Ads Top

[ENTREVISTA] Guilherme Maia — Autor de "Contart"

Guilherme Maia - Reprodução/ Acervo pessoal

Guilherme maia é um prodígio da literatura. Aos 12 anos de idade Guilherme apaixonou-se cegamente pela escrita, e desde então, a história começou a fluir no seu cotidiano. Atualmente, Guilherme investe em seu mais novo projeto intitulado "contart", um livro que é basicamente uma coletânea de cinco contos fantásticos. E é com este garoto do sorriso encantador, que iremos conversar hoje.

1. Como nasceu o seu relacionamento com a escrita?

Escrevo desde os 12 anos. Tudo o que eu presenciava ao redor, criava uma história na mente.

2. Qual foi o primeiro livro que você escreveu? E como surgiu a ideia de escrever um livro?

Trata-se de um livro de contos, CONTART. A ideia surgiu quando eu encontrei, no ano de 2015, meus 44 contos arquivados, escritos originalmente entre 2004 a 2006. Eu havia migrado para a área de logística, quando resolvi voltar a escrever pois descobri que esta é a minha paixão. 

Guilherme Maia | Reprodução
3. Quais suas principais inspirações literárias?

Sem dúvida, Sidney Sheldon. Escrevo, não o enredo, mas na linguagem semelhante.
4. O que você considera mais difícil durante a escrita de uma história?

Descrição do ambiente (cenário) e pesquisa, a fim de usar dados reais.

5. Quais seus livros? E qual deles você mais gostou de escrever?

No momento tenho publicado um livro de contos mencionado acima, CONTART. É um livro de 5 contos (selecionei somente 5 dentre os 44 que escrevi de 2004 a 2007) que aborda temas de relacionamentos familiares. E desenvolvo o que será o meu primeiro romance.

6. Qual de seus personagens você mais gosta?

Não tenho esse apego específico. Todos são obras da minha mente.

Contart
7. Como você sente quando recebe um comentário positivo acerca de sua obra?

Sinto como se eu fosse um carro e o motorista estivesse passando no posto de gasolina para abastecê-lo. Dá vontade de nunca mais parar de escrever.

8. Pretende escrever novos livros? Tem algum projeto em mente chegando?

Estou escrevendo o meu primeiro romance, de título A FRONTEIRA. Após conclui-lo, pretendo selecionar outros 5 dos meus 44 contos para lançar o CONTART 2.

9. Qual gênero literário você mais se identifica?
Drama, suspense, aventura.
10. O que você diria para as pessoas que estão conhecendo tanto você, quanto a sua escrita agora?

Principalmente para os que já leram CONTART, digo que não uso o tipo de escrita que o livro apresenta, tampouco escrevo histórias infantis/infantojuvenis. Publiquei os contos para não perdê-los, pois foram escritos há 12 anos e os valorizo por extremo. Atualmente, meu foco são romances e outro tipo de linguagem.

11. O que as pessoas devem esperar da sua escrita?

Algo simples, dinâmico, que sempre objetiva manter o leitor preso às páginas. 
Contart - Cinco contos emocionantes

12. Qual passagem do seu livro te marcou mais? Existe um trecho que você goste mais que os outros?

Existe. Trata-se do conto O CURSO, do livro CONTART. O trecho em que Roney perde perdão à mãe. Esta parte da história tem tirado lágrimas de muitos leitores, e é precisamente a que eu sempre fui apegado.

13. Como foi a recepção do público com relação ao seu primeiro livro?

Me surpreendi. Uma maravilhosa aceitação, e o mais inverossímil, por todas as faixas etárias. Desde crianças até professores universitários, passando por policiais. Todos tem adquirido e gostado.

14. O que te inspira a continuar escrevendo?
Meus leitores.

15. O que você diria para alguém que está iniciando a escrita do seu primeiro livro?

Autógrafo - Contart
Dificuldades vão surgir, faltas de ideias, de tempo, de energia. Mas não abra mão do que você nasceu para fazer. Não é qualquer um que tem o dom para a escrita. Aproveite esta qualidade inata e vá até o fim. O caminho é doloroso, mas quando você está folheando seu próprio livro, ah! Dá um prazer impossível de descrever.

16. O que você tem a dizer para os leitores do catraca seletiva?

Que foi um prazer ter acompanhado minha trajetória, e que desfrutem de todo o universo literário que este site esplêndido oferece. Sem vocês, nós, autores, não existimos.

17. onde podemos encontrar seus livros para compra? Qual você indica que nossos leitores conheçam primeiro?

Meu livro CONTART - Conto e Arte está disponível nos seguintes endereços:
  1. https://www.clubedeautores.com.br/book/212319--Contart#.WJPRJvArJdg
  2. https://www.amazon.com.br/Contart-Guilherme-Maia-Souza-ebook/dp/B01HR2UEJ0/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1486082390&sr=8-1&keywords=contart
  3. http://www.livrorama.com.br/loja/details.php?p=1805

E também o leitor pode comprar diretamente comigo, assim terá o livro autografado.
WhatsApp: (11) 9 6483-5408
E-mail: autorguilhermemaia@outlook.com

18. É chegado ao fim da nossa entrevista. Muito obrigado pela oportunidade e pela paciência. Sucessos !


Sinopse:

CONTART reúne cinco contos infanto-juvenis que abordam os mais variados temas.
A PRISÃO DE AMARELA: o filho quer ficar com uma cadela que encontra na rua, mas sua mãe resiste. Ele a enfrenta, a ponto de fazer algo que ela jamais pensou. No final ela acaba descobrindo quem tinha razão.
UM PÁSSARO POR ENGANO: Jorge presenteia sua namorada Juliana com um lindo passarinho, bicho preferido dela. Ele só não sabia que isso poderia gerar tanta confusão.
AVENTURA NA ILHA: três amigos decidem passar um dia diferente no oceano dentro do barco do pai de um deles. Porém, eles acabam se perdendo e indo parar num lugar onde pensavam existir só em sonho, ou em pesadelo.
O CURSO: Roney é muito tímido, e sua mãe insiste em colocá-lo em cursos para ele ter um futuro brilhante. Quando ela o coloca no APEN, ele até para de falar com ela, morando dentro da mesma casa. Porém, ele não sabia que tudo o que ela tinha dito a respeito do APEN era verdade, e depois ele lhe pede perdão de maneira emocionante.
VIGÉSIMA PRIMEIRA CRIANÇA: depois que Cristiane gera o seu filho de número 20, ela não quer mais nenhum. Mas o destino não quis seguir seus planos, e quando vem o filho número 21, ela faz algo terrível com a criança. Mas no futuro ela se arrependeria, e iria procurá-la de volta, mal sabendo ela que sua vigésima primeira criança está diante de si.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.