Ads Top

[ENTREVISTA] Dayanne Fernandes — Autora de "Uma ilha no Atântico"

Dayanne Fernandes | Divulgação¹
Dayane Fernandes é uma das escritoras mais influentes do meio literário na atualidade. Desde a infância a literatura esteve presente em sua vida, sempre incentivada por sua mãe, começou a tomar gosto e paixão na adolescência por algo que se iniciara na infância. Atualmente a autora possui duas obras escritas, a primeira intitulada "A fortaleza: Mundo sombrio" (foto¹) e uma ilha no meio do Atlântico.
1. Como nasceu o seu relacionamento com a escrita?

Desde a infância a literatura foi minha presente na minha vida. Minha mãe sempre gostou muito de ler e me incentivava sempre. Comecei a tomar gosto pela leitura também e já na adolescência veio a paixão pela escrita. Eu lia todas aquelas histórias incríveis e pensava: “eu quero fazer isso também”!

2. Qual foi o primeiro livro que você escreveu? E como surgiu a ideia de escrever um livro?

Meu primeiro livro se chama A Fortaleza: Mundo Sombrio e é uma distopia que se passa em um cenário pós-guerra. A ideia para escrevê-lo surgiu depois de umas pesquisas que fiz para um projeto na faculdade sobre as vítimas do holocausto nuclear em Hiroshima e Nagasaki. O contato com aquela realidade mexeu muito comigo e me fez pensar no quanto a humanidade pode ser negligente quanto a essas e outras armas, tudo em nome da ganância por poder e territórios.
Capa do livro "Uma ilha no Atlântico"

3. Quais suas principais inspirações literárias?

Minhas inspirações vem de grandes exemplos, inclusive do cenário nacional. Autores como a J.K Rowling, a Carina Rissi, Stephen King, André Vianco, Ana Beatriz Brandão, entre tantos outros que não desistiram quando as portas lhe foram fechadas. 

4. O que você considera mais difícil durante a escrita de uma história?

A parte mais complicada são as inúmeras pesquisas que escrever um livro nos exigem. Muitas vezes o tempo que levamos pra fazer o levantamento de dados necessários é até maior que o tempo da escrita em si. É cansativo, mas também muito gratificante. 

5. Quais seus livros? E qual deles você mais gostou de escrever?

Meu primeiro livro publicado foi “A Fortaleza: Mundo Sombrio”. Atualmente estou finalizando minha segunda obra, chamada “Uma Ilha no Atlântico”, que é um misto de fantasia e romance e por enquanto está disponível no Wattpad. 
De todos eles, acredito que por enquanto o que mais me divertiu escrevendo foi o atual “ Uma Ilha no Atlântico”, por trazer muitas cenas engraçadas, inseguranças da personagem principal e mistérios não resolvidos sobre uma ilha pra lá de estranha.

6. Qual de seus personagens você mais gosta?

Putz! Pergunta impossível de responder!!! Vou fazer um Top 5 porque não consigo escolher um só rsrsrs. Então, do enredo de “Uma Ilha no Atlântico” posso citar a Mariana, protagonista. Mari é a confusão em pessoa. Determinada, inteligente, porém muito insegura e teimosa. Também tem o Théo, par romântico da Mariana. É um homem misterioso e atormentado por seu passado, em que viu sua alma gêmea se sacrificar para salvar seu povo. E também tem a Bianca, melhor amiga da Mariana. Gente, a Bianca é uma romântica incurável! Mas acabou vivendo uma grande decepção amorosa e isso a fez perder um pouco a fé no amor. Por fim tem o Adam, personagem de “A Fortaleza: Mundo Sombrio”. Adam foi brutalmente torturado por pessoas que se diziam amigas. Viu seus companheiros morrerem e passou por tantas coisas que acabou perdendo a memória. E por último, mas não menos importante, temos a Clarisse, personagem principal de “A conjuradora de almas”. A Clarisse é uma daquelas personagens sombrias, carregadas de sentimentos profundos, marcados pelas dor. Sua vida foi tirada ainda na flor da idade e por causa disso ela presenciou os cenários mais assustadores. É sem dúvida uma personagem forte, mas que também carrega suas falhas e preocupações. 

"A fortaleza" disponível na Amazon Brasil
7. Como você sente quando recebe um comentário positivo acerca de sua obra?

Minha vontade é fazer uma moldura e espalhar por todo lugar. Amo receber os feedbacks dos meus leitores! Eles são incríveis e me emocionam sempre com comentários lindos. 

