Header Ads

Quatro poetisas brasileiras vivas que merecem sua atenção





Em um dos seus textos ilustríssimos com o nome de Arte Poética, a escritora contemporânea portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andersn, afirmou que a poesia é a arte do ser, indo um pouco mais além das suas palavras, eu acrescentaria que a poesia é a arte de desnudar o ser, seja este ser o do poeta ou daquele que o lê.

Eu sou um leitor, e apaixonado por poesia, e nesse post eu vou listar, quatro poetisas vivas que estão fazendo muito barulho no Brasil com seus livros e suas belíssimas poesias. 

Então, vamos nessa?!




1. REGINA AZEVEDO


Google imagens

É uma poetisa de apenas 17 anos do Rio Grande do Norte, mas que já tem trabalhos publicados, como livros, e-books e fanzines. Seu último trabalho se chama Pirueta.


Google imagens



2. CLARISSA MACEDO



Google imagens

Clarissa Macedo, natural de Salvador – BA, reside em Feira de Santana. É licenciada em Letras Vernáculas (UEFS), mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela mesma instituição e doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA. Atua como revisora, e professora de escrita criativa. Está presente em diversas coletâneas. É autora de O trem vermelho que partiu das cinzas (2014).

Seu ultimo trabalho é uma coletânea de poesias chamada "Na pata do cavalo há sete abismos", vencedor do Prêmio Brasken da Academia de Letras da Bahia, e que atualmente se encontra em uma segunda edição pela Penalux Editora.


Google imagens




3. LÍRIA PORTO


Google imagens


Nasceu em Araguari, no Triângulo Mineiro, e vive em Araxá/MG. Professora, poeta, é autora do livro Borboletas Desfolhadas, editado em Portugal (2009), e de poemas publicados em vários sites e blogues, entre eles a revista Germina, Cronópios, Balaio Porreta. Faz parte de Dedo de moça — uma antologia das escritoras suicidas (São Paulo: Terracota Editora, 2009). Edita o blogue Tanto Mar e escreve no Putas Resolutas. Seu último trabalho se chama "Cadela Prateada" e foi lançado pela Penalux Editora.


Google imagens




4. JANDIRA ZANCHI

Google imagem

Poeta, ficcionista e educadora. Curitibana, licenciou-se em Matemática em 1979 pela Universidade Federal do Paraná. Tem cursos de pós-graduação em astronomia e educação e é profissional de magistério, com experiência em ensino superior, médio e preparatório. Entre as muitas faculdades e colégios em que trabalhou, inclui-se a Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Angola, no período de 1985 a 1987, como professora cooperante. É autora de alguns livros de poesia e literatura ainda inéditos. Seu último trabalho foi o livro Área de Corte, publicado pela Editora Patuá.


Google imagens





E então, gostaram da lista, já leram alguma coisa de alguma delas? Não? Estão esperando o quê?


Tecnologia do Blogger.