Ads Top

10 Livros que você precisa ler antes de morrer

Reprodução

No dia-dia o normal é você dizer que conhece uma pessoa somente pelo o fato de já ter cruzado com ela uma ou duas vezes na rua, porém, nunca se falaram de fato. Hoje iremos apresentar uma lista com dez livros que você precisa ler antes de morrer, e não, não estou falando de conhecê-lo só de vista, estou falando em compra-lo, abrir e explorar todo o universo que se encontra em suas páginas.

1) Gertrude Sabe tudo — L. Rafael Nolli

ISBN-13: 9788565432160
ISBN-10: 8565432165
Ano: 2016 / Páginas: 48
Idioma: português 
Editora: Gulliver

Gertrude é uma das poucas garotas de sua idade apaixonadas pelo saber e pelo conhecimento. Quando as informações obtidas em livros começam a gerar questões e duvidas na garota, ela começa a fazer questionar amigos e vizinhos acerca de tópicos muito profundos até mesmo para os mais letrados. Após uma série de denúncias de amigos e vizinhos, os pais da garota decidem tomar uma atitude com relação a tanto saber.

Obviamente vocês estão cansados de ver este livro em nossas listas, porém, existe um motivo muito especial pelo o qual nossa querida Gertrude está sempre em nossa lista: Ela é única. Rafael Nolli nos proporciona o prazer da reflexão através da literatura infanto-juvenil. Gertrude é uma história fantástica para contar aos filhos e incentiva-los a leitura, todo o contexto criado por Nolli nos traz uma visão muito recente, porém, é a realidade da atualidade, e o mais curioso de tudo: É um livro infanto-juvenil que não possui um final feliz, talvez por isso mereça ser contada.

2) A playlist de Hayden — Michelle Falkoff

ISBN-13: 9788581637044
ISBN-10: 8581637043
Ano: 2015 / Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Novo Conceito

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Aceitar as escolhas alheias é sempre difícil e nem sempre obter êxito na proeza de ignorar certas coisas. Em "A playlist de Hayden", Michelle Falkoff nos trás uma reflexão acerca das decisões tomadas por outras pessoas e a forma como ela nos afeta. Um acontecimento inesperado, a saudade batendo na porta e a playlist que mais parece um sentimento interminável de dejavu. Como proceder?

3) Por Lugares incríveis — Jennifer Niven

ISBN-13: 9788565765572
ISBN-10: 8565765571
Ano: 2015 / Páginas: 336
Idioma: português 
Editora: Seguinte


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los

Quando pensamos que tudo está perdido e que não há mais saída para o nosso problema, a vida se encarrega de nos trazer boas energias e pessoas que irão contribuir de forma positiva em nosso caminho. Por lugares incríveis narra a vida de Violet Markey e Theodory Finch, ambos com a mesma decisão: O suicídio. Quando a vida de Violet se cruza com a de Theodory, eles começam a enxergar a vida por outro ângulo e a explorar lugares incríveis.

4) O céu está em todo lugar — Jandy Nelson

ISBN-13: 9788563219374
ISBN-10: 8563219375
Ano: 2011 / Páginas: 424
Idioma: português 
Editora: Novo Conceito

Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

O livro que irá te fazer suspirar de amores. Jandy Nelson nos trás a reflexão acerca da vida, perdas, valores e sentimentos que afloram. Em uma narrativa simples e pode-se dizer poética, Jandy nos proporciona a alegria de conhecer Lennie Walker, uma doce garota que acabara de perder a sua irmã em um período muito complicado de sua vida: A puberdade. O livro possui uma série de ensinamentos acerca da vida e da forma como devemos encarar a morte de um ente querido, as dores e as alegrias de se ter com quem contar nestas horas.

5) Allegra, antes do play — Andreia Evaristo

ISBN: B01NCEB5G8
Ano: 2016 / Páginas: 228
Idioma: português 
Editora: eBook Kindle

Allegra é uma figura peculiar: gorda, baixa, branquela e com um estilo retrô. Apesar disso, é o clichê da Cinderela: órfã de pai e mãe, mora com a madrasta Maura e suas duas filhas, Pam e Mel, que são tudo o que ela não é: altas, magras, lindas e negras. Para completar a imagem da gata borralheira, Allegra trabalha para as irmãs, editando seus vídeos para canal Be Twins no Youtube.