8. Pretende escrever novos livros? Tem algum projeto em mente chegando?

Esse ano também pretendo dar inicio a um novo projeto, que será uma trilogia dark fantasy chamada “Os Segredos da Morte”. O primeiro livro já está em fase de pesquisa e se intitula “A Conjuradora de almas”. Nessa obra, conheceremos a história de Clarisse Legrand, uma humana que foi transformada em conjuradora por um demônio. Com sua transformação, Clarisse passou a fazer parte de uma linhagem mística e recebeu dons e deveres que deveria cumprir. Mas com isso também vieram sofrimentos e Clarisse deseja se vingar do demônio que lhe causou tanto mal. Ao longo da jornada em busca de seu algoz, ela conhece outros seres com poderes diferentes e acaba sendo levada por um caminho perigoso, repleto de segredos mais antigos que o próprio tempo. Tudo leva a um único caminho: a morte. 

9. Qual gênero literário você mais se identifica?

Sinceramente eu me sinto mais confortável escrevendo sobre o sombrio. Seja em fantasia, ficção científica, mistérios sobrenaturais... O lado “oculto” por assim dizer me desperta muita curiosidade. Mas confesso que está sendo maravilhoso também concluir uma obra mais leve, puxada para o romance e a comédia. 

Dayanne Fernandes | Divulgação
10. O que você diria para as pessoas que estão conhecendo tanto você, quanto a sua escrita agora?

Em primeiro lugar, as convido a se aventurarem por uma das minhas obras disponíveis no Wattpad. É sempre muito bom receber novos leitores. Agradeço também a cada um daqueles que me apoiam e apoiam a literatura nacional em si! É graças a vocês que estamos conquistando nosso espaço no mercado!

11. O que as pessoas devem esperar da sua escrita?

Suspense! Muito suspense! Como disse, adoro mistérios não revelados, coisas inexplicáveis, teorias da conspiração... E independente do gênero, isso sempre se faz presente em meus livros. 

12. Qual passagem do seu livro te marcou mais? Existe um trecho que você goste mais que os outros?

Tem uma passagem em especial no livro “A Fortaleza: Mundo Sombrio” que me marcou muito, que é quando dois dos protagonistas estavam brigados e acabam lutando entre si, literalmente, para fazerem as pazes. O trecho diz assim: 
“E ambos permaneceram ali, reticentes em suas dores. Compartilhando silenciosamente o horror de uma vida na escuridão”. 

13. Como foi a recepção do público com relação ao seu primeiro livro?

Tive uma recepção bem calorosa, até mais do que esperava! Comecei publicando ele no Wattpad e em menos de 6 meses alcancei quase 8 mil leituras. Os comentários eram sempre motivadores e quando decidi tentar a publicação editorial, recebi muitas propostas de editoras que aprovaram meu original. Não as maiores editoras do Brasil, obviamente, mas fiquei feliz por ter tido retorno positivo de algumas menores. 

14. O que te inspira a continuar escrevendo?

A escrita pra mim é uma necessidade. É como se meu cérebro funcionasse em uma frequência diferente e eu preciso colocar isso no papel. Pode ser apenas uma imagem, uma música, uma sensação, um sonho... A inspiração vem de diversos desses lugares e as vezes vem ao mesmo tempo. Uma atropelando a outra. 

15. O que você diria para alguém que está iniciando a escrita do seu primeiro livro?

Lembre-se que você está seguindo um caminho difícil! Mas não impossível! Por isso, não desista na primeira tentativa que não der certo. Ou no primeiro “não” que alguém lhe disser. Se você realmente quer fazer isso, ser escritor e ter as palavras correndo por suas veias, insista e invista em sua carreira. Faça cursos, leia bastante e quando achar que é suficiente leia mais ainda. Busque melhorar sempre e acho que naturalmente você acabará alcançando seu objetivo.

16. O que você tem a dizer para os leitores do catraca seletiva?

Gostaria de agradecer a todos que acompanham o blog por terem tido paciência comigo e lido toda essa entrevista! E os convido a conhecer meu trabalho no Wattpad, acompanhar minha página pessoal e quem sabe ate bater um papo sobre escrita!

17. Onde podemos encontrar seus livros para compra? Qual você indica que nossos leitores conheçam primeiro?

Meus livros estão disponíveis no Wattpad. Na Amazon também o ebook de “A Fortaleza: Mundo Sombrio” pode ser adquirido por um preço bem bacana e com conteúdo exclusivo. E para aqueles que desejam o livro físico, ainda tenho alguns exemplares disponíveis para venda direta. Basta que me procurem no facebook ou na minha fanpage. 

18. É chegado ao fim da nossa entrevista. Muito obrigado pela oportunidade e pela paciência. Sucessos !

Eu que agradeço! Foi um prazer responder as perguntas e ter esse contato com um blog tão bem engajado no mundo literário! Desejo muito sucesso para o Catraca Seletiva também! 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.