Header Ads

Prêmio Nobel de literatura - Veja a lista dos laureados

DIVULGAÇÃO
O Prêmio Nobel de literatura é o maior prêmio literário que existe em todo o mundo. Criado em 1901 por Alfred Nobel com o intuito de criar uma premiação exclusiva destinado aos escritores que de alguma forma contribuíram para o mundo, revolucionando com sua escrita. Desde sua criação, o nobel entregou 109 prêmios, sendo os mais recentes no mês de outubro de 2016. A lista dos laureados e agraciados com o prêmio, você confere abaixo:



De acordo com os organizadores, os autores acima contribuíram de forma esplêndida para a revolução do pensamento humano com histórias fantásticas e reflexivas. Veja as palavras sobre cada autor acima na hora da premiação:

Orhan Pamuk: "Que na busca pela alma melancólica da sua cidade natal descobriu novos símbolos para o choque e interligação de culturas".

William Faulkner: "Por sua contribuição forte e artisticamente incomparável para o moderno romance americano".

Ernest Hemingway: "Por sua maestria da arte narrativa, mais recentemente demonstrada em "O Velho e O Mar", e pela influência que exerceu no estilo contemporâneo "

José Saramargo: "Que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia".

Nadine Gordimer: "Que pela sua magnífica escrita epica trouxe - nas palavras de Alfred Nobel - um grande benefício para a Humanidade".

Bob Dylan: "Por ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana".

Mario Vargas Llosa: "Por sua cartografia das estruturas de poder e de imagens, e sua mordaz resistência, revolta e derrota do indivíduo".

Doris Lessing: "Tal epicista da experiência feminina que, com ceticismo, ardor e poder visionário sujeitou uma civilização dividia ao escrutínio".

Porém, existem ainda autores que não foram agraciados e laureados, alguns deles, muito bem conhecidos no mundo da literatura, sendo:


Sinto-me injustiçado pelos o que não receberam, afinal, eles também tem uma grande importância na literatura. Porém, não cabe a nós leitores opinarmos sobre um processo que tem tanta burocracia para eleger alguém capacitado o suficiente e laurea-lo.

Para acessar a lista de todos os escritores laureados desde 1901, clique aqui.

Tecnologia do Blogger.