Ads Top

Irmãs em Auschwitz

Universo dos Livros | Irmãs em Auschwitz

Nosso ponto de vista tende a se diferir com outros por dois motivos básicos, um é o fato de não vivermos a realidade que a outra pessoa vive, tendo assim como efeito, experiências e vivências alternativas, diferenciadas, distintas. O outro fator que rege nosso poder de observação está na nossa visão limitada limitada que possuímos com relação aos problemas alheios, por que aos nossos olhos, ninguém vive problemas piores que os nossos, até que encontremos de fato uma realidade próxima o suficiente para enxergarmos a realidade tal como ela é, e não como imaginamos ser.

Ninguém se torna militante do nada para lutar por algum direito, as pessoas só tendem a se entregar e compreender o lado alheio quando conhecem bem a realidade enfrentada pelo grupo que batalha pelo direito, ou por possuir alguém próximo que passe pelo mesmo problema, do contrário, é só uma visão de uma pequena equação que enxergamos dentro de um infinito.

Irmãs em Auschwitz é o livro que trará a tona não somente sua concepção do que é real com relação a segunda guerra, porém, abrirá seus horizontes para uma melhor concepção e entendimento acerca da grandiosidade, brutalidade e fatalidade que acometeu homens, mulheres e crianças inocentes.

Irmãs em Auschwitz narra a vida de Rena e Danka, ambas irmãs e prisioneiras dos campos de concentração no período da segunda guerra mundial. O livro é um relato sincero e chocante acerca da realidade vivida pelas irmãs durante um período de cárcere e escravidão que durou três anos. 

Em Auschwitz havia muitas mortes, mas não era um fato diário em nossa vida. Agora vemos morte todos os dias. É uma constante, como nossas refeições. E não há apenas uma ou duas moças morrendo, como antes, mas dezenas e centenas, e perdemos a conta.

Este é um dos relatos mais chocantes que poderemos ter contato com relação a realidade enfrentada pelas mulheres durante a segunda guerra mundial, afinal, todos eram castigados e recebiam o mesmo tratamento, porém, em campos diferentes. Para realização deste livro, Rena contou com a ajuda de sua outra irmã, Heather. Heather é professora de história e obviamente conhece detalhes que não foram vividos pelas irmãs, porém, que agregariam um valor simbólico e emocional sem precedentes.

Os relatos de Rena a respeito da convivência entre as prisioneiras nos garantem que a empatia emergida dentro de cada dormitório e de cada grupo de trabalho encorajou essas mulheres a permanecerem unidas até que Auschwitz fosse libertado e suas vidas fossem devolvidas para sempre.

Um livro para quem deseja se aprofundar no que foi a segunda guerra mundial e ter uma concepção básica de como era a realidade feminina dentro dos campos de concentração. O livro é hoje, um dos relatos mais impressionantes com relação aos acontecimentos envolvendo a segunda guerra mundial.


Título original: Rena's Promise

Autor: Rena KornreichGelissen e Heather DuneMacadam

Gênero: Não Ficção
Seção: Literatura Estrangeira
Assunto principal: Holocausto

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.