[RESENHA]A História do Brasil para quem tem pressa - Marcos Costa

Título: A história do Brasil para quem tem pressa
Autor: Marcos Costa
Páginas: 200
Ano: 2016
ISBN-13: 9788558890144
ISBN-10: 8558890145
Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?
• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?
• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?
Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros -- a cana-de-açúcar, o café e o ouro; a abdicação de D. Pedro I; a Guerra do Paraguai; o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder



A história do Brasil para quem tem pressa é simplesmente sensacional e também é o mais novo lançamento da editora Valentina. O livro foi escrito pelo professor historiador Marcos Costa conseguiu explanar em um único exemplar de duzentas folhas toda a história do Brasil, desde a época Colonia até os dias atuais. 

O autor da obra preocupou-se não em relatar todos os acontecimentos, mas sim, os principais. As ideias presentes do livro do professor são voltadas para as questões mais frequentes impostas por estudantes da história do Brasil, sendo a maioria ligadas ou iniciadas por um pensamento de senso comum do "Porquê?". 

O livro é bastante didático, ilustrado e muito bem escrito, narrando em todos os detalhes os acontecimentos históricos que marcam o Brasil até os dias atuais. 

Alguns dos principais acontecimentos estão presentes e muito bem relatados, como: Brasil colonia, café, cana de açúcar, capitanias hereditárias e algumas questões ligadas a politica atual.



O livro é uma das melhores publicações históricas da editora, caso você não conheça outros volumes relacionados, te convido a conhecer:

A história do mundo para quem tem pressa
A história da mitologia para quem tem pressa

O livro é perfeito do inicio ao fim, com uma diagramação impecável e uma capa muito bem pensada. 

Avaliação: 8.5/10


Acompanhe os lançamentos e novidades da editora valentina nas redes sociais!


[RESENHA]A História do Brasil para quem tem pressa - Marcos Costa [RESENHA]A História do Brasil para quem tem pressa - Marcos Costa Reviewed by Vitor Lessa on terça-feira, novembro 01, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Filmes