Header Ads

[RESENHA]A História do Brasil para quem tem pressa - Marcos Costa

Título: A história do Brasil para quem tem pressa
Autor: Marcos Costa
Páginas: 200
Ano: 2016
ISBN-13: 9788558890144
ISBN-10: 8558890145
Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil. Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais acerca do contexto histórico brasileiro.

O livro de hoje não é um simples livro, não é uma simples obra literária, e não é um livro para um tipo específico de leitor - Ele é o livro para todos os leitores que desejam se aprofundar dentro da história do Brasil de uma forma rápida, concisa, direta e clara acerca dos acontecimentos que marcaram a descoberta, primeiros imigrantes, histórias acerca de riqueza, bandeirantes, capitanias hereditárias - Tudo isso que antes era grego, se torna muito mais fácil de compreender nesta obra do professor Marcos Costa.

Quando solicitei este livro JURO que eu não esperava que o livro fosse tão abrangente quanto ele é. O autor conseguiu expressa em 200 páginas todas as respostas que livros de setecentas demoram para poder explicar, como por exemplo:

1. O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral até terras brasileiras?
2. Por que o território foi dividido em capitanias hereditárias? E o principal, o que foi capitanias hereditárias?
3. Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?

O livro ele é uma sequência de estudos incrível, com cuidados impecáveis de escrita por parte de quem você consegue perceber que entende do assunto. A história do Brasil para quem tem pressa procura exprimir de forma clara todos os acontecimentos que levaram a descoberta e evolução do Brasil em todos os seus aspectos: Econômicos, sociais e políticos.

O café, o ouro, a cana-de-açúcar, a guerra do Paraguai, o papel exercido por Dom Pedro II e da princesa Isabel no cenário do que chamamos hoje de República, a revolução de 1930, morte e vida de Getúlio Vargas, escanção de JK, dentre outros diversos tópicos abordados dentro do contexto histórico brasileiro.

A publicação foi escrita pelo professor e historiados Marcos Costa e lançado pela editora Valentina. Um único exemplar com duzentas páginas cheias de contexto histórico acerca dos tópicos que marcaram os principais acontecimentos do Brasil.


Acompanhe os lançamentos e novidades da editora valentina nas redes sociais!


Tecnologia do Blogger.