Ads Top

Resumão semanal — Semana #185

Google Images



A militância tomou conta do catraca seletiva nesta semana. As publicações mais populares desta semana enfatizaram a necessidade da luta pelos direitos igualitários com relação à um mundo sexista e machista. As listas mais populares e acessadas foram: 


A lista que ganhou o coração do público e destaque nas páginas de pesquisas. Uma lista pensada minuciosamente para agradar até ao público mais exigente com relação à uma boa escrita, enredo e história. Repleto de livros que procuram entender o universo gay, as dificuldades, relatos e até mesmo pequenos contos de pura fofura e amor para se aventurar em uma tarde qualquer.


O movimento feminista surgiu dentro da necessidade de equiparar os direitos entre homens e mulheres. Em um universo onde tudo é regido por homens — inclusive o capital, em sua maioria — faz-se necessário lutar por um lugar de destaque e desmistificar alguns mitos sociais com relação ao comportamento da mulher e seu local na sociedade, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser. Vamos a luta!


Toda a história do Brasil desde o Brasil colônia retrata e traz-nos a tona um relato de alguns poucos momentos de glória e alguns muitos de submissão, um mundo regido pelas leis dos homens e por um quadro preocupante de escravidão, servidão e injustiça. A evolução de um país que demorou — e demora — se tornar auto-suficiente em sua totalidade, agora em uma lista explicita de livros que mostram e demonstram como surgiu o nascer de uma nação até sua evolução.


Hitler, expropriação, guerra, holocausto, morte, noite de cristais, pobreza, doença, tudo isso em um único acontecimento. Acompanhe agora em nossa lista, mais de setenta livros históricos que retratam todos os percalços e ilusões que tomaram conta da segunda guerra mundial. Iremos compreender como um único homem iniciou a maior guerra de todos os tempos, levando para o abismo e morte mais de seis milhões de pessoas.


A necessidade de se ler livros escritos por mulheres é ainda maior na atualidade, principalmente quando notamos que em 115 anos de nobel, apenas seis mulheres foram laureadas, afinal, qual o problema da escrita da mulher? Vamos a luta e lotar as prateleiras com livros escritos SIM por mulheres, por que não há separação ou diferença e não há quem mereça mais ou menos no mundo da literatura, todos nós lutamos por um único ideal e desejamos ser reconhecidos por ele.

ELENA FERRANTE


A misteriosa Elena Ferrante também entrou para o trending topics de nosso blog esta semana. Ferrante é conhecida por ser uma das poucas escritoras que mantem sua identidade em segredo, e apenas dá entrevistas por e-mail. É escritora da tetralogia de sucesso "Napolitana", inspirada no nome da cidade de seu nascimento "Nápoles". Confira agora 5 excelentes motivos pelos quais você deve conhecer a tetralogia Napolitana.

EXPERIMENTO DE APRISIONAMENTO EM STANFORD

Experimento de aprisionamento em Stanford | Columbia Pictures | Google Images
O experimento de aprisionamento em Stanford foi um experimento real datado do ano de 1981, dirigido pelo diretor Phillip Zimbardo em uma prisão simulada abaixo do campus da universidade de Stanford. O experimento que tinha prazo para ser finalizado em seis meses, visava servir como objeto de estudo para os realizadores tomarem nota acerca do que se tornaria o psicológico dos envolvidos durante o período de cárcere ao serem submetidos à uma cadeia "imaginária", porém, os resultados acabaram sendo mais grotescos que o esperado, e o projeto acabou uma semana após iniciar. E claro, como toda boa história, experiência ou experimento, tornou-se uma obra cinematográfica esplêndida, e você confere nossa análise e crítica clicando aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.