Header Ads

Pablo Escobar e o Narcotráfico

Pablo Escobar | Wikimédia Commons


Você sabe quem foi Pablo Escobar? Talvez você não tenha um conhecimento total sobre sua pessoa, mas as chances de já ter ouvido este nome são grandes. Escobar foi um narcotraficante colombiano que conquistou fama mundial como "o senhor da droga colombiano", tornando-se um dos homens mais ricos do mundo graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e outros seis países. Atualmente, Escobar é a figura mais conhecida no mundo das drogas, seu nome e fama são reconhecidos mundialmente por consta de toda sua riqueza e capital acumulado, isso sem falar em toda sua brutalidade, ambição e poder no tráfico da história. 

Pablo Escobar faleceu no dia 02 de dezembro de 1993, porém, seu nome se perpetuou até os dias atuais, gerando livros, matérias, filmes e documentários a seu respeito. É comum encontramos livros que relatam sobre sua vida, a maioria deles porém, foi escrita por seu filho Juan Pablo Escobar. Juan Pablo também cedeu algumas entrevistas à tabloits, talk-shows e outros veículos de comunicação divulgando suas obras.

Em 1992, Escobar foi "preso" em sua luxuosa prisão particular chamada de "La Catedral" para evitar uma extradição para os EUA. Ele dizia que "preferia ser morto em Medellín do que ir para uma cela nos EUA". Contudo, após alguns escândalos sobre os luxos, regalias e negócios em sua suposta prisão, o governo colombiano determinou a transferência de Escobar para outra prisão, em 22 de julho de 1992. Foi quando ele decidiu fugir, temendo uma extradição aos EUA. Depois de 15 meses de busca pelo traficante, Escobar foi encontrado pelo grupo conhecido como Search Bloc (uma polícia especial da Colômbia, treinada pelos EUA). Ele foi encurralado em um telhado e morreu após ser baleado várias vezes.

PABLO ESCOBAR — MEU PAI


ISBN-13: 9788542205381

ISBN-10: 8542205383

Ano: 2015 / Páginas: 480

Idioma: português 
Editora: Planeta


Até a publicação desta obra, acreditávamos que tudo já havia sido dito sobre Pablo Escobar, um dos piores criminosos da história da América Latina. Mas os muitos relatos disponíveis sobre ele foram contados por alguém de fora, nunca a partir da intimidade do lar. Mais de vinte anos depois da morte do chefe do Cartel de Medellín, Juan Pablo Escobar viaja em direção a um passado que não escolheu a fim de mostrar um lado inédito de seu pai, o homem capaz de chegar aos piores extremos de crueldade, ao mesmo tempo em que professava amor infinito por sua família. Este não é um livro de um filho que busca a redenção para seu pai, mas um relato estremecedor das consequências da violência.

PABLO ESCOBAR


O que dizer sobre o colombiano Pablo Emilio Escobar Gaviria (1949-1993) e que ainda não foi dito. Sim, ainda há muito a se dizer sobre esse senhor, que acumulou uma fortuna de bilhões de dólares como um dos maiores narcotraficantes do mundo, chefe do afamado “cartel de Medelín”. “El doctor”, como era chamado por muitos (entre outros apelidos), matava cirurgicamente, mas também arrasava sem dó nem piedade com famílias, instituições e governos. O resultado da bélica soma de sua mente doentia com sua grande capacidade de fazer o mal o colocou na lista dos criminosos mais perigosos do mundo, segundo a agência antidrogas dos Estados Unidos, a DEA. Aliás, seu poder de fogo desafiou o da poderosa nação por várias vezes. Como ele fez isso e viveu como um rei até ser morto num cerco policial, aos 44 anos, é o que o leitor vai descobrir ao ler as páginas de Pablo Escobar, do jornalista colombiano Alonso Salazar, que serviu de inspiração para a série Pablo Escobar, O Senhor do Tráfico, exibida no canal por assinatura +Globosat.

PABLO ESCOBAR EM FLAGRANTE


Quando parecia que tudo já havia sido revelado, eis que surgem novos e surpreendentes fatos sobre Pablo Escobar. Com o sucesso do seu primeiro livro – Pablo Escobar, meu pai – Juan Pablo percorreu a Colômbia e outros países da América Latina fazendo lançamentos e palestras. Nessas suas andanças, descobriu muita coisa que não sabia. E alguns personagens que haviam se recusado a conversar com ele, resolveram falar. O resultado é um retrato ainda mais minucioso do maior traficante das américas. Entre as novidades, Juan Pablo conta onde e com quem o pai estava quando seus pistoleiros assassinaram o ministro da Justiça Rodrigo Bonilla. Também expõe as minúcias de sua relação com o grupo rebelde M-19 e com o Barry Seal, piloto da CIA e informante da DEA. Mas foram as alianças macabras com a corrupção internacional que deixaram o filho assustado. “Confesso que fiquei com medo de trazê-las a público”, afirma ele.

MINHA VIDA COM PABLO ESCOBAR 



Conheça neste livro detalhes nunca antes revelados da vida de um dos maiores criminosos de todos os tempos... Jhon Jairo Velásquez, também conhecido como Popeye, foi líder dos sicários de um dos maiores e mais enigmáticos narcotraficantes da história: Pablo Escobar. Depois de 23 anos preso, Popeye foi libertado e neste livro conta sua trajetória na vida criminosa, bem como pormenores de suas maiores ações e do sistema que compõe o intrincado ramo do tráfico. Ele iniciou sua carreira criminosa aos 14 anos, servindo como apoio para bandos de matadores e, surpreendentemente, entrou para a Polícia Nacional da Colômbia e para a Escola de Grumetes da Marinha Colombiana. Contudo, abandonou as duas instituições e foi recrutado para o famoso Cartel de Medellín de Pablo Escobar, sendo este o seu ponto de partida para ascender a uma vida violenta e impiedosa. Nesta autobiografia, Popeye detalha inúmeras ações criminosas, dentre as quais há sequestro e assassinato de políticos, inclusive o de um candidato à presidência da República da Colômbia; a detonação de uma bomba dentro de um avião em pleno voo; duas rebeliões dentro da prisão – na qual recrutou um contingente de mais de oitocentos homens e um arsenal imensurável de armas –; além de ter confessado ser o responsável – direta ou indiretamente – por mais de 3 mil mortes. Agora em liberdade, e depois de ter encarado múltiplas tentativas de assassinato, tortura, rebelião e extradições, Popeye alcança uma mudança espiritual e psicológica e inicia uma nova vida com a liberdade que enfim obteve.Pablo Escobar e o Narcotráfico
Tecnologia do Blogger.