Header Ads

[FILOSOFIA]Princípios da filosofia

Descartes

Famosa obra feita por Descartes, Princípios de Filosofia resume, de maneira subjetiva, todos os subtemas a serem estudados e pesquisados em matéria de ensino - para escolas e faculdades. O objetivo principal da obra é substituir o ensino escolástico e mostrar um novo aprendizado.
Este livro assume o papel de um texto de propedêutica filosófica e vai além do desenvolvimento e aprofundamento de questões metafísicas. É, justamente por isso, considerada uma obra exposta na forma de artigos,  onde apresenta, em grandes linhas, o pensamento do autor.
Fiel ao seu propósito, Descartes inicia a obra explicitando a causa de todas as suas certezas e convicções, mesmo as que tomamos por inquestionáveis. Para a seguir com sua linha de raciocínio, o filósofo nos conduz à sua gigantesca tarefa de reconstruir todo o universo do saber humano, apenas com base nas verdades mais simples e evidentes que o nosso espírito é capaz de conhecer.
A filosofia de Descartes é uma filosofia difícil, que exige esforço e concentração por parte de todo aquele que pretenda compreender o seu alcance e a sua originalidade. É, no entanto, um autor essencial para se conhecer por aqueles que querem se aprofundar no ramo ou mesmo seguir a carreira de filósofo.

Tecnologia do Blogger.