A releitura mais meiga e realista que você irá conhecer de um romance clássico: Cinderela. Andreia Evaristo nos apresenta uma garota peculiar chamada Allegra. Allegra mora com sua madrasta e suas duas filhas e não possui nada que uma princesa clichê possui, Allegra é gorda, baixa e possui um estilo retrô. Um romance cheio de ensinamentos acerca da vida e do amor. 

6) Todos os mentirosos — Lucas Mota

ISBN: B01HCFLGD0

Ano: 2016 / Páginas: 185

Idioma: português 
Editora: Independente


Leo descobre ser capaz de fazer qualquer um dizer a verdade. Saturado com a rotina de um emprego que o desagrada, decide experimentar seu novo poder enfrentando as mentiras a sua volta.  Mas quando expõe algumas verdades, sofre a inevitável represália de uma cidade acostumada com ilusões, encarando o autor dos maiores embustes de sua vida


Mentir é a tarefa mais fácil do mundo, fazemos isso o tempo todo e para todos os fins. Em "Todos os mentirosos", Lucas Mota nos remete a um universo paralelo onde podemos enxergar de perto o real efeito causado pela mentira em demasio na sociedade. Léo descobre ser possuidor de um poder magnifico: Descobrir qualquer mentira, simplesmente perguntando. Só que esquecendo-se que algumas mentiras foram feitas para continuarem no anonimato e que revela-las poderia não causar um efeito muito positivo acerca da sociedade. 

7A Morte de Ivan Ilicht — Liev Tolstói

ISBN: 9798572324686
Ano: 2016 / Páginas: 96
Idioma: inglês 
Editora: Martin Claret

Assim como o “Oblómov” retrata a apatia existencial da vida de um rico proprietário, “A Morte de Ivan Ilitch” segue a linha da “denúncia filosófica” de uma existência vazia, mas com a peculiaridade de deitar seus olhos no carreirismo no serviço público e, num prisma mais geral, no modo de vida burguês.




8) Ensaio sobre a cegueira — José Saramargo

ISBN-13: 9788571644953
ISBN-10: 8571644950
Ano: 1995 / Páginas: 310
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O "Ensaio sobre a cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

Ensaio sobre a cegueira é uma triste reflexão acerca da solidariedade e honestidade. Quando uma sociedade encontra-se corrompida pelos desejos materialistas e existenciais além dos valores morais com relação ao próximo, ela fica cega, e é isso o que se sucede: Uma cegueira branca atinge uma sociedade de pessoas que procuram seguir seu próprio caminho, ao invés  de ajudar umas as outras, porém, há apenas uma pessoa que não ficou cega em toda a cidade. Um enredo incrivelmente bem trabalhado.

9) Quando Nietzshe Chorou — Irvin D. Yalom


Quando Nietzsche Chorou é o primeiro romance do psicoterapeuta e professor Irvin D. Yalom que mescla elementos reais com a ficção. Obra que traça paralelo entre ficção e realidade e apresenta personagens históricos como Josef Breuer, professor do futuro pai da psicanálise: Sigmund Freud, e o filósofo Friedrich Nietzsche.


Quando não vivemos em plena comunhão com nosso espírito e nossos princípios, algo em nós muda e está obra veio para transformar essa realidade. A obra trás um paralelo entre ficção e realidade e convida o leitor a analisar a si mesmo e fazer as mudanças necessárias para viver em paz consigo mesmo.

10) A Metamorfose — Franz Kafka



ISBN-13: 9788533909571

ISBN-10: 8533909578
Ano: 2007 / Páginas: 32
Idioma: português 
Editora: Rideel


A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal. 

O livro que revoluciona vidas. Metamorfose trás lições de moral acerca da vida e das mudanças que necessitamos nos proporcionar para viver uma vida plena e aprender a lidar com as mudanças impostas pela vida. Aqui as aparências não importam, as mudanças vem com o tempo e fazer o que se ama, é essencial.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.