Ads Top

5 conselhos básicos para quem está com bloqueio criativo


Se tem algo que afeta a todos os escritores é a ausência de inspiração constante. Pior do que se sentir retraído pela escrita, é você saber sobre o que deseja escrever e não encontrar as palavras certas para iniciar o processo da escrita, nestas horas, nem mesmo um bom planejamento em um bloquinho, caderno ou folha aleatória ajudam no desenvolvimento do processo da criação do conteúdo desejado. 

Existe aquela falsa inspiração que é aquele desejo extremo de sentar-se na frente do computador e pensar com tudo de si "Agora vai" e dai acaba que não vai coisa alguma. Pensando na quantidade de vezes que fui acometido pelos problemas que frustraram minhas tardes de chuva, frio e pseudo-inspiração, decidi listar alguns tópicos que podem ajuda-lo a pensar de forma mais leve, livre de desespero, ajudando assim, criar seu conteúdo. Quando estamos com bloqueio criativo, nada resolve, nada mesmo, até mesmo por que a primeira coisa que acontece quando tentamos escrever sem inspiração é a irritação que acomete nosso ser e nos impede de progredir com o processo de escrita. 

Os conselhos que irão receber não são profundos e nem são frutos de várias horas de estudo dentro de uma sala de faculdade de um curso qualquer, são apenas algumas táticas para quem deseja obter êxito ao escrever, sem se preocupar com possíveis problemas (como distrações, bloqueio criativo ou dor de cabeça causada por uma raiva momentânea).


Google Images

1) Dê uma pausa

A primeira coisa que deve-se fazer ao notar que seu emocional não está como era antes diante de um problema de escrita, é pausar. Procure dar uma pausa, e não se preocupe em quanto tempo isso irá levar, mesmo que haja um determinado período para entrega do material em questão, o quesito pressão inicia a partir do momento em que nos sentimos obrigados a finalizar uma escrita por que alguém confiou em nós um período "x" de tempo para finalização e entrega daquele material.

Ao pausar, procure tirar um cochilo, tomar um banho quente e relaxar. Não pense nos problemas, pense como se não houvesse um impecilho entre você e sua inspiração que ela irá fluir naturalmente.

2) Tome um café

É cientificamente comprovado que um café é a melhor arma contra o desânimo (não, não é comprovado, mas vamos fazer de conta que é). Faça um café, ouça uma música que te inspire bem alto, solte-se na cozinha em frente ao fogão ou a cafeteira e deixe-se ser livre. Permita-se um momento de relaxamento, esteja sempre com um caderno e uma caneta próximo, as ideias podem surgir quando você menos espera por elas (ou, você pode trabalhar em outras ideias que já foram escritas anteriormente, ou aprimorar antigos projetos).



3) Converse com amigos

Chame um amigo para conversar no inbox do Facebook, no WhatsApp, ou chame-o para ir até um local calmo para conversarem sobre uma ideia que você deseja amadurecer ou iniciar.

— Amigo, eu preciso escrever sobre batatas, porém, não tenho ideia de como iniciar, você poderia me ajudar?
— Claro, por que não inicia falando do que se trata a publicação, após localizar o que você quer escrever, inicie. Se for uma receita, comece pelos ingredientes e finalize com o modo de fazer, se for curiosidades faça uma breve descrição do porque da publicação, e fim!

Acredite, amigos te tiram do poço quando você menos espera, são eles quem nos socorrem quando precisamos urgentemente de ideias.

4) Explore o assunto

Ninguém é tão expert em determinado assunto que não precise de uma segunda pessoa para um conselho ou auxílio, todos nós necessitamos de alguém com um senso crítico mais aguçado que o nosso para dar uma opinião acerca do que queremos escrever e desenvolver. Procure o assunto ao qual está enraizado na sua ideia em livros, matérias, documentários ou até em conversa com amigos. A pesquisa ajuda a aflorar as ideias e expandir os horizontes acerca dos assuntos e tópicos com os quais você não dominava.

5) Explore o que você sabe

SIM, você necessita se perguntar se você realmente domina aquele assunto, afinal, você nunca sabe o suficiente, o conhecimento é algo que a todo momento se intensifica em nós, e quanto mais, melhor. Faça anotações do que você sabe, compare com as informações na web, converse com quem entende do assunto, pense acerca do tópico "x" que você quer expressar no texto e inicie.

Caso você tenha alguma outra ideia bacana para que eu possa agregar a esta publicação, você pode sentir-se a vontade para expressar sua ideia nos comentários, vou adorar atualizar a publicação e deixar sua indicação para que outras pessoas possam ter acesso a elas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.