Ads Top

Dicas para ler mais [e melhor!]

Divulgação | Google Images



Olha, este mês foi fogo. De acordo com meu calendário, hoje é dia oito do mê de fevereiro do ano de dois mil e dezessete. E de acordo com minha estante, este mês, eu li pouco mais de doze livros. E isso é um motivo de orgulho extremo. Após algumas várias pessoas me perguntarem como é que eu fiz este milagre, eu decidi escrever esta publicação, afinal, compartilhar ideias, propósitos, projetos, vontades, desejos e experiências, é sempre maravilhoso.

Assim como tudo nessa vida, você necessita seguir algumas regras básicas para prosseguir, sendo eles:



  1. Se você está parado à um certo tempo, o ideal é que você inicie por um livro curto (100-200 páginas) e que tenha uma temática na qual você goste. A leitura NÃO FLUI quando o livro está enquadrado dentro de um gênero literário no qual você não lê, não gosta ou não se sente a vontade.
  2. Tempo é você quem faz. Eu estudo, cuido de casa, trabalho fora, escrevo e me dedico aos meus animais de estimação, meu dia é extremamente corrido. Se você quer mesmo finalizar um livro, você precisa leva-lo para onde você for, se for digital, melhor ainda, que fica mais compacto. Sempre que tiver uma pausa, nem que seja de cinco minutos, pegue o livro e leia mais duas ou três páginas. 
  3. Sagas e Trilogias costumam sugar leitores novos do gênero. Ou seja: Se você está tendo contato agora com livros que possuem uma continuação, isso é maravilhoso. Porém, saiba que, se você está lendo um livro que já tem um filme produzido baseado em seu enredo, saiba que o livro é sempre melhor, sempre. O fato de você ter gostado do filme, irá fazer você amar o livro, por que o enredo do filme nunca é tão completo quanto as páginas dos livros. Procure por sagas que se encaixem dentro do gênero que você costuma ler/gostar, para que tudo flua perfeitamente.
  4. Algumas pessoas se sentem cansadas durante o dia com a longa jornada de trabalho e não conseguem ler um livro ou definitivamente não possuem tempo. Para estas pessoas existe algo muito bacana a se fazer, sendo: Descanse a mente e tome um longo banho quente. Durma um pouco, e ao acordar inicie. Lembrando sempre, que o tempo é você quem faz.
  5. Caso você seja o tipo de pessoa teimosa, que quer, por que quer finalizar um livro que não está fluindo, saiba que nem tudo está perdido. O segredo é comprometer-se consigo mesmo a ler um determinado número de páginas e não encerrar a leitura enquanto não alcançar o objetivo.
  6. Livre de distrações: Ambiente calmo, sem sons aparente, sem WhatsApp ou qualquer aplicativo que possa tirar a sua atenção, e vá em frente.
  7. Pesquise grupos de leitura coletiva e faça parte. É sempre uma delicia ler de forma coletiva e depois participar de um debate saudável compartilhando suas impressões acerca da obra.
ou você pode...

1) Ler um livro de cada vez

Leitores mais assíduos conseguem com facilidade ler mais de um livro por vez. Porém, isso não é um hábito muito recomendado para quem está começando agora a entrar no universo literário. E também não é recomendado para quem está retornando após uma "parada literária". O ideal é você ler um livro por vez, e que esteja incluso dentro das categorias/gêneros com os quais você está acostumado a ler.

2) Reservar um tempo para leitura

Eu sei que trabalhar e conseguir finalizar um livro, é quase que impossível. A maioria das pessoas trabalham tanto que quando chegam em suas casas, o máximo que conseguem, é capotar e dormir. Faça uma meta consigo mesmo de chegar em casa, ou na casa de quem for ou onde você estiver, de ter pelo menos meia hora para ler aquele livro que você quer tanto iniciar, ou finalizar.

3) Faça uma meta

Se está complicado finalizar um livro ou iniciar outro, faça uma meta consigo mesmo (a). Sempre que pegar um livro desanimado, pense positivo acerca da obra e concentre-se em suas páginas, comprometendo-se a ler um número "x" de páginas daquele livro, naquele dia. Assim, você evitará de abandonar o livro de uma hora para outra por ter achado chato ou estar muito desanimado. Se você trabalha em cima de metas, pode ser que você consiga fazer a leitura fluir muito bem durante a leitura do livro, o que irá lhe ajudar a continuar e continuar o livro. 

Reprodução | Google Images


4) Livro primeiro, filme depois

Depois que os livros tomaram conta do mundo (em relação aos outros anos), as produtoras de filmes tem ficado de olho no mercado editorial para lançar filmes de livros que se tornaram febre entre os leitores, então, se você encontrou o filme de um livro que você está lendo, procure ler o livro primeiro. Além do livro ser muito melhor, a visão do diretor e do roteirista, nunca é melhor que a do autor do livro.

5) Leve um livro com você

Para viagem, para o café, para o encontro com os amigos e para onde você for. Sempre que houver uma pausa no assunto ou o clima ficar chato, lembre-se que você tem uma viagem literária maravilhosa te esperando nas mãos, na mochila, sacola ou bolsa.

6) Caso sua meta seja ler MAIS no quesito quantidade...


Você pode procurar livros menores para iniciar seu projeto. Existem diversas edições de bolso de grandes clássicos que são incríveis para se ler em menos de um dia, ou até mesmo, em horas. Se jogue nos clássicos, nos livros menores, curtos e nos que você sempre teve vontade de ler. O segredo é dedicação.

Google Images


Se ainda sim você não sentir que é capaz de ler mais livros, estas matérias poderão lhe ajudar feverosamente:

Guia do Estudante <http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/estante/6-dicas-para-ler-mais/>
Universia <http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2016/10/24/1144861/8-dicas-ler-livros-deixar-smartphone-lado.html>

Espero imensamente ter ajudado alguém em algum ponto. E se você for um leitor assíduo, compartilhe conosco via comentário seus segredos. Iremos adorar editar esta publicação e incluir suas anotações e ideias para que outras pessoas fiquem sabendo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.