Ads Top

Viver para si, nem sempre é egoísmo

Google images

“Jamais poderemos nos culpar, achando que estamos sendo egoístas, ao romper com o parceiro de quem nada nos retorna, ao evitar o amigo que suga, o colega que debocha, o primo que nem telefona, ao falar verdades doídas a quem merecer, ao recusar o convite de quem não acelera o nosso coração.”

"Vitor, se existe uma pessoa que não sabe dizer não e muito menos ver maldade nas pessoas, esta pessoa sou eu" — Dizia fatidicamente me olhando profundamente nos olhos, era como se ela esperasse uma solução para o seu problema baseada em meus argumentos, como se no fundo, no fundo, eu soubesse como resolver. Complicado, nem mesmo os meus problemas estão sendo resolvidos.

Após sentar-me de forma civilizada, como sempre faço com meus amigos: Todo torto em uma cadeira, com o olhar perdido e pensando em mil e uma coisas, eu olhei-a profundamente nos olhos e disse — Prossiga com seus questionamentos acerca da sua vida, que se eu tiver alguma experiência, compartilharei — É claro que eu não tinha nenhuma das experiências mencionadas. Mais sabe como é amigo, né? Quer carregar a dor do outro, como se nós fossemos blindados contra o mal que segmenta o mundo. 

Após uma conversa de mais de três horas seguidas de pura reclamação sobre todos os departamentos de sua vida, deparei-me com um questionamento maior ainda: Por que diabos você não consegue dizer não? Pense bem, é uma palavra de três letras que soa forte e rápida. Não deveria existir tanta complicação em uma pronuncia. Sempre achei que relacionamentos sociais e pessoais não devessem influenciar de forma direta e concreta em nossas opiniões e vontades. Tenho consciência de que nem todos são como eu — Possuir um coração de pedra e olhar para o próprio umbigo, nem sempre é ser egoísta — Pensar mais em si deveria ser prioridade. 

Vivemos em um mundo a onde pensar em si próprio e satisfazer seus próprios desejos e planos sem olhar para a pessoa que esta ao nosso lado é considerado uma forma de egoísmo. Como pode isso? Ter limites é a saída. Ninguém dedica todo o tempo de sua vida a cuidar de outras pessoas e realizar sonhos alheios, as pessoas uma hora descansam, e neste descanso, surge nossos momentos. O NOSSO momento. O momento de descansar e perguntar que diabos está acontecendo com nossa vida, por que tudo parece extremamente monótono, parado, sem vida.

O problema da grande maioria é acostumar-se com a mesmice. Mesmo barzinho da esquina toda sexta, mesma playlist todos os dias, mesma rota de caminhada durante o fim da tarde, mesmo almoço, mesmas dores. Ninguém que quer mudar vive pressionando a mesma tecla. A saída é sempre a revolução, inovação que buscamos para nós mesmos. Se não consegue se manter onde está, se mova, saia do lugar, dê um passo e siga em frente. 

Você tem momentos em que você precisa de um ombro amigo, de uma reflexão de boteco, de um momento sozinho para pensar. De momentos onde ninguém poderá opinar, por que o ser humano precisa de espaço, de tempo. De um momento para chorar, para gritar, acabar com a dor e destruir aquilo que impede de seguir-nos em frente. Seja o impedimento um sonho inacabado, um relacionamento, familiar, social ou profissional ou qualquer coisa.

Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos. - Oscar Wilde

Egoísta é um sujeito mais interessado em si próprio do que em mim. - Ambrosi Bierce

Então, quem está sendo o egoísta aqui, não somos nós. Tá bem? Então tá.

Não deixe de ajudar o próximo, mas procure cuidar de si mesmo. Ninguém pode carregar as dores dos outros o tempo todo. Existe limite. E o melhor limite que existe no momento é a palavra: NÃO. Ela liberta, e te tira de cada uma, ó. Fica de olho bem aberto e aprende comigo: NÃO, NÃO, NÃO E NÃO. 

Então, é isso. Procure satisfazer seus desejos e vontades, deixe o que os outros vão pensar de lado. Ajudar o amiguinho é legal e é uma bela atitude humanitária. Mas se ajudar para que você continue sendo uma pessoa equilibrada emocionalmente, é melhor ainda.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.