Ads Top

[RESENHA] O terror depois de tudo — Alessandro Bortoleto Rodrigues

ISBN-13: 9789895176205
ISBN-10: 9895176201
Ano: 2016 / Páginas: 146
Idioma: português 
Editora: CHIADO
Avaliação: 10/10— Favorito !

David, sua filha Bia e seu irmão Beto sobreviveram ao que dizimou mais da metade da população mundial. Conviviam com os pesadelos dessa perda, quando foram surpreendidos com uma nova ameaça: alguns seres humanos se transformaram em monstros terríveis, prontos para devorar as outras pessoas. Nesse monstruoso conto, a família precisa resgatar sobreviventes antes de chegarem até um abrigo em Cubatão, mas para isso, eles precisam deixar seus veículos e partir a pé em meio à Mata Atlântica. Nova vida e explicação vieram de um médico pesquisador que trabalhava para descobrir o que gerou tudo aquilo e como eliminar o perigo da face da Terra.

E se um dia descobrissem a cura para qualquer doença? O Brasil descobriu. Após uma série de pesquisas, estudiosos conseguiram desenvolver uma pílula capaz de curar qualquer doença do planeta. Câncer, Alzheimer, HIV e até doenças simples como uma simples gripe. A imprensa quer todos os detalhes, os brasileiros não param de se gabar pelo seu feito, as pessoas estão mais vivas do que nunca, porém, por tempo indeterminado. A pilula elaborada em laboratório pode curar qualquer doença, porém, à um custo muito alto: A pilula curava qualquer doença eliminando-a do corpo, porém, ao mesmo tempo que curava ela tinha efeitos colaterais que se intensificavam com o passar do tempo, pois ela anula o funcionamento do sistema imunológico. 

Após alguns anos, deixaram de existir vizinhos, mercados, farmácias, hospitais e transito. Quase todas as pessoas encontram-se "semi-mortas", todas agora possuem um aspecto fétido, pobre e olhos grandes e amarelos e quase sempre, sem seus braços. Seriam eles zumbis? Pessoas sem funções cognitivas, com o olhar perdido e comendo carne podre pelas ruas.

No meio de toda essa confusão, iremos conhecer David, sua filha Bia e seu irmão Beto. David e Beto perderam suas mulheres de forma trágica para a pilula, assim como metade da população. Com quase todos os lugares abandonados, David  e Beto começam a se apropriar de carros, apartamentos e tudo o que achavam necessário, afinal, não havia mais  um proprietário, e se existe, provavelmente, deve ter se tornado um zumbi.

Após terem se apropriado de um zumbi em um local qualquer, David e sua filha prosseguem uma vida calma, sem muitas novidades, só que aparentemente todos estão mortos. Um dia David decide ir até uma loja de peças para carro para consertar um de seus carros, porém, é surpreendido no caminho por um monte de criaturas, e é nesta hora que ele descobre o que as pessoas acabaram se tornando após a possível morte causada pela pílula. Impossibilitado de voltar, David precisa encontrar uma forma de retroceder para casa e salvar sua filha, porém, naquele mesmo instante, Beto e Bia estão enfrentando outros zumbis em seus apartamentos. Agora a tarefa é uma só: Ir atrás de David que por algum motivo não voltou ainda para casa, e salvar sua sobrinha Bia. 

Em meio à várias mensagens de áudios corriqueiras, os irmãos tomam conhecimento da existência e vida de outras pessoas, e agora, necessitavam salva-los, porém, chegar até eles é quase nulo, e o único modo é realizando a travessia a pé. A esperança se restabelece quando tomam conhecimento de que um médico pesquisador aparentemente tem as respostas do que possivelmente pode ter causado aquele efeito nas pessoas, e claro, como elimina-lo.

COMENTÁRIOS

Incrivelmente incrível. O enredo proposto por Alessandro é de arrepiar todos os cabelos do seu corpo (todos mesmo). A proposta do livro baseia-se em um enredo construído após um período pós-apocalíptico, onde quase todas as pessoas foram acometidas por um mau que aparentemente era a cura universal de todos os problemas, porém, não foi assim que sucedeu. É inovador você ler um livro que possua os aspectos que a escrita de Alessandro possui, ela é inovadora, ela é diversificada e eletrizante. 

Uma história sem pausa nos acontecimentos e com um "play hard", capaz de tirar todo nosso fôlego e deixar-nos em um estado impaciente para acabar logo a leitura e tomar conhecimento sobre o que irá acontecer na próxima cena e na próxima. A construção dos personagens foi minuciosa, e eu gostei das características super-protetoras agregadas aos tutores da menina Bia. Em uma escrita e linguagem de fácil entendimento, Alessandro leva-nos em uma viagem ao desconhecido.

Tive uma reflexão acerca do enredo no meio da leitura que me fez pensar muito: Todas as pessoas que se tornaram aquelas criaturas horríveis, acabaram sendo acometidas devido a busca incessante pela cura de seus males, e David, Beto e Bia estavam novamente no mesmo caminho: A busca pelo caminho. Será que vai rolar outro problema universal tão grande quanto o primeiro? Deixarei vocês pensando nisso.

A escrita é ousada, envolvente e cativante. Repleto de revira-voltas e situações de extremo perigo, Alessandro apresenta-nos um universo alternativo dentro de um assunto que se tornou novo, pela forma com a qual decidiu construí-lo.

O AUTOR


Alessandro Bortoleto Rodrigues é natural de São Paulo e morador de Santo André. Desenhista industrial de formação, pós-graduado em Gerenciamento da Qualidade, trabalhou por muitos anos em indústrias multinacionais de grande porte, porém uma de suas paixões sempre foi a literatura. Durante um tempo vago, em recuperação médica, colocou no computador algumas ideias malucas, de onde surgiram histórias de ficção, suspense e terror. Uma dessas histórias, virou o livro O terror depois de tudo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.