de mãe, os primeiros problemas sociais que vieram com uma co-relação com o familiar que desencadeou outros vários problemas -  Tosco é talvez uma infinidade de pessoas por ai - Ele é a representatividade de garotos que optaram pelo mundo errado por não conseguir apoio social ou por não ter um lar muito convidativo para um desenvolvimento psicológico. 

O livro é um alerta para o público juvenil e um alerta pela consequência de seus atos, porém, é também um alerta para os pais que se preocupam cada vez menos com seus filhos e com seu desenvolvimento psicológico, social e familiar. Um lar é mais que um âmbito de criação, ele é toda formação da criança até a fase adulta, onde ela estará propensa a passar por tudo até estar pronta para o mundo, e quando essa formação não ocorre, o mundo trata de ensinar - E nem sempre é da melhor forma. 

Com a ausência de atenção por parte dos pais, Tosco (vamos chama-lo assim, visto que seu nome nunca é mencionado) começa a se envolver em brigas na escola, confusões com a direção da escola e isso lhe rendia sempre muita advertência, briga e notas vermelhas - Tudo isso para ter um pouco mais de atenção.

Uma história de abandono, lágrimas e incríveis ensinamentos. Gilberto Mattje, eu vos saúdo por sua excelente obra - Tosco é o tesouro da literatura jovem dos dias de hoje. 
[RESENHA] Tosco - Gilberto Mattje [RESENHA] Tosco - Gilberto Mattje Reviewed by Vitor Lessa on segunda-feira, novembro 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes